Com a proximidade do final da temporada, a trama de “Batwoman” vai nos apresentando detalhes que, com toda a certeza, serão fundamentais para a conclusão dessa atual temporada. Por este motivo, continuamos com os nossos reviews semanais duplo da série. No de hoje, falaremos sobre Batwoman 1×16 e 1×17. Sem mais delongas, vamos ao Review.
LEIA TAMBÉM | ANTERIORMENTE EM BATWOMAN 1X14 E 1X15
BATWOMAN 01X16: “Through the Looking Glass” – NOTA 8.0
CUIDADO… CONTÉM SPOILER DOS EPISÓDIOS!!!
Intitulado de “Through the Looking Glass“, o episódio nos mostra que Kate está atormentada por ter quebrado o seu código de conduta moral e ter assassinado Cartwright com as suas próprias mãos. Contudo, ela começa a questionar os seus instintos e sua semelhança com Alice. Enquanto isso, Luke recebe notícias perturbadoras que podem deixa-lo fora do seu juízo perfeito. Já Alice, procura a irmã para pedir a sua ajuda em uma tarefa especial.
Batwoman 1×16 foca praticamente no remorso de Kate, por ter tirado a vida de uma pessoa. Ela sente que não é mais digna de usar o uniforme da heroína. Jacob continua as suas investigações sobre os fatos ocultos da morte de Lúcio Fox. Para isso ele conta com a ajuda de Sophie e Julia Pennyworth, ex-namorada de Kate, que retorna a trama da série após uma breve aparição no início da temporada.
Luke descobre que o suposto assassino de seu pai poderá ser solto e comparece a sua audiência acompanhado por Mary, que mesmo contra a sua vontade, vai ao julgamento para apoiar o amigo. Quando o suposto assassino é posto em liberdade, ele o confronta querendo saber o porque dele ter tirado a vida de seu pai. No entanto, o homem diz ser inocente e enquanto conversava com Luke é mortalmente baleado.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS CRISE NAS INFINITAS TERRAS
Nesse meio tempo, Alice que presenciou todo o ocorrido com Cartwright, ajuda Jacob a esconder o corpo do vilão, aproveitando para torturar Kate, dizendo que ambas são iguais. Alice revela a irmã que tudo que aconteceu com Cartwright foi planejado por ela para que Kate visse que ela não é melhor do que ela e assim abandonasse a sua “carreira” de super-heroína e se junta-se a ela.
Depois de uma breve briga entre as irmãs, Alice faz um acordo com Kate. Ela promete que se ela ajuda-la a tirar Mouse de Arkham, ela e o “irmão” iriam embora de Gotham para sempre. Inicialmente relutante, Kate acaba topando, mas com uma condição. Alice não pode tirar a vida de ninguém durante a invasão delas ao hospício.
No entanto, tudo não passou de um plano orquestrado por Jacab e Kate e quando as duas finalmente conseguem achar Mouse, Kate tranca Alice no mesmo quarto de segurança máxima, deixando os dois trancafiados em Arkham.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE HIS DARK MATERIALS
No geral, “Batwoman 1×16” foi um episódio morno, mas interessante, pois explorou o lado psicológico da heroína, que está sofrendo por ter tirado a vida de um homem. Por mais que este homem em questão tenha sido responsável por lhe causar tanta dor.
O episódio em questão também foi importante para mostrar o alívio de Alice com a morte de Cartwright, responsável por destruir sua vida de todas as formas possíveis. Além de mostrar que, mesmo em toda a sua sádica loucura ela ainda vê Kate como a sua querida e amada irmã, mas a reciproca não é mais verdadeira.
BATWONAN 1X17: “A Narrow Escape” – nota 8.5
Intitulado de “A Narrow Escape“, Batwoman 1×17 nos apresenta as consequências psicológicas da morte de Cartwright em Kate. Nele, após ter atuado como Batwoman e agredido dois bandidos de Gotham quase os matando, Kate percebe que ainda não esta nada bem consigo mesma, decidindo então por abandonar o manto da heroína. No entanto, o seu isolamento auto-imposto dura pouquíssimo tempo.
Uma semana depois, um terrorista sádico ameça a segurança de Gotham, colocando bombas por toda a cidade e causando a destruição de um dos bancos da cidade. Obrigando, assim, Kate a sair do seu isolamento. Entretanto, ela se recusa a usar o uniforme de Batwoman e tenta resolver as coisas como uma civil. Contudo, o seu plano acaba não saindo como o esperado e pessoas próximas a ela acabam ficando em perigo.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS DA QUARTA TEMPORADA DE RIVERDALE
Enquanto isso, Mary resolve admitir para Kate que ela sabe o seu segredo, afirmando que tanto Kate quanto Batwoman a inspirara a ajudar as pessoas. Após o discurso de sua irmã, Kate consegue voltar a usar o uniforme da heroína, embora que ainda se sinta indigna dele.
Luke, ao descobrir quem é o verdadeiro responsável pela morte de seu pai, decide fazer justiça com as próprias mãos, mas é impedido por Batwoman que confessa a ele que ela tirou a vida de Cartwright com as próprias mãos e que está sofrendo as consequências do seu ato.
Nesse meio tempo, em Arkham, Alice se recusa a aceitar a ficar novamente confinada, só que desta vez em um manicômio. Com ajuda de Mouse ela arquiteta um plano para conseguir fugir do asilo. No entanto, quando o plano da certo, ela e o irmão decidem ficar lá (pelo menos por enquanto), onde podem ser “rei” e “rainha” e formar um novo grupo de seguidores.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS DA SEGUNDA TEMPORADA DE LEGACIES
Ao final de Batwoman 1×17, Kate revela para Luke que não contou a ele sobre Cartwright, por medo de sua reação, pois achava que ele a via como sinônimo de qualidade e honestidade moral e que ela não é. Então, seu melhor amigo, afirma que ela é sim e revela qual foi o motivo que fez Bruce Wayne abandonar o manto do “Cavaleiro das Trevas” e a cidade de Gotham. Segundo ele, o Coringa não aparece na cidade a mais de 7 anos, porque o Batman tirou a sua vida.
No geral, “Batwoman 1×17” foi melhor do que o seu antecessor. Principalmente por mostrar a redenção da heroína quanto aos seus “pecados” cometidos. E por, finalmente, revelar o que causou o desaparecimento do Bruce Wayne no Arrowverse.
LEIA TAMBÉM | BATWOMAN: JAVICIA LESLIE É ESCOLHIDA COMO A NOVA MULHER-MORCEGO DA DC
Agora faltam apenas mais 3 episódios para o fim da primeira temporada de “Batwoman”. Que surpresas o final ainda nos reserva?
A série esta atualmente em exibição aqui no Brasil, sempre as sextas, ás 22 horas (horário de Brasilia) pelo canal “HBO Brasil”.