6

Uma criança assassinada e um inocente acusado por um crime que não cometeu. Essa é a premissa de Outsider, série da HBO adaptada do romance policial de Stephen King, mas, é claro, sem deixar de lado as características que fazem de suas obras Best-Sellers mundiais, uma abordagem sombria e peculiar do mundo.

Elenquei cinco tópicos que achei interessantes e que, na minha opinião, foi fundamental para o sucesso da obra.

leia também: WESTWORLD: Primeiras impressões e o que você precisa saber antes da 3ª temporada
1- STEPHEN KING:
Stephen King autor de The Outsider.

Stephen King autor de The Outsider. | Crédito: Google Imagens.

Stephen King é um escritor norte-americano de terror, ficção, sobrenatural, suspense, ficção cientifica e fantasia. Seus livros já venderam mais de 400 milhões de copias em todo o mundo, com publicações em mais de 40 países.

Nascido em 1947, King é o nono autor no mundo com mais livros traduzidos em toda a história. Suas obras literárias já foram diversas vezes adaptadas tanto para os cinemas quanto para televisão.

Entre as obras estão: “IT- A COISA”, “O ILUMINADO”, “DOUTOR SONO” “CEMITÉRIO MALDITO”, “O NEVOEIRO”, “A TORRE NEGRA” entre outros.

Não podemos negar que o simples fato de ser uma obra de King, já vale a pena ser vista.

Obs.: Não conte com a adaptação de “O Nevoeiro” da Netflix

2- A TRAMA
O "Estranho" em cena de Outsider.

O “Estranho” em cena de Outsider da HBO. | Crédito: HBO.

A adaptação televisiva da obra de Stephen King, considerado por muitos como o mestre da literatura de terror e sobrenatural, teve a sua primeira temporada recentemente exibida pelo canal pago HBO, com um total de 10 episódios de cerca de 50 minutos de duração cada.

O show é extremamente arrepiante, obscuro e viciante. A produção conta a história de Terry Maitland (Jason Bateman), treinador da liga infantil de beisebol, professor de inglês e pai da duas garotas pequenas. Terry é um dos homens mais queridos e respeitados da cidade em que vive. Até que um dia, ele se vê preso em um pesadelo muito real, ao ser acusado de ter assassinado brutalmente um garoto de 11 anos.

Jason Bateman em participação em Outsider.

Jason Bateman em participação em Outsider da HBO. | Crédito: IMDb.

leia também: FRIENDS: É real! Elenco se reunirá em especial para a HBO Max

“OUTSIDER”, assim como toda obra de King, começa com um crime hediondo; o assassinato brutal de um menino de 11 anos (Frankie Peterson). A criança é encontrada em um parque na pequena cidade americana na qual a criança residia. O corpo da vítima em questão, é encontrado completamente destroçado, com enormes marcas de mordidas humanas. E, é nesse momento, que somos apresentado ao protagonista da série, Ralph Anderson interpretado pelo ator Ben Mendelsohn, o policial que ficara responsável por investigar o crime.

As investigações policias sobre o crime, juntamente com todas as provas criminais, assim como a pericia, apontam Terry Maitland como o assassino de Frankie. Todos estão convencidos de que acharam o verdadeiro culpado pelo brutal crime. Entretanto, quando Terry esta indo a julgamento, ele é friamente assassinado, pelo irmão mais velho da vítima.

Eis então, que a policia descobre imagens de uma fita de segurança em uma convenção de professores em uma cidade à cerca de 400 km do local do crime, que mostram e confirma que Terry estava nessa conferência, na mesma hora em que o jovem Frankie foi assassinado, de modo que, a polícia então, passa a ter um mistério sem explicação lógica a ser solucionado.

Entretanto, mesmo que todas as provas periciais apontem para a culpabilidade de Terry, uma coisa é certa; ou ele adquiriu a habilidade de estar em dois lugares destintos ao mesmo tempo, ou a polícia (mais especificamente, Ralph), cometeu um erro terrível, e condenou um inocente levando-o a morte, por um crime que não cometeu.

