1

O Disney Plus já mostrou que não está para brincadeira quando se fala em produção de séries. Primeiramente com “O Mandaloriano” e posteriormente com “WandaVision”, a ideia não é mesmo economizar, os investimentos têm sido altos e o nível está cada vez mais elevado.

Depois do sucesso de “WandaVision”, a empreitada de mostrar personagens secundários, que não tiveram tempo em tela suficiente para se desenvolverem no cinema, se mostrou acertada.

LEIA TAMBÉM | REVIEWS – WANDAVISION

E dessa forma, na última sexta (19/03), estreou “Falcão e o Soldado Invernal”. A série mostra as aventuras dos amigos do Capitão América após os eventos de “Vingadores: Ultimato”. Ela terá um total de 6 episódios com duração de cerca de 45 minutos.

Você confere o que rolou no 1º episódio da produção agora. Ah, mas fique ciente que vêm spoilers por aí, ok?

a introdução

Review “Falcão e o Soldado Invernal” 1X01 – A Nova Ordem Mundial | Crédito: IMDB

O episódio intitulado “Nova Ordem Mundial” se inicia com Sam Wilson, o Falcão (Anthony Mackie), em uma missão de resgate para o exército. Falcão luta contra o grupo terrorista LAF e o vilão Batroc, que deu as caras em “Capitão América: O Soldado Invernal”. São cenas realmente incríveis, cinematográficas, de encher os olhos. A pancadaria rola solta. São cerca de 10 minutos, um aperitivo de que ação e bons efeitos não faltarão. Após alguns perrengues, a missão é realizada com sucesso.

Na Tunísia, Sam e o militar Joaquin Torres conversam sobre a investigação que Torres está envolvido. Ele está atrás de um grupo rebelde intitulado Apátridas. O grupo luta pela unificação do mundo e pela derrubada das fronteiras. Segundo a ideologia dos rebeldes, o mundo estaria melhor durante o blip (estalo do Thanos). Torres questiona Sam sobre o destino de Steve Rogers, o Capitão América. Segundo teorias da conspiração na internet, Steve estaria na lua. Sam ri da teoria.

o legado do capitão américa
Em uma cerimônia em Washington, Sam entrega o escudo do Capitão para o museu Smithsonian. Ele não se sente digno de carregar o legado de Steve. Temos aqui a primeira participação especial da produção: James Rhodes, o Máquina de Combate, que assiste a cerimônia e posteriormente questiona Sam sobre a recusa do escudo. Ele repete as palavras que disse ao receber o escudo do Capitão: “Eu sinto que ele tem outro dono.”
os pesadelos de bucky
falcão e o soldado invernal 1x01

Review “Falcão e o Soldado Invernal” 1X01 – A Nova Ordem Mundial | Crédito: IMDB

Temos agora uma cena de flashback de Bucky Burnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal. O flashback é da época em que ele estava sob o controle da Hydra. Não fica claro qual o objetivo da missão, mas ele deixa diversas vítimas pelo caminho. O flashback trata-se de um sonho. Logo depois, na sessão de terapia, descobrimos que Bucky tem tido pesadelos frequentes com seu passado. A terapia é uma condição para que Bucky mantenha a liberdade. Agora ele é um civil, mas continua sendo supervisionado pelo governo.

Mesmo como civil, ele ainda tem agido para que nomes que ele ajudou quando operava como Soldado Invernal à serviço da Hydra, paguem por seus crimes. Outro ponto abordado na sessão é que Bucky não tem muitos amigos. Ele não se sente parte deste mundo. Uma faceta muito bem pontuada na série. Afinal, no cinema pudemos ver Steve Rogers se sentindo deslocado no mundo moderno, mas e quanto a Bucky? Agora a Marvel tem a oportunidade de desenvolver esse lado do personagem e começou muito bem, diga-se de passagem.

LEIA TAMBÉM | REVIEWS – THE BOYS

Os poucos amigos de Bucky são pessoas de idade avançada. Já dá para imaginar que não são muitos, não é mesmo? Em uma lanchonete, Bucky e Yori Nakasima discutem sobre o que pedir e é quando Nakasima sugere que Bucky chame a garçonete Miki Ishikawa para jogar canastra. Bem antiquado, não? A moça cheia de atitude topa na hora.

