0

O Globoplay está investindo cada vez mais em produções originais de para o seu catálogo. A sua mais nova aposta é a série “Filhas de Eva” que traz em seu casting nomes de peso como Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo e Renata Sorrah

Filhas de Eva acompanha a trajetória de três mulheres diferentes que se veem presas a padrões que não as fazem felizes. Stella (Renata Sorrah) se dá conta de que não aproveitou a vida como deveria e de que abriu mão de seus sonhos em prol do casamento e da maternidade. No dia de suas bodas de ouro, ela decide pedir o divórcio ao marido Ademar (Cacá Amaral).

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – TODAS AS MULHERES DO MUNDO

A decisão inesperada abala a filha deles, Lívia (Giovanna Antonelli), que, a despeito da carreira bem-sucedida, ainda sofre por não ter o controle da vida afetiva que sempre idealizou. Já Cléo (Vanessa Giácomo), que até então não conhecia a família, foi a responsável por levar o bolo da festa. Sem muito autoestima, ela se esforça para garantir seu sustento antes de pensar em qualquer realização pessoal. A partir daí, os caminhos das três se cruzam, trazendo mudanças para todos ao redor.

elenco E SEUS PERSONAGENS
Crítica Filhas de Eva do Globoplay

Crítica Filhas de Eva do Globoplay | Crédito: Globoplay.

A série traz uma qualidade técnica, na fotografia e direção que não deixa a desejar em nada. Com excelentes atuações que só reafirmam a qualidade das produções do Globoplay. 

Os destaques da série não se limitam apenas as protagonistas, mas também ao seu elenco de apoio. Onde, além de boas atuações, possuem enredos que agradam e que somam ao resultado final da produção. 

Um desses destaques podemos ressaltar Cecília Homem de Mello que dá vida a uma mulher com câncer que é amiga de Stella. A atriz traz força e delicadeza á sua personagem, servindo como uma bússola para a protagonista. Sendo responsável por mostrar que uma mulher não precisa de homem para ser feliz.

Crítica Filhas de Eva do Globoplay

Crítica Filhas de Eva do Globoplay: Renata Sorrah e Cecília Homem de Mello em cena. | Crédito: Globoplay.

Outra personagem que se destaca entre as protagonistas é Analú Prestes, a mãe de Cléo. Uma mulher que cuida dos filhos sozinha e que no decorrer dos episódios descobre que tem Alzheimer. 

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – A DIVISÃO 1&2 TEMPORADA

Entre o trio protagonista o destaque fica para Renata Sorrah, que magistralmente consegue transitar no humor, no drama e mesmo sem falar uma palavra consegue dizer tudo. Vanessa Giácomo também mostrou a que veio, e arrisco dizer que este seja um dos seus melhores papéis dos últimos tempos. 

Crítica Filhas de Eva do Globoplay: Vanessa Giácomo é Cléo. | Crédito: Globoplay.

Já Giovanna Antonelli, apesar de estar bem na série, não consigo achar que esse seja seu melhor papel. Com um currículo extenso, sua personagem não se sobressai a outras que a atriz já interpretou.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – SOB PRESSÃO: PLANTÃO COVID

Ainda na trama de Lívia (Giovanna Antonelli)  não podemos deixar de falar sobre o seu relacionamento com Fábio (Marcos Veras), que cai em pontos negativos da série. A história deles é construída de maneira até que interessante no começo, mas tem um desfecho muito surreal, que não convence, não na forma que foi retratada.

outras discussões
Crítica Filhas de Eva do Globoplay

Crítica Filhas de Eva do Globoplay: Elenco em cena. | Crédito: Globoplay.

O elenco jovem está muito bem, tendo destaque para Débora Ozório, que interpreta a filha de Lívia, Dora. O núcleo de Dora é responsável por trazer debates mais atuais, como a militância, empoderamento feminino e os seus direitos. 

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – 3% TEMPORADA FINAL

Apesar de ressaltar a importância da militância, Filhas de Eva traz um crítica de forma bem sutil a respeito. Onde mostra o lado da militância extremista. Que mesmo seus aliados sofrem represálias, apenas por ter algum tipo de opinião contrária ao que ela acredita.

Contudo, trazer esses dois pontos é muito importante, pois serve como um alerta, de que existem limites e que lutar contra quem está do nosso lado, só enfraquece a causa. 

Crítica Filhas de Eva do Globoplay: Débora Ozório é Dora Caldas. | Crédito: Globoplay.

Outras discussões que a série retrata é o machismo impregnado nos relacionamentos. Onde se acredita que as mulheres têm que ser submissas e se abster de suas vontades para agradar o homem.

Um exemplo dado logo no primeiro episódio da série é quando Lívia é convidada para uma entrevista no “Encontro com Fátima”. No entanto, ao comunicar seu marido ele fica chateado, critica a esposa por estar feliz em apenas aparecer na TV. Em suma, ele cria uma pressão psicológica tão grande, a ponto dela inventar uma desculpa para não participar. Entretanto, ele acaba indo no seu lugar. 

Filhas de Eva traz momentos que na vida real a gente acharia que fosse impossível de acontecer, mas que existem e de formas piores. 

conclusão
Crítica Filhas de Eva do Globoplay

Crítica Filhas de Eva do Globoplay: Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo. | Crédito: Globoplay.

Em suma, Filhas de Eva é uma série que fala de mulheres, mas que serve como um espelho para homens que se colocam sempre em primeiro lugar, como o alfa, onde apenas suas vontades e desejos são mais importantes. 

Portanto, Filhas de Eva serve como uma injeção de ânimo para as mulheres se colocarem como protagonistas de suas próprias histórias e se valorizarem e viver independentemente de homens ou de qualquer pessoas.

Contudo, a série fecha a temporada com a mensagem da importância da sororidade entre as mulheres, pois juntas são mais forte.

ASSISTIMOS! E AÍ? - FILHAS DE EVA

8.5

Flávio Santana
Publicitário, geminiano apaixonado pelo mundo Geek. Filmes de terror e suspense sempre caem bem, mas o mundo fantástico me faz viajar. Dito isto, Harry Potter é meu Universo preferido.

EXPRESSO DO AMANHÃ 2X09-10: Episódios nos mostra um “calor” no fim do túnel e a esperança para os sobreviventes do planeta terra

ARTIGO ANTERIOR

INVENCÍVEL 1X05-07: Episódios traz revelações, ótimos embates e deixa em aberto o futuro do Omni-Man

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?