‘Jivah!’ chegou de fininho na Netflix e segue a jornada de Ntombi (Noxolo Dlamini). Uma jovem sonhadora que teve que desistir de seus sonhos para poder sustentar sua família. Mas tudo muda quando ela vê a oportunidade de participar de um concurso de dança chamado de Jiva Loxion.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – DOM
ENREDO
Primeiramente no início da série somos apresentados ao drama familiar de Ntombi, ela teve que abandonar a dança e sua ida para a faculdade para ajudar sua mãe cadeirante e seu irmão mais novo.
Ntombi está totalmente sem rumo na vida devido a sua rotina repetitiva e extremamente cansativa, até que enquanto estava numa van a caminho do trabalho escuta um anúncio na rádio sobre o concurso Jiva Loxion. Ainda assim ela continua irredutível até sua melhor amiga insistir para que ela faça a inscrição.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – BLOOD AND WATER
A mãe de Ntombi poda tudo o que ela faz ou quer fazer, dizendo que ela tem que trabalhar para poder ajudar em casa e pagar a faculdade de seu irmão, o que por outro lado considero um comportamento um pouco machista.
Porém esse “machismo” pode ser traduzido como favoritismo, pois a mãe tem seu filho como favorito e protegido, e Ntombi tem o seu tio pra protege-la e ajuda-la quando necessário.
DANÇA E TRILHA SONORA
A dança nos remete à primeira vista tudo e muito mais que já ouvimos falar ou vemos sobre a cultura africana.
A trilha sonora é impecável, faz a gente se mexer junto, no entanto o que seria uma série desse porte sem nos fazer balançar o esqueleto? (risos)
Da mesma forma, as cores é outro fato que também é muito importante em ‘Jiva!’, vemos um grande impacto visual e que nos passa uma ótima energia durante as cenas.
VISITA DO PASSADO
Constantemente Ntombi tem vários flashbacks durante os episódios, alguns tem a ver com o seu ex-namorado, que no passado competia junta a ela. Logo depois o pai dela morrer, houveram algumas situações e eles acabaram seguindo caminhos diferentes.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – ELITE 4
Mas quando seu ex retorna a cidade faz com que Ntombi, tenha cada vez mais a ambição pelo prêmio de 1 milhão de randes do concurso e se une com sua amiga, Vuyiswa (Candice Modiselle), para formar um grupo de dança e ir concorrer.
CONCLUSÃO
A princípio achamos que é uma série tipo os filmes da franquia “As Apimentadas”, mas é quase isso só que um toque a mais de drama.
Enfim, ‘Jiva!’ é sobre seguir seus sonhos, se desafiar, sair de sua zona de conforto e fazer o que te faz feliz, pois como diz Ntombi: “só temos uma vida para viver”. Realizar um sonho não é fácil, temos que persistir sempre.
Desde já adianto que a série é composta por apenas 5 episódios, que infelizmente passam tão rápido que quando notamos já vimos tudo.