Doom Patrol 1×08 foi ao ar na última sexta-feira (23), pela HBO, sendo o penúltimo episódio da segunda temporada.
LEIA TAMBÉM | DOOM PATROL – REVIEW 1X07
Intitulado de: ‘Dad Patrol’, o capítulo traz um questionamento moral sobre Niles. Com isso, vemos o personagem ter que escolher entre manter a sua filha a salvo, ou salvar o mundo da sua eminente destruição, pela entidade denominada de: Candlemaker.
Sem mais delongas, vamos ao review deste episódio de: ‘Patrulha do Destino’.
1 – SOBRE O EPISÓDIO
Como dito anteriormente, neste penúltimo episódio, Niles precisa escolher entre entregar sua filha a uma sociedade secreta, que pretende assassina-la, ou protegê-la e causar o apocalipse.
Ao final do episódio anterior, o Chefe descobre uma terrível verdade sobre sua filha. A própria mãe da menina, quando veio ao mundo, a transformou em um receptáculo. Portanto, ela está propensa a receber o vilão Candlemaker, um perigoso demônio indígena que tem o poder de causar o apocalipse para a humanidade.
Além disso, vale lembrar que tal desastre aconteceria quando Dorothy atingi-se sua fase adulta. Ou seja, a partir do momento em que ela tiver a sua primeira menstruação se tornando mulher, e assim liberando o demônio no mundo, independentemente de sua vontade.
Neste capítulo, a trama é divida em quatro núcleos centrais, em que cada um deles é composto por pelo menos dois dos personagens principais.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS LOVECRAFT COUNTRY
O primeiro deste grupo é composto por Cliff e a sua filha, Mary. Ao final do sétimo episódio, vimos que a filha do Robotman apareceu na mansão DOOM, após receber um inesperado convite de Niles. Dessa forma, ela e o pai tem uma reaproximação emocionante e o nosso herói finalmente parece ter ganhado a chance que sempre quis de poder se redimir com a filha.
Por outro lado, após descobrirmos sobre o passado de Kate e alguns dos abusos que ela sofreu nas mãos de seu pai biológico, vemos Jane desconfiada. Dessa forma, a personagem suspeita de que algo de errado está acontecendo no Underground, onde três personalidades de Kate simplesmente desapareceram.
Desconfiada de Miranda, após Kate demonstrar interesse em recuperar um brinquedo seu perdido durante a sua infância, Jane parte em uma jornada para ajudar a menina. Assim sendo, ela acaba escolhendo Larry (o Homem-Negativo), que ainda insiste em se martirizar pelos erros que cometeu no passado como pai.
Em seguida, eles se dirigem a fazenda onde Kate/Jane cresceu, e onde ela vivenciou as suas experiências de vida mais traumáticas. Com isso, mais fatos sobre o passado da menina e da personalidade conhecida como Miranda nos são revelados.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS STARGIRL
No entanto, quando Jane finalmente decide por confiar em Miranda, um dos Plot twist mais inesperados ocorre, quando Miranda trai Jane. Portanto, é revelado que ela vem matando pouco a pouco as múltiplas personalidades de Kate. Dessa forma, Crazy Jane pode acabar sendo mais uma de suas vítimas.
Enquanto isso, Victor Stone está preocupado com o misterioso desaparecimento de sua “namorada”, Scarlett Taylor. Rita procura o amigo para se gabar de seu ato heroico, visto ao final do episódio anterior, que acabou sendo reportado no jornal local.
No entanto, a notícia sobre um misterioso assassinato de um ex-agente do governo, leva Ciborgue a desconfiar do envolvimento de sua amada no fato. Então, ele e Rita partem para investigar o crime. Porém, tal investigação colocará o herói em rota de colisão com a sua amada.
Por fim, mas não menos importante, no último núcleo deste episódio, vemos Niles e Dorothy em uma “Road Trip”. Com o intuito de aproveitar o seu ultimo dia ao lado da filha, o chefe decide passa-lo com a menina, dando a ela a liberdade de escolher o que quer fazer.
Nesse meio tempo, a garota acaba descobrindo os mistérios do florescer do corpo feminino, quando a sua primeira menstruação acontece. No entanto, tal experiência, que já é por si só intensa, se transforma em uma verdadeira história de terror.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS DOOM PATROL
Isto pois, atingir a idade adulta e se tornar mulher, significa para ela não ter mais controle sobre a entidade demoníaca que a habita, o Candlermaker.
Enquanto Dorothy tenta se manter criança por pelo menos mais um dia, o monstro começa a se libertar do seu cativeiro trazendo morte e destruição por onde a menina passa.
Envolto em seu dilema moral entre salvar a humanidade ou a vida de sua filha, Niles começa também a ter que lidar com as consequências de sua mortalidade. Dessa forma, acaba perdendo a oportunidade de impedir que o Candlemaker se liberte de suas ‘amarras’.
2 – PALAVRA FINAL
Em suma, o penúltimo de Doom Patrol, foi bem intenso, cheio de reviravoltas e momentos tensos, que nos revelam que um vilão, ou mais de um, bem mais maligno que Ms.Nobody está chegando.
No geral, me surpreendi com a trama envolvendo Miranda e Jane. E, embora a libertação de Candlemaker já fosse uma tragédia anunciada, assim como a trama entre Victor e Scarlett, gostei muito da forma que ocorreu.
O ultimo episódio de ‘Patrulha Do Destino’, vai ao ar nesta sexta (30), véspera de Halloween, pela HBO, e promete nos surpreender solucionando os dilemas desta temporada.
Mas, em meio há tantos mistérios sem solução, na season finale, algo já parece certo: teremos grandes surpresas.
Ansiosos?