“Instinto”, série espanhola da Amazon, dirigida por Teresa Fernández-Valdés, Ramón Campos, Gema R. Neira e protagonizada por Mario Casas, que está disponível no Prime Vídeo é a nova aposta espanhola no mundo das séries. A trama aposta no erótico e é comparada a franquia “50 tons”, por investir em muita nudez e fetiches sexuais.
Marco (Mario Casas) é um jovem empresário de sucesso que é assombrado por seu passado e não consegue estabelecer relações emocionais. Seu único conforto é um clube privado em que pessoas procuram prazer sem revelar sua identidade. Instinto nos leva a um quebra-cabeça, em que as peças se encaixam à medida que Marco vai recordando seu passado, e te garanto que você se surpreenderá com seu trauma.
LEIA TAMBÉM: OS 13 PORQUÊS – RAIO NEGRO
O sexo e os fetiches são trazidos na trama como um refúgio para que o personagem consiga passar por momentos de fragilidade. A construção do centro de sexo é bem verossímil, passando muita realidade nas cenas, ao ponto de chegarmos a acreditar que de fato estamos assistindo um verdadeiro ato sexual. Para isso, o show faz uso muita nudez, contando com várias cenas com nu frontal, tanto masculino quanto feminino.
No lugar, onde Marco vai para liberar suas tensões, as pessoas usam máscaras como forma de se preservarem e de não criarem nenhum tipo de ligação com aquelas pessoas ao terem relações sexuais.
O nome da série como já foi citado é “instinto”, mas facilmente poderia ser chamada de “traumas”, pois todos os personagens possuem algum tipo de trauma em sua vida. O que me leva a pensar que a série tenta trabalhar essas questões com o objetivo de evidenciar a forma como as pessoas encaram esses momentos e como isso pode refletir em suas vidas.
LEIA TAMBÉM: ESPECIAL – EU CONHECI JESUS
No caso do nosso protagonista, seu trauma ocorre na infância e o persegue em sua vida inteira. Por conta disso, o personagem desenvolve resistência em se relacionar com outras pessoas, tanto nas questões interpessoais quanto nas amorosas. Isso faz com que procure relações que não impliquem criação de laços.
A série ainda levanta inúmeros questionamentos, dentre eles, o fato de que todos temos ou teremos problemas e que, para conseguir curar esses problemas é preciso procurar ajuda e se permitir ser ajudado.
O ponto em que temos essa visão é quando descobrimos que a psicóloga de Marco também faz analise. Para resolver seus traumas, assim como seu paciente, também procura o sexo como uma válvula de escape de seus problemas.
Um dos grandes destaques de Instinto da Amazon é o ator Óscar Casas que interpreta José Mur, irmão de Marco, que tem autismo. O ator consegue trazer uma interpretação verdadeira e bem convincente. A ligação que José e Marco possuem é interessante de ser acompanhada.
LEIA TAMBÉM: BATALHAS DO INSTA – SITCOMS
Isso, pois, temos de um lado um autista que ama e confia em seu irmão, e que tem suas maiores crises quando não pode vê-lo. Por outro lado, temos Marco, um homem traumatizado que não sabe lidar com suas emoções e sentimentos. Um homem contido e inexpressivo com seus sentimentos. Porém, que consegue transparecer seu amor pelo irmão.
Não temos atores ruins. Cada um consegue ganhar seu destaque quando necessário. No entanto, temos exageros, como é o caso da mãe do protagonista, Laura Mur (Lola Dueñas). A atriz desenvolve bem a personagem, mas apresenta certo excesso em seu personagem. A atuação poderia ser um tom a menos a meu ver, mas nada que enfraqueça seus momentos na série.
LEIA TAMBÉM: ASSISTIMOS! E AI? – LA CASA DE PAPEL PARTE 4
A trama da empresa é um pouco descolada do enredo principal. A principio parecia ser eminente um grande conflito na série, que até ocorre em certo momento, mas não influencia muito na história central. Porém, o núcleo possui momentos interessantes. Um bom exemplo é a lição de nem sempre uma mulher precisa de um homem para se sentir plena e poderosa em sua área de trabalho. E, que as mulheres podem se relacionar com homens apenas por desejo.
Instinto da Amazon Prime Vídeo é bastante coerente, pelo menos no arco principal, que diz respeito aos traumas de Marco e José. Por outro lado, a série termina com pontas soltas, o que nos intriga o bastante para acreditar que teremos segunda temporada, e que possa haver um assassinato ou algo do tipo.
A produção é curta, com apenas oito episódios, e está completa na Amazon Prime Vídeo. Vale muito a pena assistir.