3- O ELENCO
Otsider Stephen King

Cynthia Erivo e Ben Mendelsohn em cena de Outsider da HBO. | Crédito: HBO.

Apesar de ser uma obra de Stephen King, Outsider não é propriamente dito um série de terror. Ela se volta mais para o gênero de investigação policial e ação com uma leve pitada de sobrenatural.

Um dos pontos positivos, sem qualquer sobra de duvida esta em seu elenco recheado de atores do mais elevado calibre, contendo nomes como: Jason Bateman (Terry Maitand), Ben Medelsohn (Ralph Anderson), Cynthia Erivo (Holly Gibney), Julianne Nicholson (Glory Maitand), entre tantos outros extremamente talentosos.

Todos entregam bem os seus personagens, mas os grandes destaque ficam por conta de Ben Medelsohn e Cynthia Erivo, que interpretam respectivamente, os personagens Ralph Anderso e Holly Gibney.

A dramaticidade que ambos entregam aos seus personagens na trama é de tirar o chapéu, principalmente Cynthia, que desde o primeiro momento em que aparece, muda a perspectiva de sua narrativa por completo, e começa a desenrolar a teia, que levará à conclusão do caso, muito embora, ela possa vir a não ser o que todos esperam.

Leia também: Hernán: O Conquistador: History estreia superprodução mexicana
4- O QUE EU ACHEI
Cena de Otsider Stephen King

Cena de Outsider da HBO. | Crédito: HBO.

Aqui eu só posso opinar sobre a produção HBO, pois ainda não li o livro em que ela se baseou, embora Stephen King seja um dos meus autores favoritos, e com certeza, “Outsider”, está nos meus planos de leitura.

A adaptação, foge do que se é esperado por se tratar de uma obra de King, ao invés disso, se aproxima mais de uma série de investigação policial com uma pitada de sobrenatural,  mesmo assim, não vejo isso como ponto negativo.

Entretanto, o show tem o selo de qualidade HBO e agrada em cheio o público, com um mistério intrigante que você não tem noção do que vai acontecer. Apresentando personagens complexos, além de abordar temas que são muito presentes nas obras de King, como família, a dor da perda, a cresça ou não em Deus ou numa força maior que move o universo, a essência da própria natureza humana, entre outros temas.

Referências:

Embora a produção entregue uma boa adaptação da obra de King, trazendo elementos e referencias de outras obras do autor, principalmente de “IT”, cujo a série é repleta de pequenas referencias, o seu fim deixa, um pouco, a desejar.

Logo depois de desvendado o mistério e identificado o verdadeiro assassino, a resolução do conflito final é feita de uma forma muito simplória e rápida.

A sensação que a série nos dá, durante todo o seu desenrolar, é a de que o embate final com o “estranho” seja épico, bem ao estilo da luta final do “Clube Dos Otários” contra o palhaço demoníaco Pennywise. No entanto, esse grande embate final nunca chega na série, sendo toda a sua trama resolvida de uma forma um tanto quanto frustante.

5- CONCLUSÃO
Cynthia Erivo em cena de Outsider.

Cynthia Erivo em cena de Outsider da HBO. | Crédito: HBO.

Entretanto, apesar do final decepcionante, a série é sim mais uma boa produção. A HBO ainda não se manifestou sobre a renovação da série. Mas, a continuação pode, sim acontecer, devido ao grande sucesso de público, crítica e audiência obtida em sua primeira temporada.

Obs. 2: Assista a cena pós-créditos do episódio final, ela traz informações fortes do que pode vir na segunda parte da série, caso ela realmente saia.

A primeira temporada completa de “Outsider”, já esta disponível no catálogo do serviço de Streaming da HBO, o Hbo Go.

leia também: HIS DARK MATERIALS: Será ela a nova Game Of Trhones?

ASSISTIMOS! E AÍ? - OUTSIDER

8

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

REVIEW LEGACIES S02 EP15 – FUSÃO DAS GÊMEAS E MORTES DE PROTAGONISTAS MARCAM O EPISÓDIO

ARTIGO ANTERIOR

BATALHAS DO INSTA: Marvel Vs DC Universe

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?