Na última quarta, 12 de agosto de 2020, ocorreu a coletiva de impressa da série “Um Dia Qualquer”, do canal SPACE. A cabine virtual contou com a presença de Mariana Nunes, Augusto Madeira e Jefferson Brasil. Teve a participação também do diretor Pedro Von Krüger, do produtor Denis Feijão, da Elixir Entretenimento, e da diretora de conteúdo da Turner, Sívia Fu Elias e onde foi debatido questões referentes a produção.
A série de drama-ficção conta com cinco episódios, de 25 minutos cada, e traz em seu elenco nomes como Augusto Madeira (Quirino), Mariana Nunes (Penha), Jefferson Brasil (Seu Chapa), Vinicius de Oliveira (Maciel), entre outros.
LEIA TAMBÉM | CALENDÁRIO DE SÉRIES: AGOSTO NA HBO
Sob os pilares “Drama Materno”, “Milícia/Violência” e “Emoções Extremas”, “Um Dia Qualquer” mostra que um dia qualquer nos subúrbios cariocas pode ser qualquer coisa, exceto algo comum.
Por trás de um cotidiano aparentemente simples e rotineiro, a violência diária e o clima de guerra civil obrigam os moradores a iniciar uma verdadeira jornada por sobrevivência. Contudo, neste delicado momento para os moradores, diversas histórias se misturam e mostram que viver mais um dia pode não ser tão fácil assim. Entretanto, em um retrospecto de 10 anos, vemos o tráfico de Seu Chapa perder espaço para Quirino, um correto Policial Civil que passa a adequar suas convicções às novas dimensões: os fins, agora, justificam os meios.
A série pretende ser não só uma forma de entretenimento, mas também um questionamento sobre a violência que cerca o cidadão carioca e de outras regiões do país comandadas por um poder paralelo. Em uma realidade em que a violência é legitimada, e qual a consequência para as pessoas que criam e executam a própria lei, por exemplo, comenta Denis Feijão.
LEIA TAMBÉM | CALENDÁRIO DE SÉRIES: AGOSTO NO GLOBOPLAY
A produção foi inicialmente pensada para ser um longa-metragem. Entretanto, quando Pedro Von Krüger apresentou o projeto ao produtor Denis Feijão, viram o potencial do material e resolveram produzir o filme e a série. Contudo, os dois foram gravados ao mesmo tempo.
Tanto a série quanto o filme se passam em 24h. Entretanto, o que os diferenciam é que na série foi acrescentado um prólogo, onde se passa como flash-back de dez anos antes. Portanto, se cria um background a mais dos personagens, possibilitando mais visibilidade a outros, que se não fosse por esse recurso teria menos tempo de tela.
LEIA TAMBÉM | CALENDÁRIO DE SÉRIES: AGOSTO NA NETFLIX
A ideia era que o filme fosse liberado primeiro, mas devido aos imbróglios causados pelo governo em embargos da lei de incentivo, isso não foi possível.
Questionado sobre o que diferencia “Um Dia Qualquer”, das demais séries que trazem essa temática do crime miliciano, da favela, onde é um tema comum na nossa produção Pedro disse:
O diferencial é não ter o sistema como pano principal e sim a relação das pessoas.
Krüger disse que o método usoado nos teste foi muito importante para chegar nesse elenco. Optando por não apenas escolher que o ator lê-se uma cena. Ele preferiu fazer uma “entrevista” com cada candidato, onde possibilitou conhecer mais cada ator, ajudando-o a enxergar a qual personagem cada um se encaixava.
LEIA TAMBÉM | CALENDÁRIO DE SÉRIES: AGOSTO NO PRIME VIDEO
A atriz Mariana Nunes que interpreta a Penha, comentou que teve conhecimento do filme através da atriz Dira Paes, quando gravavam outro filme no Pará.
A Dira falou que tinha haver comigo e que era um personagem que tinha um arco dramático muito interessante, comentou Mariana.
A série teve seu primeiro episódio disponibilizado no YouTube, e toda a temporada liberada para imprensa. Entretanto, terá sua estréia oficial na segunda-feira, dia 17 de agosto, às 22h, no canal SPACE. No sábado, dia 22 agosto, o canal traz com exclusividade uma maratona completa, a partir das 18h.