13 Reasons Why estreia hoje, 05 de junho de 2020, na Netflix, a sua quarta e última temporada. A série conta com altos e baixos (mais baixos que altos) ao longo de seus quatro anos.
Por conta disso, nesse post, com todos os trocadilhos possíveis, irei te apresentar os nossos “13 porquês” para você que ainda não acompanha a série. Ou até mesmo, para você que a abandonou no meio do caminho. Afinal, por mais que uma série tenha se perdido, é sempre bom assistir o seu desfecho.
FITA 1 – A TEMPORADA INICIAL DE 13 REASONS WHY
É provável que você já tenha ouvido, mas é sempre bom reforçar. A temporada 1 de 13 Reasons Why é maravilhosa, e por isso é a melhor. No ano inicial tínhamos a história original que faz jus ao título, e, ainda tínhamos a nossa grande protagonista Hannah Baker.
FITA 2 – UMA GRANDE LIÇÃO SOBRE HUMANIDADE E EMPATIA
A quantidade de ensinamentos que o espectador consegue adquirir ao longo da série é enorme. A exemplo de séries como “Grey´s Anatomy”, 13 Reasons Why impressiona com a capacidade de tocar profundamente seu público.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS – LÚCIFER
Com isso, a cada novo motivo apresentado para o suicídio da protagonista, o espectador se enxerga. A maioria das ações narradas em fita, parecem simples, pequenas. Porém, a série deixa claro o tamanho dos danos que essas ações, aparentemente pequenas, podem causar a alguém como Hannah.
Dessa forma, ao menos para este que vos fala, a série possui o poder de causar uma reflexão sobre nossas atitudes para com os outros. Fica fácil de entender o conceito de empatia ao assistir o show.
FITA 3 – UM ELENCO MUITO BELO
Esse motivo pode parecer um tanto superficial, mas precisava estar nessa lista. Afinal, ainda temos um público que escolhe ver uma série pela beleza de seu elenco.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS – DINASTY
Se você faz parte desse time de espectadores, ou se apenas acha que a o fator “beleza” contribui para o nível de atração de uma série, fique sossegado. 13 Reasons Why conta com um elenco de beleza diversificada, para todos os gostos. De galãs bombados à nerds, de garota padrão a meninas de beleza mais comum. Temos de tudo!
FITA 4 – TRILHA SONORA IMPECÁVEL
O caro leitor que já acompanha meus posts sabe o quanto prezo por esse requisito. Por isso, sim, uma boa série precisa de uma boa trilha sonora. E, nesse quesito 13 Reasons Why não decepciona nem um pouco.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS – ELITE
Misturando nomes da música pop, indie e rock, a trilha sonora se faz marcante. Sem dúvida alguma, a série sempre será associada a já clássica canção “The Night We Met”, que embala os momentos mais importantes da série. A música virou uma espécie de hino da série.
FITA 5 – MULHERES FORTES
Em tempos em que as mulheres se apresentam como protagonistas de suas vidas, e finalmente parecem derrotar as amarras do patriarcado, a série apresenta mulheres fortes.
Jéssica, a senhora Baker e a própria Hannah representam a força feminina ao terem que lidar com situações horríveis como estrupo, perdas e opressões. Diante de um grupo de personagens masculinos tão tóxicos, elas se sobressaem como as verdadeiras heroínas.
FITA 6 – A ESPERANÇA EM RELAÇÃO AOS BOYS
Apesar de ser carregada de personagens masculinos que são verdadeiras caçambas de lixo (sim, falo de você Bryce, você Justin, você Zach), 13 Reasons Why consegue apresentar uma pitada de esperança em relação aos homens.
LEIA TAMBÉM | BATALHA GIRL POWER – FILMES X SÉRIES
Sim, falo de Clay Jensen. O garoto é um verdadeiro príncipe. Apesar de não ser o típico galã, o rapaz apresenta qualidades que tanto faltam na parcela masculina. Infelizmente, ser tão certinho como Clay, parece não ser um atrativo certeiro.
