Shameless é uma excelente tragicomédia americana, que já conta com 10 temporadas e parte para seu ano final. Entre altos e baixos, os Gallaghers conseguiram fidelizar um grande público que ri e vai às lágrimas em proporções semelhantes a cada episódio.
No entanto, apesar de ser um sucesso de crítica e público nos EUA e em outros países, o show ainda não é tão conhecido no Brasil. Por isso, especialmente para você que não conhece essa pérola da TV americana, listamos aqui 13 grandes motivos para que você conheça, o quanto antes, os carismáticos Gallaghers.
1 A PECULIARIDADE DO GENE GALLAGHER
A história se centra em uma família disfuncional, formada por um pai alcoólatra, uma mãe bipolar e seis filhos abandonados a própria sorte. Com isso, é de se esperar que essas crianças sejam um tanto problemáticas. Porém, para os Gallaghers o termo ‘problemático’ é um tanto… insuficiente.
Seja por conta do ambiente de criação, ausência dos pais, ou simplesmente pela condição genética, todos os membros da família são controversos, e propensos a serem amados e odiados na mesma medida. Seja por seus desvios de caráter, ou por seu carisma e humanidade.
LEIA TAMBÉM | REVIEW BATWOMAN 1X18
Além disso, todos parecem ser arrastados por um destino trágico, que sempre os leva ao fundo do poço. Ou seja, essa é daquelas séries que você torce imensamente para que os personagens evoluam, consigam crescer e ficar bem, mas sempre há algo para derruba-los.
2 É COMÉDIA…
A princípio, mesmo com toda carga trágica e dramática que carrega, Shameless é sobre risos. Não! Não é do tipo sitcom, ou daquelas séries com humor forçado. A série possui um humor espontâneo, cotidiano, rotineiro. Dessa forma, não há nem um personagem palhaço, ou com tendências ao stand up. Porém, as situações vividas pelos personagens são propensas a risos. Um riso interno, contínuo e de alivio em meio ao furacão de tragédias que rondam essa família.
3 MAS TAMBÉM É DRAMA
Me considero um apreciador do cômico, mas um apaixonado por drama. E, em drama Shameless não falha. Os personagens estão sempre imersos em uma teia de sofrimentos, intrigas e desilusões. Ora juntos, ora sozinhos, mas sempre precisando voltar aos caos que é ser parte da família.
Dessa forma, ser um Gallagher já é drama suficiente. Ao longo das temporadas, os personagens sofrem, sofrem mais e sofrem mais um pouco. Sempre amparados pela ótima atuação do elenco. Todo o elenco consegue entregar cenas emotivas e devastadoras, que te obrigam a sofrer junto. Porém, se formos dar destaque a alguma atuação, podemos citar Emmy Rossum, Cameron Monaghan e Noel Fisher.
4 E, AINDA É SURREAL
Uma das características principais de Shameless é o uso do “absurdo”. Desde o início você entende que aquelas pessoas não são nada comuns, e, que por isso tendem a cometer ações surreais. Porém, você entende que aquilo para eles é normal. Eu chamaria de normal, na visão Gallagher. Assassinato, morte forjada, roubo, compartilhamento de parceiros sexuais, uso conjunto do banheiro. Enfim, tudo isso está dentro do padrão de normalidade Gallagher.
5 EMMY ROSSUM, a fiona
Dividindo o protagonismo com o insuportável pai, Frank Gallagher, é Fiona quem mais brilha no show. Muito desse sucesso se deve à escolha de Emmy Rossum para o papel da irmã mais velha, que cuida de todos. A atriz demonstra um talento excepcional em todas as temporadas, seu potencial dramático é constantemente testado, pelo fato de que a personagem é a que mais sofre.
LEIA TAMBÉM |DARK – CRÍTICA 3 TEMPORADA
Muito difícil não se emocionar com cenas como a que, Fiona escolhe continuar cuidando dos irmãos, ao invés de seguir sua própria vida, ainda na primeira temporada. Ou ainda o primoroso momento em que ela luta no tribunal para ter a guarda dos irmãos. Sem dúvidas, Fiona é o que a de melhor em Shameless.
6 GALLAVICH
Preciso dizer que Shameless não é uma trama que preza pelo romance. Pelo menos, não aquele romance épico, cheio de idas e voltas, que perpetua por todas as temporadas de uma série. Não há espaço para isso em uma série tão verossímil. Em Shameless, como na vida, os casais são desfeitos, somos traídos e traímos também. Na vida, vamos além do “final feliz”, e a série retrata muito bem isso.
