“Assassino Sem Rastro” (“Memory”, no título original), estrelado pelo astro Liam Neeson, apresenta uma crítica social intensa sobre o conceito de justiça. Apesar de ser muito semelhante aos filmes que o ator está acostumado a fazer, a produção é sem sombra de dúvidas um dos melhores filmes dele.
Portanto, no texto a seguir, trago alguns pontos, que valem a pena frisar sobre essa produção que, com toda certeza, é uma ótima pedida para os fãs do gênero.
o enredo
Com roteiro e direção de Martin Campbell, “Assassino Sem Rastro”, conta a história de Alex Lewis (Liam Neeson), um assassino experiente na mira do FBI. Quando Alex se recusa a concluir um trabalho para uma organização criminosa, ele então, entra em uma missão eletrizante para caçar e matar as pessoas que o contrataram antes que eles ou o agente do FBI, Vincent Serra (Guy Pearce) o encontrem primeiro.
LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | OUTER BANKS 2
Em meio a tudo isso, a memória de Alex começa a vacilar e ele é forçado a questionar todas as suas ações, e, acima de tudo, em quem ela confia. Desta forma, vale ressaltar que o longa trata, em sua trama, sobre problemas sociais, tais como: corrupção, tráfico e exploração sexual infantil, além de tratar, sutilmente, sobre a doença de Alzheimer.
CRÍTICA SOCIAL
Todavia, embora “Memory”, seja um filme de ação e, por isso, traz todos os elementos característicos do gênero. Ao mesmo tempo, é uma produção que foge do que é convencional. Isto pois, ao focar nos sintomas da doença de Alzheimer, como um dos pontos centrais de sua trama, o longa dá um grau de dramaticidade ao filme.
Contudo, a “cereja do bolo” não está em suas espetaculares cenas de ação, mas sim na crítica social que ele traz embutido dentro de sua trama.
LEIA TAMBÉM: BLOND – CONFIRA AS PRIMEIRAS IMAGENS DO FILME DE MARILYN MONROE
Com o desenrolar da trama, descobrimos que o personagem de Liam Neeson tenta desmantelar um sistema de corrupção e exploração infantil. Que, conta em seu esquema, grandes empresas e até os órgãos importantes do governo norte-americano, tais como, por exemplo, o próprio FBI.
Por conseguinte, vale ressaltar que, o filme retrata a dura realidade em que vivemos, onde o dinheiro fala mais alto do que o senso de dever. Entretanto, ele deixa claro que no nosso sistema atual, garantir que a justiça seja feita é algo muito relativo. Quase nunca, aqueles que estão ao “lado da lei”, são realmente os interessados em produzir uma justiça igualitária para todos.
CONCLUSÃO E FICHA TÉCNICA
Com classificação indicativa não recomendada para menores de 16 anos, “Assassino Sem Rastros” (Memory) é um thriller policial emotivo e instigante. Que contém uma crítica social relevante e que merece ser discutida.
O roteiro do filme ficou por conta de Dario Scardapane. Em seu elenco, vemos nomes como: Guy Pearce, Mônica Bellucci, Ray Fearon, Ray Stevenson e grande elenco.
LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | ATÉ A MORTE
Distribuído pela Diamond Filmes, “Assassino Sem Rastro”, é um longa com cerca de 114 minutos de duração. A produção está em exibição nas principais salas de cinema do país desde o dia 09 de Junho.
Em suma, você não irá se arrepender em assistir… Corra até o cinema mais próximo!