1

Arcanjo Renegado, série original Globoplay, que estreou este ano no sistema de streaming da Rede Globo, se tornou um fenômeno elogiado tanto pela crítica especializada quanto pelo público.  

LEIA TAMBÉM: Hérnan: O conquistador
1 – SOBRE A HISTÓRIA
crítica arcanjo renegado

Marcelo Mello Jr. em cena de Arcanjo Renegado. | Crédito: Globoplay.

Mergulhando no submundo da polícia brasileira e permeando pela corrupção e como tudo se comuna para os poderosos chegarem a seus objetivos, Arcanjo Renegado traz a realidade de forma magistral. Algo que não víamos desde o longa de José Padilha “Tropa de Elite”. 

Trazendo a história de Mikhael (Marcelo Mello Jr.), um sargento incorruptível, comandante de uma equipe do BOPE no Rio de Janeiro. Apesar de sua honestidade, o policial se envolve em uma operação que termina em chacina. Por isso, é transferido para uma unidade policial no interior do estado. 

Globoplay chegou com tudo e com ela trazendo a possibilidade de explorar temas de formas mais abertas, que se fossem feitas para a TV aberta, não seriam possíveis 

2 – OS GRANDES DESTAQUES

Marcello Melo Jr. e Danni Suzuki em cena de Arcanjo Renegado. | Crédito: Globoplay.

“Arcanjo Renegado” deu a Marcello Melo Jr. a oportunidade de se mostrar como um dos grandes atores que temos na atualidade. Com seu melhor papel na carreira, Marcello conseguiu imprimir sua identidade e trazer um ótimo personagem, cheios de nuances e conflitos.  

Além do protagonista, um dos grandes destaques da série é o ator Alex Nader, que traz em sua curta participação na série uma grande atuação como o Sargento Rafael, braço direito e cunhado do protagonista da série. Apesar de parte de sua carreira no teatro e no cinema, o ator entrega um ótimo trabalho, tendo uma química grande com Marcello Melo JR e com Erika Januza, que faz sua esposa. Assim sendo, espera-se vê-lo em novas produção e ganhando o destaque que merece.  

Ainda sobre o elenco, temos Danni Suzuki, que brilhou também em seu curto tempo de tela, mas nos lembrou o quanto carecemos vê-la novamente nas telas. A eterna Miyuki (Malhação), precisa voltar com tudo, é o que pedimos.  

leia também: ARCANJO RENEGADO: Alex Nader comenta o processo de criação da série
3 – OUTRAS RECURSOS E TRAMAS PECULIARES

Elenco em gravação de Arcanjo Renegado. | Crédito: Globoplay.

Outro ponto positivo da série é o intercambio que a produção fez entre os atores profissionais e ex-policiais. Os reais profissionais da segurança atuaram na série e orientaram os atores na forma de se portarem em um ambiente como este. Fazendo, com que a produção ganhasse um ar de veracidade pouco vista.

Em relação às cenas de ação, pode-se classificá-las como bem reais. As técnicas que vêm do nosso cinema, com os grandes filmes “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, que revolucionaram o realismo em cenas de tiro e de perseguição, ajudam na imersão dos telespectadores na história. 

Ainda é destaque, a forma com que o negro ganha protagonismo. Temos em seu protagonista um ator negro, que representa um poder dentro de sua área de atuação. Há também Flávio Bauraque, que exerce um cargo de alta confiança na politica. Isso é importante, para que o estigma de que atores negros só servem para ser empregados, bêbados ou escravos, seja diminuído. Quando uma série deste porte traz outros pontos de vistas, deve ser ressaltada.

Outro fator positivo é a retratação da sexualidade homo-afetiva. Na produção, temos dois personagens que são representados sem estereótipos ou trejeitos característicos à personagens gays. Assim sendo, são construídos como pessoas inteligentes e de grande influencia na sociedade.

4 – ALGUMAS FALHAS

Alex Nader e Marcello Melo JR. em cena de Arcanjo Renegado. | Crédito: Globoplay.

No entanto, apesar de ser motivos de elogios, o show tem seus pontos fracos. Podem ser citados, alguns planos de gravação usados na série. Câmeras de mão que tremes demais em certos momentos, ângulos que não comunicam em nada. Além disso, o uso excessivo de subjetivas, que por certas vezes me dava a impressão de que alguém estava vigiando, ou estava na espreita, mas não existia. 

leia também: NINGUÉM TÁ OLHANDO: Anjos brasileiros não decolam e termina sua jornada na Netflix

Portanto, para quem procura uma série policial, com muita ação, jogos de poderes, máfia, sexo visceral e uma boa história, Arcanjo Renegado, série Original Globoplay, é uma ótima pedida.  

ASSISTIMOS! E AÍ? - ARCANJO RENEGADO

9

Flávio Santana
Publicitário, geminiano apaixonado pelo mundo Geek. Filmes de terror e suspense sempre caem bem, mas o mundo fantástico me faz viajar. Dito isto, Harry Potter é meu Universo preferido.

Hernán: O Conquistador: History estreia superprodução mexicana

ARTIGO ANTERIOR

REVIEW LEGACIES S02 EP15 – FUSÃO DAS GÊMEAS E MORTES DE PROTAGONISTAS MARCAM O EPISÓDIO

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?