1

Após uma longa pausa por conta da epidemia que atinge o mundo, um novo episódio de Riverdale foi liberado. Com isso, o Caixa de Séries já disponibiliza todas as nossas impressões no nosso Review Riverdale 4×17. O episódio trouxe muita música, conflitos e uma traição difícil de ser engolida pelos fãs. Então, vamos comentar tudo o que rolou no episódio musical da temporada, e já vamos começar pela traição que rolou! (Atenção! O texto contém spoilers).

ANTERIORMENTE: REVIEW RIVERDALE 4X16
1 – TRAIÇÃO NO QUARTETO: UMA SITUAÇÃO FORÇADA
review riverdale 4x17

Review Riverdale 04X17.

Bom, há uns três reviews atrás, o caixa já previa que a dinâmica amorosa do quarteto principal de Riverdale, seria bagunçada. Porém, esperávamos o mínimo de cuidado e desenvolvimento, para que isso pudesse funcionar da forma menos forçada possível. Porém, a produção seguiu exatamente o caminho contrário, fazendo com que Betty e Archie se encantassem magicamente em 3 episódios e traíssem seus parceiros.

Quem acompanha sabe que nunca fui contra a possibilidade de Betty e Archie fossem explorados, enquanto casal. Afinal, essa possibilidade é algo que paira na série desde o seu episódio piloto. É como se o casal assumisse a função de promessa nunca cumprida. No entanto, para que uma mudança nesse nível seja minimamente aceita pelos espectadores, é preciso de alguns ingredientes desconhecidos de Riverdade: desenvolvimento, sutileza e profundidade.

LEIA TAMBÉM: REVIEW LEGACIES 2X16

Em contrapartida ao que esperávamos, recebemos os piores e mais infantis artifícios que poderiam ser usados. Verônica briga com Archie, pelo fato dele esconder que o Hiram passou mal na academia, segundo ela, o namorado deveria te-lo levado de imediato para um hospital. Até parece que a morena não conhece a droga de pai que possui. Enquanto isso, Betty briga com Jughead por um motivo ainda mais bobo, o fato dele preferir investigar à fazer suas tarefas atrasadas, correndo risco de não se formar.

Ou seja, brigas completamente superficiais de um roteiro preguiçoso, que tinham um único objetivo: forçar ainda mais a aproximação de Betty e Archie. A dupla, agora aspirante à casal não perde tempo e é colocada em uma cena pseudo-fofa com música, luzes e um beijo de traição. Para piorar a situação, ambos decidem não contar sobre o ocorrido à seus parceiros, o que foge do padrão de comportamento apresentado pelos personagens até aqui. E aí fandoms? Curtiram essa reviravolta?

2 – AS NADA NATURAIS INTERVENÇÕES MUSICAIS
review riverdale 4x17

Review Riverdale 04X17.

É notável a influência musical na série ao longo de sua trajetória. Foram inúmeros os momentos, em que acompanhamos números musicais. Porém, em cada temporada, há pelo menos um episódio destinado especialmente à cantoria. Assim sendo, o episódio 17 dessa temporada teve essa missão.

Sobre isso, acredito que não apenas eu, acaba sentindo um incômodo, quando de repente os personagens começam a cantar. As expressões enquanto cantam são tão bizarras. No entanto, esse não é um problema apenas de Riverdale, mas sim de qualquer série que se permite oferecer um episódio desses, bons exemplos são Grey’s Anatomy, Dinasty e Legacies. Porém, o último exemplo, também da CW, inseriu a música por meio do recurso “show de talentos”, sem cantoria repentina.

LEIA TAMBÉM: SKEET ULRICH E MARISOL NICHOLS DEIXAM RIVERDALE

Com um elenco talentoso, tivemos mais um show, que mais agradou, do que foi um problema. Ao menos, toda essa atmosfera serviu pra três coisas. A primeira, para que magicamente Archie lembrasse da sua relação com a música. A segunda, para que os personagens, que são adolescentes, tivessem momentos como adolescentes. E a última, para que tivéssemos “The Archies”, algo que eu não sabia que eu precisava, até ter.

3 – KEVIN, CHONI E A REPRESENTATIVIDADE DA CAUSA

Review Riverdale 04X17.

Kevin nos foi apresentado ainda no primeiro episódio como o melhor amigo gay de Betty. Porém, com o passar da série, sua relevância diminui drasticamente, a ponto de ser confundido com um figurante. O ótimo personagem é mais uma vítima da superficialidade do roteiro de Riverdale. Com personagens sem profundidade, a série usa Kevin da forma que convém ao roteiro, e essas formas nem sempre fazem sentido.

No entanto, nesse episódio, o personagem ganhou destaque, pois em meio à organização de um show de variedades o personagem decide ensaiar um número musical nada conservador. Com isso, o diretor coloca inúmeros empecilhos para apresentação, que segundo ele representava libertinagem e legitimação da comunidade LGBTQI+, a qual Kevin pertence.

LEIA TAMBÉM: OS 13 PORQUÊS – RAIO NEGRO

Nos embates com o diretor, o amigo de Betty chegou a se travestir, fazer apresentações pela escola e conseguiu o forte apoio de Cheryl e Tony. O grupo, para defender seus ideais, chegou a extremos e acabou sendo censurado pela direção, que decidiu cancelar o show. Mais ao fim do episódio, vemos que o show foi executado, porém no estabelecimento de Verônica.

A causa LGBTQI+ é bastante importante. Sentir-se representado em uma série de reconhecimento mundial é incrível. Porém, já algum tempo, Cheryl, Tony e Kevin, principalmente Kevin, não conseguem ter o desenvolvimento que merecem. Com histórias nada interessantes e trajetórias questionáveis, é triste ver que o trio é esquecido no churrasco em várias ocasiões e vez ou outra ganham destaque. Destaque esse, vindo do fato de serem personagens gays. Como se esta fosse a única característica, ou ponto a ser explorado nos personagens.

4 – PALAVRA FINAL

Review Riverdale 04X17

Em suma, o episódio trouxe uma atmosfera diferente da usual para a série, sendo bastante interessante acompanhar nossos heróis tendo que lidar com conflitos comuns de adolescentes. A inserção de Kevin no grupo resgatou um pouco da importância do personagem na dinâmica do show. Além disso, a mensagem anti-censura, pregada por ele, junto do casal Choni, merece ser ouvida e refletida.

Por fim, sobre o nosso quarteto principal, não prevejo tempos bons para fandoms doentes e irracionais. Mais uma vez, reafirmo que mudanças sempre são boas, afinal o quarteto parece estar engessado, sem novidades. O problema é a forma superficial com que essa mudança está sendo executada. No mais, agora é esperar os próximos episódios, que provavelmente terão foco nos conflitos amorosos, mas também no mistério do voyeur misterioso, que foi resgatado do churrasco, em que tinha sido esquecido.

Confira nosso vídeo com 5 razões para crer em Barchie clicando aqui

REVIEW RIVERDALE - 04x17

7

Wes Santos
Graduando em Letras Português pela UESPI, nordestino, piauiense, músico, escritor, apaixonado por seriados de TV, inclusive Youtuber de séries (SERIANDO COM WES). Sou extremamente tímido e reservado, beirando a chatice. Todo mundo deve ter um top 5, o meu: 1. Friends, 2. The Vampire Diares, 3. Greys Anatomy, 4. The O.C e 5. Elite.

CRÍTICA | INSTINTO: Série espanhola da Amazon aposta em traumas, fetiches e nudez frontal

ARTIGO ANTERIOR

LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA: HQ vai ganhar série em live-action pela HBO MAX

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM Reviews