No entanto, há um casal em especial, que mexe com os ânimos dos espectadores. Não por acaso, é o casal mais problemático do show. Ian e Mickey. Os roteiristas deram um tom agressivo, abusivo e conflitante ao relacionamento dos dois. Porém, ao longo das temporadas, ambos demonstram um amor forte, que cresce, que dá coragem e que resiste ao tempo e às ciladas do roteiro. Apesar de nem sempre estarem juntos, ou presentes na série, Ian e Mickey sempre dão um jeito de voltarem um para o outro, como um sábio colega disse: “eles são Ross e Rachel desse rolê”.
7 ABERTURA
Outra sacada genial da série é abertura. Imagina um único banheiro, utilizado por todos da casa, inclusive por vizinhos em situações constrangedoras, mas rotineiras. Nada mais perfeito para ilustrar a realidade Gallagher. Ao som de “The High Strung – The Luck You Got”, todo o elenco regular da série usa o tal banheiro, seja para o uso mais comum, ou para sexo, masturbação ou apenas para tirar um cochilo.
8 NUDEZ
Se estamos falando de uma série que preza por espelhar uma realidade nua e crua, com o perdão do trocadinho, obviamente teremos muita nudez. Afinal, o que é mais real e natural que um corpo nu? Nesse quesito Shameless esbanja ousadia desde o seu episódio piloto, em que já tivemos nudez frontal masculina. A questão, é que na maior parte das vezes, essa nudez é justificável, nada está ali gratuitamente, ou de maneira desnecessária.
Isso, inclusive se estende às cenas de sexo gay. Inicialmente há todo um cuidado na execução das cenas de sexo envolvendo o personagem Ian, creio eu que pelo fato do ator iniciar a série ainda muito jovem. Porém, ao longo do seriado, as cenas de sexo entre Ian e seus parceiros, são executadas com a mesma intensidade que as cenas de qualquer outro casal da série.
9 VERSÃO BRITÂNICA
Shameless é baseada no grande sucesso, de mesmo nome, da TV britânica. A série original durou 11 temporadas, e, coincidentemente, esse também será o tempo de exibição da versão americana. A versão mais atual se diferencia por ter um tom mais realista e menos cômico, além de ser melhor no quesito drama.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA HANNA
Porém, para quem gosta de comparar versões de uma mesma história, é uma boa pedida. Inclusive, eu acompanhei a 1° temporada da versão britânica inteira, mas decidi seguir apenas com a versão americana. Isso deve significar algo.
10 TRILHA SONORA
Outra característica marcante de Shameless US é sua trilha sonora. Escolhida a dedo, conta com sucessos retrô e sons atuais, e alterna entre músicas sentimentais e festivas. Destaque para ótima seleção da 1° temporada, que contou com a música “Littlething” de Jimmy Eat Word, que embalou uma dura decisão de Fiona na season finale 1.
11 O ELENCO INFANTIL
Criar uma série tão longa, sobre uma família, em que todos os membros precisam ter destaque, sejam eles, adultos, adolescentes ou crianças, é um grande desfio. Afinal, em 10 anos todo o elenco acaba mudando, crescendo. Isso, na maioria das produções requer troca de atores.
No entanto, com exceção do pequeno Liam, que é interpretado por atores diferentes, o restante do elenco segue firme. Assistimos o crescimento dos intérpretes de Carl, Debbie e até de Ian. Todos amadurecem ao longo das temporadas, tanto fisicamente, quanto no quesito atuação.
12 KEVIN E VERÔNICA
E quando tudo parece um grande e interminável drama na casa dos Gallaghers, os vizinhos Kev e V, sempre nos oferecem boas risadas. O casal que segue junto desde o início é o maior trunfo de alívio cômico. Se você chora por um lado por Fiona, na próxima cena você já pode sorrir da bagunça que é o casamento dos dois. Sem dúvidas, um dos melhores acertos da trama.
13 RENOVADA PARA O ÚLTIMO ANO
No ar há 10 anos, se mantendo a maior audiência do canal americano Showtime, Shameless decide encerrar sua história na próxima temporada, com 11 temporadas ao todo. No entanto, a nova e última temporada ainda não tem data de retorno, o que significa que você tem muito tempo para maratonar as 10 temporadas já disponíveis.
Enfim, Shameless conta com temporadas curtas de 12 episódios cada. Sem dúvidas, uma ótima indicação.