Alex Nader ator carioca, começou sua carreira no teatro aos 11 anos e se profissionalizou em 1998. Ele chega em mais um trabalho, onde encarna o Sargento Rafael em “Arcanjo Renegado”, nova série da Globoplay, que chegou ao sistema de Streaming da Rede Globo no dia 07 de Fevereiro.
Em conversa com nossa equipe o ator comentou sobre o processo de criação da série e de seu personagem.
Nos dois meses que antecederam as gravações, passamos a ter um treinamento quase que diário (com o BOPE), e como uma das propostas, tínhamos que levar pra nossa vida pessoal, o comportamento policial.
SINOPSE DA SÉRIE:
Mikhael é o líder da principal equipe do BOPE. Quando um dos seus amigos é ferido em uma operação, ele busca vingança e acaba em conflito com a alta cúpula política do estado.
leia também: QUÂNTICO: Um jogo de poder que pode custar caro
Arcanjo Renegado se tornou a maior estreia da Globoplay. Como é fazer parte de uma produção de grande repercussão?
É muito gratificante, tendo em vista que essa é a possibilidade de saber que o trabalho deu certo! E num caso como esse, muitas portas se abrem! O resultado sempre será uma surpresa.
A série trouxe uma proposta realista muito forte e a prova disso é que parte do elenco é formado por policiais reais e Ex-Presidiários. Como foi feita está interação com o elenco principal da série?
De forma natural, como se todos fossem atores. É claro que pra nós, atores, tinha a possibilidade de observar o real bem de perto. O que ajudou muito na proposta da série de ser realista.
Vocês se prepararam intensamente para passar a maior naturalidade possível em cena. Como foi esse processo de estudo para compor seu personagem?
Mais do que um estudo, foi uma vivência real. Nos dois meses que antecederam as gravações, passamos a ter um treinamento quase que diário, e como uma das propostas, tínhamos que levar pra nossa vida pessoal, o comportamento policial.
Ir da minha sala pra cozinha, nunca mais foi a mesma coisa. Eu sempre dava uma fatiada antes de entrar (risos). Fatiar quer dizer, aquela olhada centímetro por centímetro, bem lento, até se certificar que não tem nenhum inimigo na direção.
O treinamento do BOPE ajudou bastante na performance do Sargento Rafael. Qual foi o aprendizado que você, Alex, tirou desse treinamento?
Não só do treinamento, como de todo o processo. Hoje percebo que meu olhar pra essa profissão mudou. O sistema é feito pra que tudo gire em torno do medo.
Essas pessoas trabalham sobre uma pressão que nós aqui fora, não temos como imaginar. Os caras correm risco de morte 24 horas por dia, só pelo fato de serem policiais. Assim como negros periféricos, que são mortos, por serem negros, em confrontos com essa mesma polícia que também é vítima do sistema. Uma dura realidade que precisa ser mudada.
E a resposta pra essa mudança não é difícil. Basta investir em educação. Mas isso já é uma outra pauta!
O gênero policial é muito bem aceito pelo público. Por ser algo que está sempre nos noticiários e é próximo da nossa realidade. Esse é um dos fatores para o sucesso da série?
Acredito que sim. Mas o fator forte da série é o fato de ser muito realista. Afinal de contas estávamos vivenciando ali a realidade do Rio de Janeiro, a única diferença é que a bala era de festim.
Já tem novos projetos em mente?
Sim. Assinei com a Record pra fazer a novela Gênesis. O que me deixou muito feliz, pois depois 22 anos trabalhando, esse é meu primeiro contrato pra fazer uma novela.
No teatro sigo viajando com o premiado Caranguejo Overdrive e Navalha na carne.
E alguns projetos em andamento com minha parceira de vida, Aline Borges, também atriz. Uma peça de teatro e um programa pra internet, no formato de jornal, só com notícias boas!!
leia também: NINGUÉM TÁ OLHANDO: Anjos brasileiros não decolam e termina sua jornada na Netflix
A temporada completa de Arcanjo Renegado está disponível na Globoplay e a emissora já confirmou a renovação da série para mais uma temporada.