A última temporada de uma das melhores séries da DC, “Raio Negro”, finalmente chegou ao Brasil. Contudo, muito embora os fãs esperassem um final digno para a qualidade da série, isto não ocorreu.
O último ato trouxe em sua trama mudanças no elenco principal, morte do grande vilão e conexões com séries derivadas da produção, que não vão mais acontecer.
TRAMA MORNA E FINAL FRACO
Infelizmente, para os fãs do herói, a última temporada de sua série finaliza a produção de uma forma muito aquém do seu legado. Isto pois, um dos pontos que fizeram de “Raio Negro” uma das melhores séries da DC, sempre foi a sua crítica social. Contudo, a trama coloca tais temas em segundo plano para terminar a história que precisava ser concluída.
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – LOKI
Até aí tudo bem! Mas, com decisões erradas de roteiro e sem um dos seus principais pontos fortes, a temporada final de Raio Negro (muito embora tenha os seus momentos), não foi a despedida que os fãs queriam e nem que a série merecia.
O VILÃO É A MELHOR COISA DA TEMPORADA FINAL
Sem sombra de dúvidas, se tem algo ou alguma coisa que merece ser destacada da temporada é o ator Marvin Krondon e a sua interpretação do vilão Tobias Whale.
Desde o início da série Krondon entregou um vilão verdadeiramente “casca groça”. O desenvolvimento do personagem, do início ao fim da série, foi perfeito. Sempre entregando uma excelente atuação, mesmo quando o roteiro e a temporada não o ajudavam muito.
LEIA TAMBÉM | RAIO NEGRO: Anúncio do fim e produção de spin-off da série pega os fãs de surpresa
Por conseguinte, nesta última temporada vemos Tobias no auge dos seus poderes como vilão. Definitivamente ele é a alma da série, proporcionando cenas verdadeiramente épicas.
Krondon claramente utilizou de elementos de outros clássicos e icônicos vilões da DC e Marvel para compor o seu Tobias Whale. E em “Raio Negro 4” isto fica ainda mais visível.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS: MOTIVOS PARA ASSISTIR RAIO NEGRO
Portanto, pode-se dizer que o Tobias de Krondon é uma mistura na medida certa do Lex Luthor de Michael Rosenbaum (“Smallville”), o Rei do Crime de Vincent D´Onofrio (“Demolidor”) com o Coringa de Heath Ledger (“Batman- O Cavaleiro das Trevas”).
PONTOS NEGATIVOS QUE PREJUDICARAM A TEMPORADA
Inúmeros são os fatores que fizeram com que a temporada não fizesse justiça ao legado da série. Além do seu roteiro fraco (já mencionado anteriormente), podemos destacar dois outros motivos que justificam a pífia season finale que a produção teve.
Estando entre eles, os seguintes elementos:
CHINA ANNE MCCLAIN É SUBSTITUIDA
Uma das coisas que mais me causou estranheza nessa temporada foi a inexplicável substituição da atriz China Anne Mcclain no meio da temporada.
A nossa eterna “Descendente”, foi substituída no papel de Jennifer Pierce pela atriz Laura Kariuki, deixando a entender que o personagem estava sendo reformulado.
LEIA TAMBÉM | Monstro do Pântano: Herói pode ser introduzido ao Arrowverse em Legends of Tomorrow
Contudo, !!SPOILER!! a substituição não acrescentou nada a trama, só servindo como um plot twist com o retorno de Mcclain para o último episódio da série.
REFERÊNCIAS A DERIVADOS CANCELADOS DOS SHOW
Por conseguinte, outro ponto que levou ao “fracasso” dessa temporada foi as constantes referências e introdução de elementos que serviram como base de fundamentação de suas séries derivadas.
Vale ressaltar que, ao longo do último ano de “Black Lighting”, a CW havia encomendado dois episódios pilotos de produções derivadas do show. Um deles séria focada no anti-herói do show, o Painkiller. E a outra seria focada só nas filhas de Jefferson Pierce.
LEIA TAMBÉM | STARGIRL 1X13: Final da temporada apresenta um show de lutas e deixa muitas perguntas para o próximo ano
Contudo, no decorrer da última temporada de “Raio Negro”, o canal responsável pela série (The CW), mudou os planos e decidiu cancelar os seus derivados. Desta forma, as conexões que a produção havia feito com essas produções ficaram sem sentido, e portanto, a trama da série perdeu a sua lógica.
CONCLUSÃO
Em suma, a temporada final de Raio Negro é “uma colcha de retalhos”.
Portanto, devido aos seus inúmeros problemas de bastidores, durante a sua exibição original nos EUA, a trama da série acabou deixando pontas soltas que provavelmente nunca serão respondidas.
O que, infelizmente, levou ao fim decepcionante para uma das melhores séries da DC.