Aruanas série da Globoplay traz em sua história um grupo de ativistas que procuram lutar contra empresários, que na busca incessante por dinheiro ultrapassam limites. A série estreou em 02 de julho de 2019 na plataforma de streamings e será exibida na tela da Rede Globo a partir do dia 28 de Abril, terça-feira.
Tratando de temas precisamente reais, “Aruanas” consegue passar sua mensagem de forma clara e precisa, muitas vezes cruel, mas necessária. Por essa razão, e por nos encontrarmos em um momento difícil da evolução humana, histórias como essa devem estar em pauta para serem compartilhadas. Todas as protagonistas da história (Tais Araujo, Leandra Leal, Débora Falabella e Thainá Duarte) possuem seu espaço e brilham em seus papéis.
LEIA TAMBÉM: O PIOR CRÍTICO ANALISA “ARUANAS”
Prevendo um julgamento e rotulação de série “militante” e de cunho educativo, Aruanas, traz histórias secundárias empolgantes. Além da temática central, a série traz outras abordagens importantes. Como por exemplo, a prostituição de menores, a violência contra mulheres e as questões familiares sobre guarda compartilhada e traição.
Além do arco central temos temas que são atuais e presentes em nossa sociedade. Temas que muitas das vezes não recebem a importância necessária na grande mídia. A prostituição infantil é um dos, que muitas vezes passa despercebido.
Aruanas do Globoplay vem com a missão de nos mostrar que quando incentivamos o garimpo ilegal, estamos contribuindo para diversos outros crimes. A série mostra isso e de forma clara e sem pudor. Para isso, reforça que por serem pobres e estarem em situações precárias, essas meninas são obrigadas a venderem o corpo para para sobreviver.
LEIA TAMBÉM: BATALHA DE SITCOMS
As personagens de Taís Araujo e Débora Falabella são amigas, trabalham juntas pela mesma causa, mas além disso existe uma questão bem delicada que as ligam, a traição. Verônica (Tais Araujo) tem uma relação com o marido de Natalie (Débora Falabella) e a construção deste conflito é interessante de se ver em cena.
A personagem de Leandra Leal possui um dos conflitos mais tensos da série. Além de lutar por seus ideais, precisa lidar com o filho, que é objeto de disputa judicial entre ela e o ex-marido, que alega que a personagem de Leal, por ser ativista, oferece perigo à criança.
LEIA TAMBÉM: OS 13 PORQUÊS – SEGUNDA CHAMADA
Por fim, a personagem de Thainá Duarte fecha o grupo de protagonistas. A personagem possui uma trama interessante, a questão do relacionamento abusivo. Isso a faz ir embora de sua cidade fugindo de seu parceiro. Dessa forma, conhece Luisa (Leandra Leal), que a ajuda e com o tempo se junta a causa das ativistas.
Outro ponto positivo e importante é a presença de uma atriz com Paralisia Cerebral. Manuela Trigo interpreta Gabriela Alvarez neta do grande vilão da série. Sendo a primeira atriz mirim com Paralisia Cerebral a fazer um trabalho na Rede Globo.
LEIA TAMBÉM: BATALHAS TOP SÉRIES PARTE 1
Luiz Carlos Vasconcelos entrega uma ótima atuação, e seu vilão sem escrúpulos, Miguel Alvarez, não mede esforços para consegui o que quer. Em contra partida, podemos ver como ponto fraco, sua neta Gabriela. Isso acaba por criar uma dualidade interessante ao personagem.
Camila pitanga aparece quando as coisas na série já estão pegando fogo. Porém, traz uma vilã elegante, sagaz e que sabe o que está fazendo. Sua Olga Ribeiro está muito bem representada.
LEIA TAMBÉM: ARCANJO RENEGADO: Alex Nader comenta o processo de criação da série
Em suma, a produção brasileira possui cenas de ação muito bem dirigidas e bem elaboradas. Além disso, se mostra disposta a levantar bandeiras, como a sororidade feminina, mas sem exageros educativos.
Num ato no qual usa sua força midiática como produto de entretenimento para escancarar verdades necessárias, a série traz nomes de ativistas que morreram lutando, como uma forma de dize-los que apesar de suas mortes a luta continua e que a causa prevalece firme e forte.
Aruanas série da Globoplay é uma produção brasileira, produzida pela Globoplay, que será exibida em TV aberta à partir da próxima terça (28), já com a sua segunda temporada confirmada.