1

Com Hippolyta no comando, Leti, Tic e Montrose viajam para a Tulsa de 1921 para, supostamente, salvar Dee em um episódio que retrata com maestria um dos momentos mais tristes da história norte-americana: O Massacre de Tulsa. Portanto, sem mais delongas, vamos ao Review Lovecraft Country 1×09.

LEIA TAMBÉM | ANTERIORMENTE EM LOVECRAFT COUNTRY 1X08
o acordo
Review Lovecraft Country 1x09

Review Lovecraft Country 1×09: “Rewind 1921”. | Crédito: HBO.

CUIDADO!! CONTÉM POSSIVEIS SPOILERS DO EPISÓDIO!!

Intitulado “Rewind 1921” Lovecraft Country 1×09 marca a temporada por retratar um momento histórico da sociedade norte-americana, embora seja uma marca negra em sua sociedade. Além disso, o capítulo em questão, traz o retorno de uma importante personagem e revelações bombásticas que mudará para sempre as relações entre os personagens.

Ele começa com todos (Ruby, Letitia, Atticus e Monstrose), tomando conhecimento sobre o grave estado de saúde de Dee (Diana). Um pouco mais ambientado ao mundo da magia, Tic reconhece que a menina pode estar amaldiçoada e consequentemente corre risco de morte. Sem pensar duas vezes ele decide recorrer a sua prima Christina, para pedir que ela use a sua magia para salvar a vida de Diana, em troca das ultimas páginas do Livro de Adão. No entanto, o seu plano é descartado, quando as cartas são postas na mesa e Leti revela que já deu a ela o “Book Of Adam”, em troca dela conceder proteção a ele, mas que ao invés disso, a vilã acabou lhe concedendo a magia do “Corpo Fechado”, que impede que ela seja feriada por qualquer coisa.

LEIA TAMBÉM | REVIEWS DA ÚLTIMA TEMPORADA DE SUPERNATURAL

Ruby então revela aos outros o seu relacionamento com Christina, e fala que ela a ajudará a salvar a menina. Entretanto, a maga só aceita caso Tic se entregue de boa vontade a ela para a cerimonia do solstício milenar. Onde pretende fazer um ritual com o objetivo de alcançar a imortalidade. No entanto, pode resultar na morte do nosso “herói”. Contudo, para salvar a vida da prima, ele aceita o acordo.

revelações

Review Lovecraft Country 1×09: “Rewind 1921”. | Crédito: HBO.

Nesse meio tempo, movido pelo remorso e culpa de ver a sobrinha neste estado, Montrose, revela á Atticus, que o seu falecido tio George, pode ser na verdade o seu pai. O clima entre os dois que já não estava lá essas coisas, fica ainda mais hostil.

Leti, tenta abrir os olhos de Ruby quanto as verdadeiras intensões de Christina. No entanto, sua irmã está complemente impregnada pelas possibilidades que o poder da vilã pode lhe trazer.

Nesse meio tempo, Hippolyta volta do universo multidimensional, só para descobrir que sua filha está amaldiçoada, entre a vida e a morte. Mesmo com a magia de Christina tendo tirado do corpo da menina o espirito agorento que a atormentava, a garota ainda não estava salva. De modo que somente o “Livro de Adão”, teria a magia necessária para ajudá-la.

Liderados pela matriarca, os nossos “heróis” vão ao imenso telescópio em Kentucky, onde está escondida a maquina do tempo. Com a ajuda da Hippolyta 2.0, eles abrem um portal no tempo que os levam para a cidade de Tulsa no ano de 1921. Exatamente no dia do grande massacre de pessoas pretas, com o intuito de encontrarem a avó de Atticus e pegar o Book Of Adam, para assim salvar Dee do seu destino cruel.

tulsa 1921
Review Lovecraft Country 1x09

Review Lovecraft Country 1×09: “Rewind 1921”. | Crédito: HBO.

Nessa viagem no tempo, descobrimos mais sobre o passado traumático de Montrose. Que devido ao seu pai abusivo, desde jovem teve que reprimir a sua sexualidade, sendo constantemente espancado pelo pai. Fato este que muitos anos depois ele repetiu com o próprio Tic.

Em suma, Lovecraft Country 01×09 apesar de ser bem triste foi muito bom. Sendo extremamente interessante tanto para a trama da história, quanto no quesito crítica social ao retratar, o massacre de Tulsa.

Para quem não conhece a fatídica história de Tulsa, aqui vai um pequeno resumo. O tumulto racial ocorreu entre os dias 31 de maio e 1º de junho de 1921, quando multidões de moradores brancos atacaram negros em suas residências e comércios no distrito de Greenwood, em Tulsa, Oklahoma. Naquilo que foi chamado de o pior incidente de violência racial da história norte americana.

A produção, ao retratar esse fato triste e delicado, o faz com extremo realismo e ao mesmo tempo, simplicidade. Suas cenas, são tão intensas que ferem a alma de quem assiste ao episódio, ao revelar a maldade que o coração do homem pode carregar.

pensamentos finais
Review Lovecraft Country 1x09

Review Lovecraft Country 01×09: “Rewind 1921”. | Crédito: HBO.

Deixando praticamente quase nenhuma ponta solta para a season finale Lovecraft Country 01×09, é o segundo episódio de uma série original da HBO, neste ano, a retratar com maestria o lamentável massacre de Tulsa ocorrido em 1921. Que resultou na morte de 36 pessoas, todas negras. A primeira foi Watchmen, produção baseada nos quadrinhos de mesmo nome da DC.

Com um episódio duro mas ao mesmo tempo belo, o penúltimo capítulo de Lovecraft prepara os fãs para uma final com grandes emoções.

O último episódio da primeira temporada do show, vai ao ar no próximo Domingo (dia 18 de Outubro), ás 22h (horário de Brasília), pela HBO.

Ansiosos?

REVIEW LOVECRAFT COUNTRY 1X09: "Rewind 1921"

9.5

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

WE ARE WHO WE ARE 1X05: Episódio é marcado por início da transição de Caitlin e por evolução do romance entre Fraser e Jonathan

ARTIGO ANTERIOR

CRITÍCA | SOB PRESSÃO PLANTÃO COVID: Especial emociona ao mesmo tempo em que conscientiza o público

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM Lovecraft Country