A Globoplay estreou nesta quinta-feira 23 de abril “Todas as Mulheres do Mundo”, baseado no filme homônimo de Domingos de Oliveira. Assim sendo, a nova aposta do serviço de streaming traz 12 episódios protagonizados por Sophie Charllote e Emilio Dantas, numa história melancólica, delicada, poética e apaixonante.
LEIA TAMBÉM: 10 TEMPORADA DE THE WALKING DEAD É A MELHOR SEGUNDO A CRÍTICA
Cada episódio conta uma nova história de amor, que juntas formam uma antologia da vida de mulheres e suas diferentes formas de amar. Apesar das personalidades diferentes, elas compartilham o encanto de viver um amor à primeira vista com o mesmo homem: Paulo (Emilio Dantas). Ele é um homem apaixonado pela liberdade, pela poesia, pelas mulheres. Por todas as mulheres do mundo. Arquiteto por formação e poeta de coração, esse carioca mergulha de corpo e alma em cada uma das relações que vivem.
Inicialmente, a primeira mulher que vemos Paulo se apaixonar é Maria Alice (Sophie Charlotte). Um amor a primeira vista, que o acompanhará em todas as suas futuras paixões. A química entre Sophie e Emílio é um dos pontos positivos da série, pois os mesmo precisam contracenar juntos e separados ao mesmo tempo. Isso porque Alice vai embora do Brasil e passa boa parte da série apenas em Skype, e com isso, se os atores não possuírem uma boa conexão, eles não conseguiram passar verdade para quem está assistindo. (Ao meu ver).
Além disso, a relação dos dois é bem trabalhada e bem representada. Um casal desprendido de ciúmes e rótulos. Mesmo sem estarem “namorando”, os dois conseguem manter uma relação de amizade (colorida?!), em que compartilham seus novos amores, acontecimentos da vida, mesmo se amando. A forma que se é retratada é simples, bonita e nos faz torcer que no fim o casal fique junto.
LEIA TAMBÉM: ASSISTIMOS! E, AÍ?! | ARUANAS
A cada episódio somos apresentados a uma nova paixão de Paulo e como isso interfere em sua vida, e das pessoas que estão ao seu entorno, no caso seus dois amigos Laura e Cabral (Martha Nowill e Matheus Nachtergaele). Além disso, vale destacar que os amores vividos por Paulo ocorrem de forma intensa e verdadeira, de forma visceral, mas cada um vivido de forma individual.
Todos os episódios possuem como título o nome de uma mulher, e a trilha sonora da série foi composta apenas com vozes femininas. Uma trilha sonora, diga-se de passagem espetacular, que se fosse na época dos CDs, venderiam que nem água. Uma trilha sonora sensível, composta com o tom e a personalidade de cada personagem apresentada no episódio.
LEIA TAMBÉM: GLOBO PLAY PRETENDE PRODUZIR SÉRIE DE MANU GAVASSI
Ainda no caminho das músicas, não podemos deixar de ressaltar a brilhante ideia de cada episódio termos uma interpretação diferente da música tema da série, “Carinhoso” (Composição de Pixinguinha e João de Barro). Algumas artistas foram convidadas a gravar a música, como Céu e Alcione. Também foram aproveitados gravações já existentes, de Elis Regina e Marisa Monte. A atriz e protagonista Sophie Charlotte também interpretou a música que foi exibida no ultimo episódio da temporada.
Além das paixões vividas por Paulo, Todas as Mulheres do Mundo trouxe temas importantes na vida das mulheres, questões bem debatidas e outras nem tanto, entretanto, estão presentes e são importantes. O medo de não engravidar depois dos quarenta anos, gravidez na primeira transa, relação com homens casados, uso de preservativo, namoro entre amigos, depressão e muitos outros temas que foram diluídos e apresentados nestes doze episódios.
LEIA TAMBÉM: NOVIDADES NO CATÁLOGO DA NETFLIX EM MAIO
Portanto, é possível afirmar que a série consegue prender o espectador e faz com que ele maratone tudo de uma só vez. O tom leve e melancólico te faz viajar nas aventuras e paixões de Paulo, trazendo reflexões e questionamentos a respeito da vida, do amor e da recíproca. Por fim, a série ainda traz essa polarização do amor e das diversas formas de amar. Em suma, lança um debate sobre a necessidade dessas formas serem decididas entre quatro paredes, e a dois, e não com o mundo.
A temporada completa está disponível no Globoplay.