0

The Mandalorian, primeira série spin-off da franquia cinematográfica criada por George Lucas, Star Wars, chegou ao catálogo do “Disney+” em Dezembro de 2019 e logo caiu nas graças do público e da crítica especializada.

Contudo, a produção se passa cerca de cinco anos após a queda do império galáctico e antes do surgimento da temida Primeira Ordem. Desta forma, a produção conta a história de um Mandaloriano. Um pistoleiro, mercenário e caçador de recompensas, que viaja pelos planetas mais remotos do espaço, em busca de tudo aquilo que os seus clientes lhe pedem.

LEIA TAMBÉM | STAR WARS: DISNEY+ ESTÁ PRODUZINDO MINISSÉRIE  SOBRE O GUERREIRO BOBA FETT

Por conseguinte, no texto a seguir farei uma crítica comparativa entre as duas primeiras temporadas da série.

Portanto, sem mais delongas vamos a nossa crítica The Mandalorian.

O ENRENDO

No primeiro ano do spin-off, acompanhamos as aventuras de um Mandaloriano pelo espaço. Cujo o seu maior objetivo é cumprir todas as suas missões com eficiência para que assim possa crescer de posição dentro da doutrina de seu credo.

No entanto, tudo muda quando em uma de suas missões ele é contratado pelas forças remanescentes do império galáctico para encontrar e sequestrar um mistério ser.

Contudo, o mercenário acaba descobrindo que a sua encomenda é na verdade um doce bebê. Temendo o interesse do Império na jovem criatura ele decide por protege-lo ao invés de entregá-lo ao seu cliente.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – VIKINGS SEXTA TEMPORADA

Mas, o que ele não sabia é que praticamente todo o universo estaria atrás desse serzinho. Nem que a criatura poderia ser um remanescente de uma raça inimiga a muito extinta. E menos ainda, que os dois estabeleceriam uma relação pai e filho.

Agora, com toda a frota imperial atrás deles o mandaloriano terá que proteger a criança até que encontre um lugar seguro para ele.

Por sua vez, no segundo ano do show, tal pistoleiro espacial ainda não conseguiu achar um lugar seguro para a criança. No entanto, após os eventos ocorridos no primeiro ano da produção a sua missão agora é mais clara.

Ele deve reunir o fofíssimo, agora garoto, com os de sua mesma espécie. Uma raça de guerreiros que a muito tempo se julgava extinta, chamada de Jedi.

Contudo, sua missão não será fácil e ele precisará da ajuda de velhos e novos aliados.

Elenco

crítica the mandalorian

Protagonizado pelo astro Pedro Pascal (Game Of Thrones), a primeira temporada da série possui um grande elenco. Com nomes como, Carl Weathers como Greef Karga, Werner Herzog como “O Cliente”, Omid Abtahi como Dr. Pershing entre outros.

Contudo, por sua vez, em seu segundo ano além do retorno do seu elenco original a produção ainda contou com a adição de nomes de peso. Como por exemplo, a atriz Rosario Dawson como a icônica Jedi Ahsoka Tano. Além do ator Temuera Morrison que interpretou no novo ano do seriado o icônico clone mandaloriano da franquia cinematográfica de Star Wars, o Boba Fett.

Mas a “cereja do bolo” sem sombra de dúvida ficou por conta do retorno do icônico personagem Luke Skywalker a franquia por meio do derivado.

Interpretado originalmente nos cinemas pelo astro Mark Hamill, o personagem foi novamente vivido pelo ator na season finale do novo ano da série.

Referências ao Universo Expandido de Star Wars

Várias foram as referências a franquia cinematográfica de “Star Wars” ao longo da primeira temporada do derivado. Tais como por exemplo, dois easter eggs; no início da estreia de The Mandalorian contêm referências a um dos capítulos mais criticados da história de Star Wars: o Star Wars Holiday Special.

LEIA TAMBÉM | KENOBI: NOVA SÉRIE DERIVADA DE STAR WARS ESTÁ EM PRODUÇÃO NO DISNEY+

Por conseguinte, na segunda temporada da série temos incontáveis referencias ao universo. Tais como por exemplo, a aparição da personagem Sasha Banks. Ela aparece nas sombras, envolta sob um capuz que é muito usado pelos Jedis, no final da segunda temporada.

Contudo, além dessa referencia várias outras podem ser vistas ao longo da segunda temporada. Entre as mais relevantes estão, a Razor Crest voando com X-Wings da República, a mochila a jato do Mandaloriano, Tatooine (o planeta onde Luke Skywalker e seu pai Anakin viveram quando crianças), entre outras.

Atuações

O destaque do primeiro ano do show fica, sem sombra de dúvidas, para o carismático “Baby Yoda”. Sua fofura e carisma com certeza contribuíram e muito para o sucesso imediato da produção.

Por sua vez, o astro Pedro Pascal não fica de fora. Em seu primeiro grande papel como o protagonista de uma grande produção ou série de peso, Pascal da um show de interpretação como o nosso “mandaloriano favorito”. E isto, praticamente sem mostrar o seu rosto durante toda a temporada.

Giancarlo Esposito, é outro que rouba a cena durante o primeiro ano da série como o grande vilão da temporada.

Crítica the mandalorian

LEIA TAMBÉM | DISNEY GALLERY: DOCUMENTÁRIO DE THE MANDALORIAN GANHA TRAILER, ASSISTA!

Apesar de que todos esses personagens e seus respectivos interpretes tenham voltado para o novo ano da produção e entregado mais uma vez boas atuações. Entretanto, os novos personagens introduzidos na trama foram os que chamaram a atenção.

Por exemplo, a Ashoka Tano da atriz Rosário Dawson foi uma dessas gratas surpresas que o novo ano da série trouxe para os fãs. Além da sua incrível semelhança física para com a icônica personagem, a sua interpretação como a Jedi é simplesmente incrível.

A atriz incorporou da melhor maneira possível a personagem ao mesmo tempo em que trouxe elementos adicionais a ela que casaram muito bem com as suas características predominantes.

Por conseguinte, outro ator que chega ao holofotes da segunda temporada de “The Mandalorian” é Temuera Morrison. Ele que interpretou Jango Fett em Star Wars: Ataque dos Clones, de 2002, voltou para o universo da franquia na série do “Disney Plus”, desta vez como o icônico personagem Boba Fett.

Conclusão

Em suma, não seria nenhuma demagogia apontar a produção do streaming da Disney como sendo uma das melhores adaptações do universo Star Wars a ser produzida.

Com elementos que remetem a todas as obras deste universo, desde os seus filmes até as suas animações, “The Mandalorian” é uma grande e linda homenagem á franquia. Além de abrir o leque para infinitas possibilidades para outros derivados que podem surgir a partir dele. Tais como as já anunciadas séries solos de mestre Jedi Obi Wan Kenobi e do próprio Boba Fett.

Portanto, trata-se de uma verdadeira celebração aos fãs da franquia e ao legado de George Lucas, seu criador.

ASSISTIMOS! E AÍ? - THE MANDALORIAN 1&2

9.5

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

LEGACIES: Tudo o que sabemos, até agora, sobre a 3ª temporada

ARTIGO ANTERIOR

LOVECRAFT COUNTRY: Curtiu a nova produção de terror da HBO? Confira 5 curiosidades sobre o show!

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?