0

Com uma trama envolvente, mistérios instigantes, reviravoltas inesperadas e supressas capazes de levar os fãs dos quadrinhos à loucura, Wandavision rapidamente conquistou o coração do público e se tornou a série número um do mundo.

Contudo, seu episódio derradeiro, não conseguiu reproduzir a mesma “magia” vista ao longo da série. Isto pois, se nos seus primeiros episódios, a aprovação de “Wandavision” quase chegava a casa dos 100%. Este seu último episódio, contudo, deixou os fãs divididos.

Tendo aqueles que simplesmente adoraram, outros que consideraram o final aceitável e os que simplesmente detestaram. Coisa, que até então, nunca havia acontecido com a produção.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao nosso Review Wandavision 1×09

LEIA TAMBÉM | ANTERIORMENTE EM WANDAVISION 1X08

CUIDADO! O TEXTO PODE CONTER POSSÍVEIS SPOILERS DO EPISÓDIO!

Wandavision 1×09 respondeu a grande maioria dos mistérios apresentados ao longo da trama do seriado. Tais como, porque a Agatha Harkness é a vilã? Como a Wanda Maximoff criou o Hex? E, porque o falso Visão não pode sair da anomalia? Entre tantas outras.

Muito embora, as explicações dadas para estas questões tenham sido coerentes. Muitas delas, entretanto, deixaram a desejar, ou não tiveram coerência nenhuma. O que desagradou muitos fãs. Portanto, vamos a elas:

FALHAS NO ROTEIRO RESULTARAM EM UM FINAL FRACO

Uma das principais características dos filmes da Marvel é, sem sombra de dúvida, os seus roteiros. Isto pois, bem escritos e bem amarados eles ligam uma produção em outra com estrema maestria.

Em “Wandavision”, não poderia ter sido diferente, como não foi, ao menos até o seu derradeiro episódio. Ao longo da série inúmeras conexões com o MCU foram estabelecidas. Todavia, muito em bora as duas cenas pós-créditos, vistas no último episódio, sirvam para estabelecer conexões com o futuro do Universo Marvel, ao longo do episódio, várias perguntas ficaram sem respostas. E muito provavelmente vão continuar assim.

Por conseguinte, destaca-se sobre isso, dois erros gritantes na narrativa da série. O primeiro se refere a personagem  Darcy Lewis.

No MCU, praticamente desde o seu início, onde participou dos primeiros filmes do Thor, a Darcy nunca havia chegado a ter um papel de relevância no universo. Isto pois, praticamente, a sua função era a de uma personagem de apoio à Jane Foster (Natalie Portman).

LEIA TAMBÉM | REVIEWS STARGIRL

Contudo, na série do “Disney+”, isto mudou completamente. Pois foi nela que a personagem teve a sua maior relevância para a história que estava sendo contada. Desta forma, ao decorrer da série, a Darcy foi ganhando (de acordo com a necessária proporção) um relativo destaque. O que fez com que, a personagem passasse a ocupar um lugar especial no coração dos fãs. O que até então, nunca havia sido possível.

Todavia, Wandavision 1×09 a descarta completamente. Tendo assim, uma participação pífia no episódio derradeiro do show. Onde ela tem uma única cena de 10 segundos de duração. Mais ou menos.

RALF É O PIETRO?

RWVIEW WANDAVISION 1X09

Um dos grandes mistérios da série sempre foi quem era o Ralf? (o misterioso marido da Agatha Harkness), mencionado na série, desde o seu episódio piloto.

No entanto, a respostas dada para isso, foi a pior possível. Muito embora, faça sentido, ele nada mais é que um cara aleatório, que morava na cidade e que a Agatha, por meio da sua magia, o fez passar por Pietro Maximoff.

E segundo o que ficou implícito, ela conseguiu isso obrigando-o a usar um colar que, não só permitia que a bruxa o controlasse, mas como também lhe concedia os mesmo poderes do irmão morto da Wanda Maximoff.

LEIA TAMBÉM | REVIEWS DE BATWOMAN

Contudo, é exatamente aí que está o grande defeito do roteiro desse último episódio. Isto pois, tal explicação contradiz o que foi dito pela própria Agatha Harkness sobre o Fake Pietro. Vale lembrar, que por muitas vezes, ao longo de sua trama, a própria vilã o descreveu como algo, ruim, nefasto, ou até mesmo maligno. O que fez com que, os fãs especulassem que ele poderia ser o capiroto da Marvel, Mephisto.

E como se isso tudo não bastasse, um erro ainda maior foi cometido na mesma cena em que a identidade do Pietro como Ralf é revelada. Isto pois, há uma rápida luta entre ele e Monica Rambeau, onde ele com apenas um peteleco na heroína a arremessa para longe por uma sala.

Todavia, isso não faz o menor sentido. Isto pois, segundo o que ficou subentendido na trama, Ralf é uma pessoa normal, que só “copiou” os poderes do Pietro, devido a magia da Agatha. Desta forma, não seria possível ele si quer ter arremessado a Monica Rambeau com tanta força.

LEIA TAMBÉM | REVIEWS DE DOOM PATROL

Vale lembrar que, nos quadrinhos, a personagem é a primeira a usar o nome de heroína de “Capitã Marvel”. E somente após a Carol Danvers ter ganho o seus poderes, que ela cede o manto de Capitã Marvel para a amiga e se torna a heroína conhecida pelo nome de, Foton.

Além disso, em Wandavision, por sua vez, vimos o desenvolvimento da personagem e como ela ganhou os seus poderes. Que, por sua vez, são parecidos ou até mesmo mais fortes do que os da Carol Danvers, que em “Vingadores: Ultimato”, quase derrotou o titã louco, Thanos, sozinha. Portanto, não faz sentido o Pietro (teoricamente um cara normal) a arremessar pela sala de sua casa. Caracterizando, assim, uma grotesca falha de roteiro na série.

CONCLUSÃO

review wandavision 1x09

 

Portanto, apesar de “Wandavision 1×09”, estar longe de ser uma conclusão ruim para essa excelente série, também não atingiu tudo aquilo que poderia ter alcançado. Deixando assim os fãs divididos quanto ao seu veredito. E, por conseguinte, trazendo mais perguntas do que respostas quanto ao que podemos esperar no futuro do MCU.

WANDAVISION 1X09 - "The Series Finale"

7

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

CRÍTICA | THE ONE: Até onde você iria para encontrar o amor “ideal” e viver feliz para sempre?

ARTIGO ANTERIOR

RIVERDALE 5X07 – Episódio traz retorno de Cheryl às Vixens, serial killers e Jug abduzido por “extraterrestres”

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM Reviews