Yori lamenta para Bucky a perda de seu filho, ele não se conforma pelas razões desconhecidas do assassinato. Logo mais a frente descobriremos que o Soldado Invernal foi o responsável pelo assassinato.

como os heróis se sustentam?

Review “Falcão e o Soldado Invernal” 1X01 – A Nova Ordem Mundial | Crédito: Reprodução Disney Plus

Em Delacroix, Lousiana, Sam encontra com sua família. Sam sumiu no estalo do Thanos e não pôde acompanhar o crescimento de seus sobrinhos. Sua irmã passou por maus bocados nesse período. Eles estão falidos e ela cogita vender o barco de sua família. Sam não concorda com a venda e estuda possibilidades para que isso não aconteça.

Algo que ainda não havia sido explorado no universo cinematográfico marvel é pontuado aqui: como os super heróis se sustentam? Estão pensando que todos são como Tony Stark e nadam em dinheiro? Não mesmo!

Em um banco, Sam e sua irmã Sarah tentam contratar um empréstimo, mas não é bem sucedido. Apesar de ser “tietado” pelo gerente, Sam não tem margem de crédito. Os irmãos discutem, mas Sam não irá desistir.

os ganchos para os próximos episódios
falcão e o soldado invernal 1x01

Review “Falcão e o Soldado Invernal” 1X01 – A Nova Ordem Mundial | Crédito: Reprodução Disney Plus

O encontro de Bucky não dura muito quando Miki fala sobre o quanto Yori sofre pela perda do filho. Bucky vai até a casa de Yori e se sente mal ao ver a foto do filho do veterano que ele próprio assassinou.

Na Suíça, acompanhamos pela primeira vez os Apátridas em ação. Joaquin tenta impedi-los, mas um dos vilões mascarados é extremamente forte e tem habilidades especiais.

Mais à frente, Joaquin entra em contato com Sam. Ele conta sobre o ataque dos Apátridas e ambos desconfiam de quem poderia ser o líder deles. Fica subtendido de que a desconfiança seja a respeito do Soldado Invernal.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – LIGA DA JUSTIÇA DE ZACK SNYDER

Sarah interrompe a conversa entre Sam e Joaquin e liga a TV. Na tela o noticiário mostra o comunicado do Departamento de Defesa: o novo Capitão América. Sam fica decepcionado e em choque. Os créditos sobem.

Entretanto, o “novo Capitão América” é na verdade John Walker, que utiliza nos quadrinhos o codinome Agente Americano. O que será que ele vai aprontar? E o que será que o Falcão, o pupilo do Capitão América, fará após esse balde d’água fria?

Dessa forma “Falcão e o Soldado Invernal” encerra o seu primeiro episódio.

OBSERVAÇÕES FINAIS 

Review “Falcão e o Soldado Invernal 1X01 – Falcão e o Soldado Invernal | Crédito: IMDb

Em suma, a produção consegue mesclar de forma acertada momentos de ação, drama e também alívios cômicos. A série deixa claro que não terá uma pegada misteriosa como “WandaVision”. Portanto, o foco será na ação e espionagem, fórmula que deu bastante certo no supracitado “Capitão América: O Soldado Invernal”. Tudo isso sem abrir mão de muitas referências aos quadrinhos, o que já é uma marca registrada da Marvel.

Os episódios da produção da Marvel Studios são disponibilizados pelo Disney Plus todas as sextas-feiras a partir das 5h da manhã. Contudo, fique ligado, porque na próxima semana tem mais review de “Falcão e o Soldado Invernal” aqui no Caixa de Séries.

Para mais novidades desta e muitas outras séries, não se esqueça de seguir no Instagram @caixadeseries.cs e @dicas_filmeseseries . Eu fico por aqui e até a próxima!

REVIEW - FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL 1X01

8

Paulo Henrique de Castro
Formado em Administração, mas minha verdadeira paixão reside no mundo do entretenimento: filmes, séries, documentários, reality shows, música, cultura pop. Nascido e criado em Brasília, desde 2016 alimento diariamente a página @dicas_filmeseseries no Instagram.

    LEGACIES 3X07 – Duende, clima romântico e a revelação de um segredo de MG

    ARTIGO ANTERIOR

    CRÍTICA | TRIBES OF EUROPA: Os produtores de DARK nos apresentam uma série simples, porém instigante

    PRÓXIMO ARTIGO

    ARTIGOS SUGERIDOS