0

Preciso iniciar dizendo que, quem não está assistindo essa novela, está perdendo uma das melhores obras televisiva dos últimos anos. Dito isto, vamos enaltecer essa preciosidade chamada Todas as Flores. 

João Emanuel Carneiro está, simplesmente, nos entregando o suco do entretenimento novelístico com essa obra magnífica. Trazendo um novelão clássico, daqueles que não víamos desde Avenida Brasil, com personagens cativantes, histórias interessantes e, acima de tudo, vilãs que nos fazem amar odiá-las.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | Maldivas: Série tem uma boa temporada, mas peca por não explorar suas tramas

A segunda novela original Globoplay, mas a primeira produzida especialmente para o streaming, Todas as Flores traz um elenco de peso, como Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Humberto Carrão, Mariana Nunes, Fábio Assunção, Thalita Carauta, Nichollas Prates, Caio Castro, Ana Beatriz Nogueira e grande elenco.

Com uma trama ágil, instigante e cheia de ganchos, a produção consegue trazer o clássico novelão que estamos acostumados e ao mesmo tempo consegue criar uma atmosfera de série com seus blocos de episódios semanais e seus ótimos ganchos. 

PROTAGONISTAS
Crítica Todas as Flores
Crítica – Todas as Flores: (esq. para dir.) Regina Casé, Mariana Nunes, Sophie Charlotte e Letícia Colin. | Crédito: Divulgação/Globoplay.

A protagonista da trama é uma jovem cega, que é abandonada pela mãe por causa de sua deficiência. No entanto, sua vida muda completamente quando sua mãe resolve vir atrás dela para que ela doe sua medula para sua irmã que está num tratamento contra uma leucemia. 

Maira (Sophie Charlotte) é uma típica mocinha, que vai sofrer o pão que o diabo amassou e sambou em cima, mas que é carismática e faz com que as pessoas criem uma empatia por ela e torça por seu final feliz. Sophie está brilhante no pape de uma jovem cega, ela passa muita verdade para quem está assistindo. 

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | RENSGA HITS: “Desatola bandida!” O grande sucesso do Globoplay não esteve nenhum pouco atolado

Rafael (Humberto Carrão) é também um típico mocinho, que cai nas tramoias das vilãs, muitas vezes tem ações inconsequentes que se parasse para pensar um pouco faria diferente. Ele é chato em muitos momentos, mas isso tudo são características de um mocinho raiz. Carrão é um excelente ator, não decepciona e entrega muito bem o seu papel.

VILÃS
crítica Todas as Flores
Crítica – Todas as Flores: Regina Casé é Zoé da Cruz. | Crédito: Divulgação/Globoplay.

João Emanuel Carneiro é um escritor que sabe fazer vilãs, vide a nossa eterna Carminha. Contudo, em Todas as Flores, ele não deixou por baixo e trouxe duas vilãs que com certeza ficará marcada nos anais da TV como vilãs inesquecíveis.

Para falar delas, vou começar com Regina Casé e sua Zoé, uma traficante de pessoas e que está envolvida com tudo que não presta. 

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | PANTERA NEGRA: Wakanda Forever é uma linda homenagem à Chadwick Boseman e muito mais

Zoé não poderia ser vivida por outra pessoa a não ser a Regina, a atriz consegue dar o toque perua brega com alma de pobre, com um carisma único. Sem contar a sintonia que ela e Letícia Colin conseguiram criar em cena, com boas tiradas e embates históricos. 

Crítica – Todas as Flores: Letícia Colin é Vanessa. | Crédito: Divulgação/Globoplay.

Colin você é monstra, saiba disso! Com sua Vanessa, que não sabe o que é direitos humanos e nem o que é o politicamente correto, rouba a cena e traz uma vilã carismática, sarcástica, debochada e sem escrúpulos. Era uma vilã dessas que estávamos sentindo falta.

Letícia, além de ter bons momentos com Regina Casé, tem bons momentos também com Caio Castro, onde protagonizam cenas mui calientes. 

COADJUVANTES, MAS QUE PODERIAM SER PROTAGONISTAS
Crítica Todas As Flores: Nicolas Prattes é Diego da Silva. | Crédito: IMDb.

Um dos grandes acertos de Todas as Flores é ter boas histórias, nas quais facilmente poderiam se tornar uma história principal.

Nicolas Prattes dá vida a Diego, um jovem que é preso depois de assumir um crime que não cometeu em troca de dinheiro para ajudar sua família. No entanto, o jovem é passado para trás e fica preso. Contudo, ele conhece um detento que o ajuda a sair da cadeia, com a condição dele ajudar a se vingar do cara que o colocou lá.

LEIA TAMBÉM: ANNE WITH AN E: 13 razões para assistir a injustiçada série da Netflix

Sofrendo mais que a Ju, o enredo de Diego e sua família sofredora, poderia facilmente ser a história central da novela. Neste núcleo, não tem ator ruim, nem mediano, todos entregam ótimas cenas, com boas atuações e sempre com acontecimentos que instigam a gente a acompanhar. 

Podemos destacar além do Nicholas a atriz Kelzy Ecard, que simplesmente dá um show a cada cena em que aparece. 

Outra trama que poderia ser trama central é a de Mauritânia, vivida por Thalita Carauta.

crítica Todas as Flores
Crítica Todas As Flores: Thalita Carauta é Mauritânia Munhoz. | Crédito: IMDb.

Se consagrando a cada episódio uma das melhores personagens da novela, Carauta também se mostra uma excelente atriz. Versátil, que tem facilidade de transitar entre o drama e o humor num piscar de olhos. 

Mauritânia com certeza entra no rol das grandes personagens que roubam a cena e a tomam para si.

“Estilo é uma marca própria. É uma coisa que um cachorro tem, um bandido tem, uma profissional de rua tem. Mas pessoas como você, que imita e copia os outros, que humilha as pessoas para se sentir superior, não têm. Fica a dica, tá?”.  

Mauritânia
NEM TUDO SÃO FLORES
Crítica – Todas as Flores: (esq. para dir.) Douglas Silva, Leonardo Lima Carvalho e Mary Sheila. | Crédito: Divulgação/Globoplay.

Apesar de ser uma ótima novela, Todas as Flores, também tem sua erva daninha. A produção escorrega no núcleo do Douglas Silva. O humor não orna com o restante da novela e o seu objetivo não é obtido, pois não tem graça nenhuma. A trama vive em círculo e nunca avança, tornando-a chata e desinteressante.

São ótimos atores, mas com uma trama que se perde diante das ótimas tramas que a novela traz.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | MANHÃS DE SETEMBRO: Necessária, segunda temporada vem para reforçar ainda mais o brilhantismo da série

Em suma, a novela do Globoplay tem mais saldo positivo do que negativo, onde tem todos os elementos de um bom e velho novelão. Excelentes atuações e ótimas histórias, sem falar que consegue instigar o telespectador a voltar toda a semana para assistir os novos episódios. 

A produção será dividida em duas partes, onde a primeira vai até dezembro e a segunda começa em abril. 

E você está acompanhando a novela do Globoplay, Todas as Flores?

9.5

Flávio Santana
Publicitário, geminiano apaixonado pelo mundo Geek. Filmes de terror e suspense sempre caem bem, mas o mundo fantástico me faz viajar. Dito isto, Harry Potter é meu Universo preferido.

CRÍTICA | PANTERA NEGRA: Wakanda Forever é uma linda homenagem à Chadwick Boseman e muito mais

ARTIGO ANTERIOR

W.I.L.L.O.W: Analisamos os dois primeiros episódios da série, será que vale a pena acompanhar?

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?