O mundo é delas e nossa batalha dessa semana também. Girl Power!!!
O protagonismo feminino cresceu exponencialmente nas produções audiovisuais nos últimos anos. Além da Mulher Maravilha, fenômeno mundial, outros títulos ganharam destaque com personagens fortes e tramas focadas em assuntos como violência doméstica, preconceito, assédio sexual e política.
A batalha deste sábado foi bonita de se ver. Vamos, então, as campeãs.
Confira: BATALHAS DO INSTA: Mulheres Fortes VS Mulheres Fortes
Supergirl vs Mulher Maravilha
MULHER MARAVILHA – WINNER
O longa foi inspirado no filme Superman: O Filme, lançado em 1978.
A produção do longa se iniciou em 1996, quando Ivan Reitman foi contratado como roteirista e diretor do projeto.
Em 2005, Angelina Jolie foi considerada para ocupar uma das cadeiras de produtores do longa-metragem. Além dela, Patty Jenkins entrou na equipe pensando em ter a mesma função, mas teve que mudar de ideia por causa de uma gravidez inesperada. Quem acabou dirigindo o filme foi Patty Jenkins, a primeira mulher a dirigir um filme de super-heroína. Não podia ser mais representativo, não?
Antes de Gal Gadof ser escolhida para estrelar o filme, muitas outras atrizes foram consideradas. Entre elas está Cobie Smulders, que foi a dubladora da Mulher-Maravilha na animação Uma Aventura Lego, de 2014. Além dela, também tivemos: Kate Beckinsale, Sandra Bullock, Mischa Barton, Rachel Bilson, Sarah Michelle Gellar, Jessica Biel, Eva Green, Christina Hendricks e Kristen Stewart. Opções não faltaram.
Olga Vs The Handmaid’s Tale
THE HANDMAID’S TALE – WINNER
Margaret Atwood, a autora do livro no qual a série foi inspirada, faz uma ponta no episódio-piloto. As roupas vermelhas que as personagens vestem no livro e na adaptação da TV são uma referência à personagem bíblica Maria Madalena. Já as roupas azuis que as esposas usam fazem referência à Virgem Maria. Reed Morano, que dirigiu os três primeiros episódios, também fez a cenografia de “Lemonade”, da Beyoncé.
Atwood é canadense, mas decidiu que a história se passaria nos EUA porque o Canadá, historicamente, é o lugar para onde as pessoas vão quando coisas ruins acontecem. Margaret Atwood não considera que seu livro é uma obra somente de ficção. Sobre o trabalho, disse: “Tudo o que eu escrevi naquele livro estava acontecendo na época ou já havia acontecido”.
Scandal vs Frida
FRIDA – WINNER
Jennifer Lopez, Marisa Tomei e Madonna estiveram cotadas para interpretar Frida Kahlo. Este é o 2º filme baseado na pintora Frida Kahlo. O anterior foi Frida, Natureza Viva (1983). Em sua carreira, Frida Kahlo criou 143 pinturas, das quais 55 são autorretratos. A artista disse: “Eu pinto porque estou sempre sozinha e porque sou o sujeito que conheço melhor”. Eles são considerados os melhores já criados por boa parte da crítica e frequentemente incluem interpretações de feridas tanto físicas quanto psicológicas.
Seu casamento com o muralista mexicano Diego Rivera foi tumultuado, com adultérios em ambas as partes. Frida teve casos com homens e mulheres. Por outro lado, o marido se envolveu, inclusive, com a irmã mais nova de Kahlo, Cristina.
Confira: QUARENTENA: Stranger Things, Lucifer e mais de 60 séries paralisam a produção
Estrelas Além do Tempo Vs Orange is The New Black
ORANGE IS THE NEW BLACK – WINNER
Apesar da série mostrar um ativo relacionamento entre as presas, na realidade, a coisa era bem diferente. No relato de Piper no livro, ela diz: “desde que eu cheguei em Danbury, notei que parece não haver muitos relacionamentos lésbicos. Os romances que observei são mais como paqueras de colegiais e é raro que um casal dure mais do que um mês ou dois”.
Larry, noivo de Piper que na série é vivido por Jason Biggs, realmente escreveu uma coluna para o New York Times, em que falava sobre como era manter um relacionamento com uma detenta. atriz Constance Shulman, que vive Yoga Jones, é a voz da personagem Patty Maionese em Doug. Red é vivida pela atriz Kate Mulgrew.
Se você não notou, ela é a capitã Kathryn Janeway em Star Trek. Na primeira temporada, há uma referência ao papel vivido por Kate Mulgrew anteriormente. Em uma conversa na cozinha, Nicky (Natasha Lyonne) diz para Red: “eu achei que era o seu Spock”. A personagem se diverte e finge não saber do que ela está falando.
(Des)encanto vs Valente
VALENTE – WINNER
“Valente” se passa no século 10.
A princesa Merida terá três pretendentes (todos idiotas). Irá acontecer uma competição para escolher seu noivo, mas na realidade ela não quer casar com nenhum deles.
A princesa tem três irmãos, que são trigêmeos idênticos. Só Merida consegue identificá-los, e eles são uma ameaça. 80% do filme se passaria na neve, mas o novo diretor mudou tudo quando assumiu o projeto.