FITA 7 – KATHERINE LANGFORD
Apesar de participar apenas das duas temporadas inicias, Katherine Langford brilha muito com sua Hannah. A personagem consegue emocionar, e faz com que o público, apesar de saber que ela está morta, torça por um possível retorno.
FITA 8 – DYLAN MINNETTE
E, se falamos de Katherine, precisamos falar de Dylan. O ator teve seu personagem alçado ao posto de protagonista solo após a saída de Katherine, e não decepcionou.
Apesar de interpretar um tipo certinho, que tem todos os motivos para ser odiado pelo público, Minnette apresenta carisma de sobra, para que ocorra o contrário. Dessa forma, o público ama o seu Clay.
FITA 9 – UM CASAL AMADO E CONDENADO
Se você é daqueles que shippou muito Clay e Hannah, e também sofreu por já saber que o casal não teria um futuro, saiba que você não está sozinho.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – CONTROL Z
O casal é uma verdadeira unanimidade entre os fãs. Porém, desde o início sabemos de sua triste resolução. É angustiante shippar um casal já sabendo que este não tem um futuro.
FITA 10 – SUSPENSE
Apesar de 13 Reasons Why ter perdido um pouco da capacidade de nos instigar com seus mistérios, não podemos negar que já tivemos bons plots de suspense.
Afinal, quem nunca ficou ansioso para saber a razão de Clay estar nas fitas. Ou ainda, o que aconteceria a Bryce. Por fim, ainda saber quem assassinou o vilão. Essas perguntas dominaram os pensamentos do público por um bom tempo.
FITA 11 – QUESTÕES SOCIAIS QUE PRECISAM SER DISCUTIDAS
13 Reasons Why sempre será lembrada pela coragem e pela forma com que abordou temas importantes como estupro, suicídio, homofobia, machismo, cumplicidade masculina e diversos outros temas.
LEIA TAMBÉM | LÚCIFER – O QUE ESPERAR DA TEMPORADA FINAL
A crueza com que a série apresenta essas discussões gerou inúmeros debates. Devido o seu potencial em se tornar o chamado “gatilho”. Porém, venho defender a série nesse quesito. Afinal, o show não conseguiria tocar-nos tão profundamente, caso não fosse a coragem em trazer uma abordagem tão profunda.
FITA 12 – ADOLESCENTES COMO ADOLESCENTES
Outra característica advinda dessa crueza da direção e do roteiro é a verossimilhança com que se retrata o jovem. Diferente de outras séries teens, 13 Reasons Why não apresenta adolescentes superficiais tendo que lidar com problemas, que nem de longe são reais.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS – SEGUNDA CHAMADA
Pelo contrário, a série opta por representar o adolescente real, com problemas reais, como aceitação, depressão, uso de drogas, traumas e dificuldades familiares. Talvez seja por essa possibilidade de identificação com seu público, que a série tenha se tornado um fenômeno tão rapidamente
FITA 13 – LÁGRIMAS E MAIS LÁGRIMAS, INCLUSIVE NA 4 TEMPORADA
A última temporada nem precisou ser lançada para sabermos que precisaremos de lencinhos. Emotiva do início ao fim, 13 Reasons Why é daquelas séries para quem ama se emocionar.
Além das lágrimas ao longo das três primeiras temporadas, o trailer de Thirteen Reasons Why 4 promete muita emoção. No pequeno teaser, os atores leem juntos o roteiro e se emocionam. Portanto, temos uma promessa de que algo muito tocante está sendo guardado para esse final.
É isso, esses foram os 13 porquês para você assistir “Thirteen Reasons Why”.
E aí? Te convenci? Caso tenha batido aquela vontade de começar a ver, ou ainda, voltar a assistir a série, saiba que Thirteen Reasons Why está com suas 4 temporadas disponíveis pelo serviço de streaming da Netflix, a partir da madrugada de 05 de Junho de 2020. Em suma, não perca Thirteen Reasons Why 4.