0

Se você está na faixa dos 30 com certeza em algum momento de sua vida se deparou com o clássico “Karatê Kid“. Seja na sessão da tarde da Globo, ou até mesmo nos cinemas. Afinal, o longa oitentista, assim como outras produções, marcaram o mundo do cinema e da cultura pop em geral.

Como se esquecer do jovem, bonito e gentil Daniel Larusso. Do forte, impetuoso e encrenqueiro Johnny Lawrence. Ou do bom e habilidoso mestre em Karatê, o senhor Miyagi? Ou não remeter a sua lembrança afetiva ao filme ao escutar a música: “Glory of Love”, de Peter Cetera, que é o tema da produção?

Impossível, pois tais personagens, arrisco a dizer, são tão icônicos para uma geração, como por exemplo, o Darth Vader é para muitas e Harry Potter é para a atual.

CONHECENDO “COBRA KAI”
Crítica Cobra Kai

Crítica Cobra Kai 1&2: Produção acerta na nostalgia e ação.

Em 2018, o produtor Robert Mark Kamen, teve a brilhante mas arriscada ideia de fazer uma continuação para o clássico Karatê Kid. Na empreitada, ele contou com a coragem do Youtube, que logo de cara, em uma de suas primeiras produções originais, apostou em fazer uma sequência de uma obra com milhares de fãs espalhados pelo mundo. Isso poderia acabar dando muito errado. O que não foi o caso.

Rapidamente, após a sua estreia, a produção caiu nas graças dos fãs e acabou conquistando uma nova geração de público. A série foi em seu primeiro ano, extremamente elogiada pela crítica especializada norte-americana, tendo obtido impressionantes 100% de aprovação no site avaliador Rotten Tomatoes, o que fez de “Cobra Kai”, um sucesso absoluto.

LEIA TAMBÉM | INJUSTICE: DC ESTÁ PRODUZINDO MAIS UMA HQ DA SAGA E CONTARÁ COM U INESPERADO CROSSOVER

Sua segunda temporada não ficou muito atrás, tendo recebido 88% de aprovação pelo mesmo site avaliador. Contudo, o sucesso despertou o interesse de uma marca gigantesca do mundo do Streaming. A Netflix investiu em sua compra com uma proposta irrecusável ao Youtube em 2019, tendo adquirido não somente os direitos de exibição, como também os de produção.

“Cobra Kai”, chegou à Netflix durante o último final de semana do mês de Agosto deste ano. E, praticamente desde sua estreia, a produção se manteve entre o Top 10 das produções mais vistas do serviço de Streaming. 

O ENREDO DA SÉRIE
crítica Cobra Kai

Crítica Cobra Kai 1&2: Produção acerta na nostalgia e ação.

A história de “Cobra Kai” começa mais de 30 anos depois dos eventos ocorridos nos dois filmes da franquia “Karatê Kid”.

Após a morte de seu mestre, o velho e bondoso Senhor Miyagi, Daniel Larusso (Daniel San), se tornou um bem sucedido homem de negócios. Com uma grande empresa de concessionária de carros com filiais espalhadas por toda a cidade. Dani, atualmente, vive com a sua linda mulher e seu casal de filhos em uma confortável mansão.

Já, o seu antigo rival de adolescência, Johnny Lawrence, não teve tanta sorte assim. Após perder a final do campeonato regional de Karatê para Larusso, ele perde a confiança em si mesmo. Com isso, mais de 30 anos depois, Johnny é um homem ressentido com a vida. Separado da mulher com quem se casou, com o filho o desprezando e trabalhando em um emprego que claramente odeia, ele guardou por todos esses anos o seus ressentimentos para com Daniel, culpando o rival pelos fracassos em sua vida.

Sua vida começa a mudar quando uma nova vizinha, com seu filho adolescente, se mudam para o condomínio no qual ele vive. O jovem garoto chamado Miguel, por ironia do destino ou não, se parece muito mais com Dani do que com o próprio Johnny, quando criança. Miguel, que junto com sua mãe teve que fugir de sua antiga cidade por causa das atividades ilícitas de seu pai, passa ver em Johnny uma figura paterna que ele nunca teve.

cobra kai

Crítica Cobra Kai 1&2: Produção acerta na nostalgia e ação.

LEIA TAMBÉM | REVIEW HIS DARK MATERIALS 01X01

E o próprio, mesmo inicialmente, a contra gosto, passa a ter com o menino o tipo de relação que gostaria de ter com o seu próprio filho. Quando o menino enfrenta problemas com um grupo de garotos que estão lhe fazendo bullyng, Johnny sai em sua defesa, mostrando todas as suas exímias habilidades de Karatê.

Impressionado com as habilidades de luta do seu novo amigo, Miguel pede que Johnny o treine. Inicialmente contrário a ideia, Johnny não consegue mais suportar o sucesso de Dani, e entendendo que a única coisa que ele realmente fez bem na vida foi lutar, ele acaba aceitando. No entanto, para isso, ele reabre o seu antigo dojô de Karatê, o “Cobra Kai”.

Ao ver o Dojô ser reaberto na cidade, lembranças traumáticas do seu passado passam a perturbar a vida de Dani e a antiga rivalidade entre ele e Johnny volta a surgir, ainda mais forte do que nunca. O que os leva a gerarem eventos que acabam, mais uma vez, os colocando em rota de colisão.

O ELENCO

Crítica Cobra Kai 1&2: Produção acerta na nostalgia e ação.

Praticamente um dos pontos fortes da produção é, sem sombra de dúvida o seu elenco. Apesar de introduzir na sequência novos rostos, tais como, o dos atores Xolo Maridueña (Miguel), Mary Mouser (Samantha Larusso), Tanner Buchanan ( Robby Keene) e Peyton Roi List (Tory), a série acerta em cheio ao trazer como os principais protagonista, os mesmo atores da clássica franquia cinematográfica dos anos 80.

Até mesmo, o velho e bondoso Senhor Miyagi, (interpretado pelo ator nipo-americano Pat Morita na saga Karate Kid), retorna para a série sequencial. Muito embora a sua participação na produção seja feita por meio de referências ou flashbacks. Utilizando-se de cenas dos filmes, já que Morita faleceu em 2005.

O VEREDITO

Crítica Cobra Kai 1&2: Produção acerta na nostalgia e ação.

LEIA TAMBÉM | ASSISTIMOS! E AÍ?: CONFIRA AS CRÍTICAS DAS SÉRIES DO MOMENTO

Em suma, “Cobra Kai”, se utiliza de todos os elementos consagrados da obra original, por meio de flashbacks, referências e easter eggs, que fazem qualquer fã da franquia dar “pulinhos” de alegria no sofá.

Com uma trama simples que, por muitos momentos, parece até ser a mesma da obra cinematográfica e com personagens muito reais e humanos, “Cobra Kai” é um verdadeiro tributo à “Karatê Kid”, a Morite e ao senhor Miyagi. Contudo, ela pega os fãs da clássica franquia pelo saudosismo e a nova geração por suas espetaculares cenas de luta e por sua história envolvente.

A série, portanto é, uma verdadeira obra de arte para toda a família, mas principalmente para os fãs desta eternar e marcante obra que é “Karatê Kid”.

ASSISTIMOS! E AÍ?: COBRA KAI 1&2

9.5

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

FINAL FANTASY: Popular franquia de games se junta ao grupo que ganhará série em live-action

ARTIGO ANTERIOR

TITANS 3: Nova temporada terá Curran Walters como o “Capuz Vermelho”, entre outras novidades

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?