Lovecraft Country , enfim, chega a sua espetacular Season Finale. Intitulado de “Full Circle”, o último episódio, exibido pela HBO, fecha com maestria a temporada inicial de uma das melhores séries da atualidade.
ATENÇÃO!!! O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE LOVECRAFT COUNTRY 1X10
Em seu capítulo final, a produção ousa ao matar o seu protagonista e trazer reviravoltas inesperadas. Assim sendo, encerra seu primeiro ano de forma brilhante e satisfatória para os fãs.
LEIA TAMBÉM | LOVECRAFT COUNTRY – REVIEW 1X09
Sem mais delongas, vamos ao Review final de Lovecraft Country.
1 LOVECRAFT COUNTRY | FULL CIRCLE
O capítulo final de Lovecraft Country, começa exatamente no ponto em que o anterior havia parado. Após viajarem no tempo para Tulsa de 1921 atrás do “Livro de Adão” (ou Livro dos Nomes ), nossos “heróis” voltam ao tempo presente. Neste, realizam o ritual mágico necessário para livrar Diana da maldição que aflige o seu jovem corpo.
Atticus e Letitia, realizam o ato mágico necessário para salvar a menina. Porém, no meio dele ambos passam mal e caem desmaiados, levando Montrose e Hippolyta ao desespero.
No entanto, o casal acaba por meio da magia, sendo levado em uma jornada espiritual para o encontro dos antepassados da família materna de Ticus. Enquanto ele tem um encontro com sua Bisavó e sua mãe, Leti acaba revivendo o momento tenso que teve com a avó de seu grande amor em Tulsa de 1921.
Ambos são instruídos pelos espíritos de seus antepassados sobre como salvar Dede e derrotar a vilã Christina, de uma vez por todas.
LEIA TAMBÉM | LOVECRAFT COUNTRY – TODOS OS REVIEWS
De volta aos seus corpos e com o ritual mágico para tirar a maldição do corpo da Diana concluído, Leti e Ticus começam os preparativos do complicado plano para derrotar o inimigo.
O plano consiste em fazer com que Ticus tenha em seu corpo parte da família ascendente de Christina. Ou seja, o seu bisavó, e o próprio sangue de sua prima, que assim o tornaria invulnerável aos feitiços da maga.
Para tanto, o casal, utilizando o “Book Of Adam”, invoca os antepassados de Ticus, as mulheres de sua família que juraram proteger o livro da ambição dos homens brancos.
Juntos, eles conseguem trazer de volta a vida, por um breve momento, o bisavó branco de Atticus. O objetivo é subjuga-lo tempo o suficiente para que conseguissem arrancar um pequeno pedaço de sua pele, que seria utilizado no ritual mágico para proteger o nosso “herói” do feitiço de sua prima malvada. Porém, não sem antes ele conseguir avisar a Christina do perigo eminente que os seus planos de imortalidade sofrem.
LEIA TAMBÉM | WE ARE WHO WE ARE – REVIEWS SEMANAIS
A vilã de Lovecraft Country tenta barganhar com Ticus e sua família, jurando poupá-lo do sortício milenar em troca do livro. No entanto, mediante a recusa do seu primo, como punição, ela tira a proteção de Leti que garantia a ela ser invulnerável contra qualquer tipo de ataque contra o seu corpo.
O cerco se fecha. E, a medida que a batalha final entre negros e brancos, bons e mals se aproxima, Atticus tenta garantir que sua família sobreviva ao confronto final. Por conta disso, com a ajuda de sua tia Hippolyta, toma as providências necessárias, mesmo que isto signifique que ele não tenha a mesma sorte.
Leti, desesperada, pede ajuda à Ruby, para que o plano de sua nova família dê certo. No entanto, mais uma vez, Ruby senti que sua irmã está a usá-la. Porém, ela acaba desempenhando um papel importante no desenrolar da história, ou pelo menos assim parece ser.
Como parte de seu plano, Ticus recorre a um amor do passado pedindo que o ajude em seus momentos decisivos. A luta final acontece, com um grande sacrifício pessoal para Leti e sua família, pois a profecia vista por Atticus quando este esteve no futuro se cumpre. No entanto, as medidas de proteção adotadas por ele para salvar a sua família do fim eminente, dão certo. E, Leti comanda os “heróis” em sua última investida contra a vilã, enfim derrotando-a.
2 ANALISANDO O CORAJOSO DESFECHO
Em suma, “Ful Circle”, é uma excelente season finale. Muito embora não seja brilhante, pois em alguns aspectos de sua trama foi até mesmo bem previsível. Porém, é inegável que houveram plot twists interessantes, que deixaram os fãs da produção bem surpresos e contentes.
Além disso, o capítulo derradeiro, demostrou uma coragem dos roteiristas. Coragem essa, pouco comumente vistas em séries, que é a de matar o seu, ou um dos seus principais personagens centrais. Tal ousadia é elevada se consideramos que essa é a primeira temporada.
É bem verdade que a produção ainda não foi renovada oficialmente para o seu segundo ano pela HBO. Mas, devido a todo sucesso alcançado por ela, sua renovação é apenas uma questão de tempo.
Além disso, vale lembrar que esse é um review “Lovecraft Country”, que envolve temas como magia, realidades alternativas e viagens no tempo. De modo que, as mortes ocorridas ao final do primeiro ano da produção podem ser muito facilmente revertidas no segundo, caso ele seja renovado pela emissora.
De qualquer forma, no meu ponto de vista, ao fugirem da obviedade do “O bonzinho sempre sobrevive no final”, os roteiristas da série conseguiram surpreender. Com isso, trazem uma season finale que faz jus a toda está brilhante temporada inicial de Lovecraft Country. Enfim, em pausa, deixa os fãs com um gostinho de quero mais e loucos para saber o que vai acontecer com a família Freeman, agora com a magia a seu favor.