0

Por conta da pandemia mundial de Corona Vírus, a CW exibiu precocemente a season finale da 4 temporada de Riverdale. Então, em nosso último Review Riverdale (4×19) dessa temporada, comentaremos sobre o episódio morno, sem resoluções e decepcionante que seguiu a fórmula dessa temporada. Por fim, destinaremos um espaço de reflexão sobre o que foi esse último ano da série.

ANTERIORMENTE: REVIEW RIVERDALE 4X18
1 – UMA NARRATIVA IMAGINária e DESNECESSÁRIA
REVIEW RIVERDALE 4X19

Review final da 4ª temporada de Riverdale. | Crédito: IMDb.

É um tanto estranho assistirmos a um episódio que marca o final de uma temporada, e que tem como foco uma narrativa que não acontece de fato, a não ser na mente de um dos personagens.

No início do episódio, todos se dão conta de que Mr. Honey tem sido um péssimo diretor, que causou problemas a todos do grupo. Com a constatação de que apenas Jug e Archie poderiam participar do baile (sim, já criamos fics desse date), o grupo se reúne para pensar em um ataque ao diretor.

LEIA TAMBÉM | 2 ATORES NÃO RETORNARÃO PARA O 5 ANO DE RIVERDALE

Betty propõe que o grupo o assassine, mas logo se retrata propondo um susto. Com isso, Jug que acabou de ganhar uma chance da universidade, com a condição de escrever uma nova história de suspense, fantasia um assassinato cometido pelo grupo, e usa isso para escrever sua nova trama.

Por conta disso, praticamente metade do episódio foi dedicado à cenas fantasiadas por Jug. Cenas que nem mesmo aconteceram de fato. Tudo bem que isso é bem a cara de Riverdale, mas ficou um pouco encheção de linguiça demais para uma Season finale.

2 – O QUE REALMENTE ACONTECEU

Review final da 4ª temporada de Riverdale. | Crédito: IMDb.

Distante da mente genial e sombria de Jones, o restante das cenas mostraram o que realmente aconteceu. Inicialmente, Reggie, Kevin e Archie armam um trote para o diretor, o colando em sua cadeira.

Por conta disso, o nem tão querido Honey, cancela o baile de formatura, deixando todos em revolta. Após um pequeno desentendimento, o grupo decide convocar os pais, que com um pouco de pressão, conseguem que o baile volte ao calendário.

No entanto, mais uma vez uma fita é recebida. Dessa vez, uma longa filmagem da escola, que foi o suficiente para o baile voltar a ser cancelado. Após o ‘chove não molha’ sobre o baile, Betty descobre que o próprio diretor gravou a fita, imitando o verdadeiro voyeur, que adotou um novo estilo recentemente. Isso já retira as suspeitas de que o diretor seja o tal psicopata das fitas.

LEIA TAMBÉM | SUPERGIRL: FINAL DE 5 TEMPORADA SOFRE ALTERAÇÕES

Por conta disso, o diretor é afastado e teremos baile. Porém, o diretor se vai, mas deixa uma carta de recomendação para Jughead, o que o faz refazer sua história e alterar o final em que Honey morre.

No mote final da temporada, Betty e Jughead recebem mais uma fita, em que a casa de fazenda dos Lodges é filmada. O casal encara isso como um convite e segue até o local, onde encontram um perturbador vídeo em que o grupo usa máscaras e assassina o diretor. Uma representação, como as que já estavam sendo recebidas.

Com isso, o mistério ficará para ser solucionado na próxima temporada. Como pistas, temos o fato de que apenas Jug e Betty tiveram acesso à ficção escrita. Isso nos leva a conclusão de que seja alguém próximo ao grupo e que possui acesso aos escritos do garoto do gorro.

3 – REFLETINDO SOBRE A TEMPORADA….
Review Riverdale 4x19

Review final da 4ª temporada de Riverdale. | Crédito: IMDb.

Nas palavras do próprio diretor Honey, o que acontece em Riverdale ultrapassa qualquer padrão de normalidade. Com uma temporada inicial atraente, intrigante e coerente, o show mais popular da CW não consegui manter tanta qualidade em seus três anos seguintes.

Porém, é preciso admitir que o quarto ano da série não foi o pior. Apesar da season finale da 4 temporada de Riverdale, houveram momentos que precisam ser destacados, como o emocionante primeiro episódio em homenagem a Luke Perry, interprete do Sr, Andrews. Ou ainda, os efeito causados pelos flashs do futuro que apontavam a morte de Jughead.

Por outro lado, temos plots que merecem de fato serem esquecidos, pelo descaso e desenvolvimento pífio que tiveram, como toda a trama ‘sobrenatural’ envolvendo a família Blossom. Ou ainda, a nada atraente tentativa falha de forçar Betty e Archie mais uma vez.

LEIA TAMBÉM: REVIEW LEGACIES 2X16

Com um fim forçado, a quarta temporada deixa mais lacunas, que respostas, deixando uma sensação de incompletude. Para a futura leva de episódios, espero um pouco mais de aprofundamento realista nos seres humanos que são os protagonistas, como ocorreu no episódio em que todos consultaram com uma psicóloga. Diga-se de passagem, de longe o melhor episódio do ano. É preciso que haja mais desenvolvimento, camadas e menos superficialidade e bizarrices.

Nós do caixa de séries agradecemos cada leitura dos nossos reviews, que continuarão disponíveis aqui. Assim como vocês, tiraremos férias dessa loucura que é ser fã de uma série tão… versátil? Esperamos todos assim que tivermos esperanças sobre o quinto ano. Até mais!

REVIEW RIVERDALE 4X19

8.1

Wes Santos
Graduando em Letras Português pela UESPI, nordestino, piauiense, músico, escritor, apaixonado por seriados de TV, inclusive Youtuber de séries (SERIANDO COM WES). Sou extremamente tímido e reservado, beirando a chatice. Todo mundo deve ter um top 5, o meu: 1. Friends, 2. The Vampire Diares, 3. Greys Anatomy, 4. The O.C e 5. Elite.

HOLLYWOOD: Minissérie não agrada a crítica norte-americana

ARTIGO ANTERIOR

THE FLASH: Grant Gustin revela que só tem contrato até a 7ª temporada

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM Reviews