A parte mais difícil do filme é fazer tudo parecer antigo.
O filme é cheio de simbolismo celta.
350 pincéis diferentes foram criados pelos técnicos da Pixar para confeccionar musgos e pedras.
As luzes azuis que aparecem no pôster e no teaser se chamam ‘wispes’ e são espíritos.
Preciosa Vs The Walking Dead
THE WALKING DEAD – WINNER
A palavra zumbi não é usada nenhuma vez, para designar os mortos vivos na série. A alcunha Walker é usada para os designar. Na série, Andrea e Michonne são as primeiras a alcançar a cidade. Daryl chama Gleen de Short Round de maneira ofensiva, o comparando ao ajudante de Indiana Jones no filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição“. A cena onde Merle atira com seu revólver no terraço de um prédio, causou pânico na vida real.
Muitas pessoas não sabiam da gravação, e chamaram a polícia, achando que ele fosse algum louco ou terrorista. O plano era matar a personagem Carol, no entanto, os produtores foram contra. Carol nos quadrinhos tem 24 anos, na série, ela está na casa dos 40. Na série, Carol é ótima com armas. Nos quadrinhos, ela não passa nem perto de um revólver.
How to Get Away With Murderer vs A Dama de Ferro
A DAMA DE FERRO – WINNER
Essa foi a segunda vez que a diretora Phyllida Lloyd e a atriz Meryl Streep trabalharam juntas. A anterior foi no grande sucesso de público e crítica Mamma Mia (2008). A atriz brasileira radicada em Londres Alice da Cunha (curta Em Terra Frágil) participa do elenco. O filme teve seu orçamento estimado em US$ 13 milhões. Pela sua interpretação, a atriz Mery Streep recebeu indicações em diversas associações de críticos do Reino Unido e dos Estados Unidos, como os de Boston, Nova York, Phoenix, Washington DC, além de Toronto, no Canadá. Saiu vencedora apenas em Nova York.
A Rainha Vs The Crown
THE CROWN – WINNER
O criador da série Peter Julian Robin Morgan já passou por algumas experiências com trabalhos inspirados na realeza, como: Henry VIII (2003), The Queen (2006) e The Last King of Scotland (2006); mas The Crown é, definitivamente, o ápice da sua carreira. A série surgiu a partir de uma peça de teatro The Audience, escrita por Peter Morgan em 2013. Nela, é possível ver a relação da Rainha Elizabeth II, interpretada por Helen Mirren, com os primeiros ministros que passam pelo cargo.
O objetivo da série é contar a vida da Rainha em um total de 6 temporadas, 6 décadas ao todo, fazendo com que dure entre 8 e 10 anos, segundo Peter Morgan.
Justamente por isso, a cada 2 temporadas acontecerá alterações no elenco de The Crown, para manter os atores escalados conforme as décadas retratadas.
Confira: PERDIDOS NO ESPAÇO: Ótima série que se perde no catálogo da Netflix
Carmen Sandiego vs Moana
MOANA – WINNER
Moana é a primeira princesa com origens no pacífico e na cultura Maori. Tanto aqui no Brasil, quanto nos Estados Unidos, a nova animação da Disney recebeu o título de Moana. Entretanto, isso não se repete em todos os países. Em alguns lugares da Europa, como Portugal, o filme ganhou o título de Vaiana. Enquanto na Itália, a produção se chama Oceania. Que a trilha sonora de Moana é maravilhosa, isso nós já sabemos.
As canções foram compostas e produzidas por Lin-Manuel Miranda, do sucesso da Broadway Hamilton, e por Mark Mancina, que já compôs uma canção de Irmão Urso, também da Disney. A dubladora original de Moana, a jovem Auli’i Cravalho, nasceu no Havaí e não tinha nenhuma experiência com dublagem ou cinema.
Moana é a segunda princesa da Disney a ter uma história que não fosse baseada em um conto de fadas e nem ter um interesse amoroso. A primeira foi Merida, de Valente.
Amélia Vs Grey’s Anatomy
GREY’S ANATOMY – WINNER
Na primeira temporada, a série passou por diversas mudanças de nome. Ela foi chamada de “Doctors”, “Surgeons” e depois “Complications”, antes de decidirem por “Grey’s Anatomy”. Shonda Rhimes teve a ideia de criar “Grey’s Anatomy” assistindo a séries sobre cirurgias no Discovery Channel e conversando sobre isso com sua irmã.
Rhimes escreveu o roteiro original sem descrever nenhum personagem, com exceção de Miranda Bailey. Ela era descrita como uma “loira baixinha com cabelo encaracolado”. Rhimes “achava que seria inusitado ter essa pessoa de aparência doce abrindo a boca e dizendo coisas duras”.
Originalmente a série se passaria em Chicago, cidade-natal de Rhimes, mas isso foi alterado porque era lá que também se passava a série “Plantão Médico” [“ER”]. Patrick Dempsey tinha muito medo de Rhimes quando a série começou a ser filmada. Durante o primeiro encontro entre os dois, Rhimes ficou apenas olhando para ele. Dempsey achou que Rhimes não tinha gostado dele, mas ela estava apenas pensando em diálogos para o seu personagem.
Todo sábado temos batalhas no nosso insta @caixadeseries.cs corre lá e participe.