O terceiro episódio, 1×03, de “Lovecraft Country”, série já aclamada da HBO, criada por Jordan Peele e produzida pelo cineasta J.J.Abrams, foi ao ar neste domingo (30/08). O roteiro do episódio em questão voltou-se a temática de terror. O que, ao meu ver, agradou mais que o capítulo anterior da produção.
ANTERIORMENTE | REVIEW LOVECRAFT COUNTRY 1X02
Sem mais delongas, vamos ao review 1×03 “Lovecraft Country”.
ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS!
No terceiro episódio da série, a trama se desenvolve algumas semanas depois dos acontecimentos ocorridos durante o episódio 1×02. Assim sendo, os personagens tentam levar a vida normalmente, após descobrirem que a magia realmente existe. Além disso, ainda tentam assimilar os acontecimentos passados e a morte de George.
Atticus tenta cuidar da família do seu falecido tio, mas enfrenta a rejeição de sua tia Hippolyta. A personagem acredita que o sobrinho não lhe contou toda a verdade sobre a morte de seu marido. Em meio aos problemas com a tia, Atticus tenta se reaproximar do pai, mas sem sucesso.
Paralelo a isso, Letitia ganha uma bolada em dinheiro, através de um suposto testamento de sua mãe. Com esse dinheiro, decide comprar um enorme casarão em um bairro predominantemente habitado por pessoas brancas. Com isso, a personagem pretende transformar o lugar em um abrigo para pessoas negras que necessitem de ajuda.
LEIA TAMBÉM | REVIEW LOVECRAFT COUNTRY 1X01
No entanto, ela enfrenta a rejeição dos vizinhos e conflitos com a polícia, enquanto percebe, gradativamente, que existe algo muito ruim e sobrenatural dentro da casa comprada.
Ao confrontarem o novo inesperado, Letitia e Atticus decidem resolver o problema antes que algo de muito ruim aconteça novamente e, se deparam mais uma vez com algo que eles nunca poderiam ter imaginado.
E, é exatamente neste momento, que uma figura do passado reaparece para colocar o protagonista em busca de um misterioso livro. A obra procurada pode conter todas as respostas para tudo o que está acontecendo ao seu redor e como sobreviver a isto.
O novo episódio retoma para a narrativa da produção o forte principio de critica social apresentada no piloto. Dessa forma, preconceito e intolerância racial são os pontos principais do capítulo em questão. Sendo até mesmo, mais importantes que os mistérios sobrenaturais.
Mas, isto não quer dizer que o lado sobrenatural, tão esperado pelos fãs, tenha ficado em segundo plano. Muito pelo contrário. Jordan Peele, que é mestre em colocar as suas intensas criticas sociais dentro de elementos clássicos do terror, volta a fazer isso neste terceiro episódio.
LEIA TAMBÉM | BATALHAS DO INSTA- FILMES X SÉRIES (ADAPTAÇÕES)
Com algumas cenas de terror muito bem construídas, o episódio garantiu ao público alguns bons momentos de tensão e alguns bons sustos. O episódio 1×03 de “Lovecraft Country”, prende o espectador por sua construção sobrenatural aliada ao seu teor crítico.
Em suma, “Holy Ghost”, é um episódio tão bom, intenso e impactante quanto o episódio piloto da série. Jordan Peele consegue unir de forma perfeita drama, terror e crítica social. Dessa forma, a produção do episódio ocorre de forma que não se perde a essência da narrativa.
Enfim, cada um dos elementos, aqui elencados, são focados em determinados momentos da trama. Isso, ocorre por um propósito específico, que nos é apresentado ao longo do episódio. Por essa razão, em minha opinião, “Lovecraft Country” é uma das melhores séries da atualidade, se levarmos em conta quesitos como inventividade e relevância social. Assim, encerramos o nosso review Lovecraft Country 1×03.
O quarto episódio da primeira temporada da série vai ao ar no próximo Domingo (06 de Setembro), às 22h, horário de Brasília, pela HBO Brasil.