Finalmente, após longos meses de espera a segunda temporada de Batwoman já está entre nós. A produção que já vem sendo exibida nos EUA há algumas semanas pela CW, chegou nesta sexta (29) aqui no Brasil.
Todavia, é possível afirmar que, após o conturbado final de sua primeira temporada, que acabou sendo prejudicada pela pandemia do novo Coronavírus e a saída inesperada de Ruby Rose, o novo ano começou com o “pé direito”.
Contudo, os problemas envolvendo a sua produção parecem ter ficado em 2020. E com um abertura de temporada que alcançou bons índices de audiência e ao contrário de todas as expectativas, “Batwoman”, parece que vai “muito bem, obrigado”, sem a sua Kate Kane.
LEIA TAMBÉM | ANTERIORMENTE EM BATWOMAN 1X20
Portanto, sem mais delongas vamos ao nosso Review Batwoman 2×01
O QUE ACONTECEU COM KATE KANE?

Review Batwoman 2×01: Nicole Kang é Mary Hamilton. | Crédito: HBO.
ATENÇÃO!! O TEXTO ASSEGUIR POSSUÍ POSSÍVEIS SPOILERS DO EPISÓDIO!
Intitulado de “What Happened to Kate Kane?”, Batwoman 2×01 gira basicamente em torno do desaparecimento e possível morte de sua antiga protagonista.
Por conseguinte, o capítulo em questão, aborda e amarra com perfeição as pontas soltas deixadas ao final da temporada inaugural. Isto pois, a saída de Kate da trama foi feita de uma forma bastante inteligente e que se casou perfeitamente com a narrativa que será desenvolvida ao longo deste novo ano da produção.
Como vimos ao final da primeira temporada, a única coisa capaz de penetrar as defesas da armadura da heroína é um pedaço de kriptonita. No entanto, como a Alice se encontra sob a posse da pedra, então a nossa heroína decide sair de Gotham e ir à Star City, atrás da Kara (Supergirl) em busca de respostas.
Sendo aí que acontece o seu suposto fim. Isto pois, o avião em que ela supostamente estava explode ao decolar. E é sobre este contexto que a segunda temporada do show se inicia.
SEGREDOS REVELADOS

Review Batwoman 2×01: Rachel Skarsten é Alice. | Crédito: HBO.
Com os seus planos de vingança frustrados devido a inesperada suposta morte de sua irmã, Alice muda a sua linha de ação. A vilão decide por confrontar o seu pai (o comandante Kane) e lhe revelar a chocante verdade sobre Kate. Ou seja, que ela era a Batwoman, quem ele tinha jurado caçar e matar se fosse preciso.
Mas não é só ele que tem que lidar com a verdade dos fatos. Após a morte de Kate, Julia Pennyworth entrega a Sophie uma carta deixada por ela. Onde a sua ex, lhe conta a verdade sobre a sua identidade secreta e sobre os seus sentimentos para com ela.

Review Batwoman 2×01: Meagan Tandy é Sophie Moore. | Crédito: HBO.
Dessa forma, com Kane e Sophie sabendo de toda a verdade sobre Kate, eles mediante o seu desaparecimento, não consegue deixar de se sentirem culpados por isso. E que de alguma forma eles a decepcionaram. O relacionamento entre Sophie e Julia fica balançado.
LEIA TAMBÉM | REVIEWS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE STARGIRL
Contudo, embora não queira admitir nem para si mesma, Alice está sofrendo com a suposta morte de sua irmã. Tendo sido ela a responsável por transformar o vilão Rush no falso Bruce Wayne. Ela o confronta sobre manter a farsa, já que isto não faz mais sentido pelo fato de que a Kate não estar mais entre eles.
No entanto, a coisa que Johhny mais quer na vida é assumir a vida de Bruce Wayne. Tanto como milionário filantrópico tanto quanto o ‘Cavaleiro das Trevas’.
Mas graças a Julia Pennyworth, o vilão é literalmente desmascarado e tem os seus planos frustrados.
O BATMóVEL DO ARROWVERSE

Review Batwoman 2×01: Batmóvel é introduzido ao Arrowverso. | Crédito: HBO.
Um dos momentos mais épicos desse episódio e por que não dizer de toda a série, é a introdução canônica do icônico Batmóvel ao Arroverso.
Contudo, isto ocorre quando o Rush ainda está fingindo se passar por Bruce Wayne. O automóvel é lindo, rápido e cheio de apetrechos. Trata-se de uma das melhores versões deste que é um dos elementos mais clássicos do universo do Batman.
JAVICIA LESLIE – A PROTAGONISTA PERFEITA

Review Batwoman 2×01: Javicia Leslie é Ryan Wilder / Batwoman. | Crédito: HBO.
Por fim, mas nem de longe a menos importante, temos a nova “Batwoman”. A Jovem e “problemática” Ryan Wilder (Javicia Leslie).
Logo de cara somos apresentados a personagem, seu passado, traumas e motivações. Sendo ela uma personagem muito mais complexa e completamente diferente de Kate Kane.
Javicia, é um daqueles casos raros em que o ator parece ter nascido literalmente para interpretar o seu personagem. Isto pois, ao mesmo tempo em que ela traz para Ryan uma força e feracidade, ela consegue ser instigante.
Sua ligação com a Alice promete colocar mocinha e vilã em rota de colisão. Onde Ryan, terá que testar a sua força de vontade para não quebrar o código de honra da “Batfamília”, de não matar.
CONCLUSÃO

Review Batwoman 2×01: Dougray Scott é Jacob Kane. | Crédito: HBO.
Portanto, mesmo o seu episódio piloto não tendo sido perfeito, na concepção da palavra, Batwoman 2×01 foi no mínimo épico. Com elementos trazidos dos quadrinhos do Homem-Morcego e com uma nova protagonista “Badass”, a ausência de Ruby Rose é pouco sentida.
E aí está o principal ponto de acerto da série. Sem poder contar com a sua protagonista original, a série não a descarta. Pois, Kate Kane pode não estar fisicamente presente na produção, mas ela é a engrenagem em que claramente todo esse segundo ano do show vai girar em torno.
Em suma, o legado de Kate é o que vai motivar todos os personagens da trama neste seu novo ano, sejam eles mocinhos ou vilões. O que em Gotham City, nem sempre significa ser coisas distintas.