O Disney Plus finalmente chegou ao Brasil e com ele um catálogo repleto de clássicos que não cansamos de ver. Mas há também aqueles títulos que já algum tempinho andavam sumidos dos streamings. Dentre eles “X-Men: A Série Animada”, série que popularizou os mutantes junto ao grande público na década de 90.
Produzida entre 1992 e 1997, a série foi exibida no Brasil nas manhãs da Rede Globo e na saudosa e extinta Fox Kids. Há em desenvolvimento um projeto para dar continuidade às aventuras contadas nesta série clássica. Enquanto o projeto não sai do papel, você confere aqui 13 motivos para assistir a esta icônica animação.
LEIA TAMBÉM | X-MEN: CLÁSSICA ANIMAÇÃO DOS ANOS 90 PODE TER REVIVAL
1 – ENCICLOPÉDIA X-MEN
Se você não conhece muito bem a história dos X-Men, então esta é uma ótima oportunidade para conhecer. A série é dividida em 5 temporadas, totalizando 76 episódios. Tempo suficiente em tela para desenvolver os vários personagens e de quebra contar suas origens. Depois de assistir, você sem dúvidas vai se tornar um expert em X-Men.
2 – MELHOR FORMAÇÃO
Ah, se tem melhor formação dos X-Men, eu desconheço. Professor Xavier, Ciclope, Jean Grey, Wolverine, Tempestade, Vampira, Gambit, Fera e a adolescente Jubileu formam a equipe da adaptação. Só ícones!
3 – A ICÔNICA ABERTURA
Sem dúvidas esta é uma das aberturas mais memoráveis da história das animações. A vinheta apresenta o elenco principal em meio a diversas cenas de ação e ao som do clássico tema dos X-Men.
4 – O AMOR ESTÁ NO AR
Nem só de salvar o mundo vivem os X-Men. De vez em quando, eles têm um tempinho para amar. Têm os romances de Vampira e Gambit e até triângulos amorosos (Ciclope/Jean/Wolverine).
5 – MUTANTES DIVERSOS
Uma das maiores qualidades da série é explorar a fundo o universo X-Men. Mística, Noturno, Emma Frost, Juggernaut, Psylocke, Os Morlocks, Tropa Alfa e Colossus são apenas alguns dos personagens que fazem participações especiais na trama. Tem espaço para todos brilharem.
6 – CONTINUIDADE
Com arcos bem estruturados, a série aposta na continuidade. Nada de apressar as coisas em um único episódio. Assim como em séries live-action, a animação desenvolve seus enredos em histórias que se iniciam em um episódio e se encerram em outro. Inclusive, alguns easter eggs são jogados em determinados episódios e explorados somente em episódios futuros.
7 – FATOR NOSTALGIA
Quem não gosta de relembrar a infância? As crianças dos anos 90 cresceram assistindo os X-Men antes do almoço. Portanto, sem dúvidas a série irá mexer com sua memória afetiva.
8 – MUTANTES ADULTOS
Tá certo que muita gente ama “X-Men: Evolution”, mas convenhamos que os X-Men são muito mais legais em suas versões adultas. Tem o Wolverine em sua versão brutal e sarcástica e Vampira poderosa e empoderada.
9 – VERSÃO BRASILEIRA HERBERT RICHARDS
Que a dublagem brasileira é uma das melhores, se não a melhor, não há dúvidas. São tantas vozes icônicas que é até difícil eleger a favorita. No entanto, vozes como as do Wolverine, Jean Grey, Tempestade e Magneto são tão marcantes que os seus dubladores acabaram dublando seus respectivos personagens no cinema.
10 – VILÕES
Se no cinema o vilão Magneto foi explorado à exaustão, no entanto, na série animada pudemos conhecer uma legião de icônicos vilões dos mutantes. Apocalipse, Senhor Sinistro, Ômega Vermelho e o hilário/bizarro Mojo são alguns dos vilões que fizeram participações memoráveis na série, por exemplo.
11 – ENREDO MADURO
Os X-Men são como a minoria do mundo real. Questões como preconceito e auto aceitação sempre foram tratadas em suas histórias em quadrinhos, no entanto, esses assuntos foram transportadas com excelência para a animação. Com um enredo maduro, a série consegue prender a atenção tanto de adultos quanto de crianças.
12 – ANIMAÇÃO 2D
Hoje em dia são raros os desenhos em formato tradicional 2D. O mundo evoluiu, não é mesmo? Mas eu confesso que ainda sou amante à moda antiga e amo animações 2D. Essa aqui é uma das mais modernas de sua época.
13 – SAGAS FAMOSAS
Se uma coisa que “X-Men: A Série Animada” fez bem, foi adaptar sagas famosas dos quadrinhos. Portanto, “Dias de um futuro esquecido”, “A Saga da Fênix Negra”, “A Queda dos Mutantes” e “A Era do Apocalipse” estão entre as sagas adaptadas.
LEIA TAMBÉM | MOTIVOS PARA ASSISTIR DARK
Em suma, depois de todos estes motivos você já não tem mais desculpa para não correr para frente da TV e maratonar “X-Men: A Série Animada”. Por enquanto, apenas a 1ª está disponível no catálogo do Disney Plus, mas o streaming promete liberar as demais temporadas nas próximas semanas. Vale muito a pena conferir!