Estreou ontem, Domingo (16) na HBO Brasil, a tão aguardada série de terror, “Lovecraft Country”. Criada por Jordan Peele, (“Corra” e “Nós”) e Misha Green (“Helix” e Spartacus”), é produzida por J.J. Abrams (“Star Wars Episódio IX: A Ascenção Skywalker”).
A série conta a história de Atticus Turner, um jovem veterano de guerra negro que vive na Chicago de 1954. Ele vê a sua vida mudar quando o seu pai desaparece misteriosamente sem deixar vestígios. Decidido a encontra-lo, o jovem então embarca em uma viagem de carro pelo Sul dos Estados Unidos com o seu tio George e com a sua amiga de infância Letitia. Entretanto, a jornada se revela muito mais perigosa e sombria do que eles poderiam imaginar. Pois não terão que enfrentar apenas o racismo da população sulista, mas como também criaturas da noite muito perigosas e que não são deste mundo. Sem mais delongas, vamos ao nosso review “Lovecraft Country 1×01”.
CUIDADO!… O TEXTO CONTÉM SPOILERS!
O episódio inaugural da série intitulado de “Sundow” foi dirigido por Yann Demange e com roteiro de Misha Green.
Em 1954 o jovem ex-veterano de Guerra Atticus Turner, deixa a Correa do Sul e o seu grande amor para voltar a sua terra natal, a cidade de Chicago, após seu pai sumir misteriosamente sem deixar vestígios. Além de ir atrás do pai, ele também tenta descobrir um pouco mais sobre a misteriosa árvore genealógica de sua mãe já falecida.
Ao receber uma enigmática carta deixada por seu pai, ele embarca em uma arriscada viagem de carro para o sul dos Estados Unidos, na companhia de seu tio George (irmão do seu pai) e de sua melhor amiga de infância, Letitia, uma jovem negra e independente que não se deixa intimidar pelos padrões que a sociedade norte-americana daquela época impunha as mulheres, principalmente as negras.
Em sua viagem para o sul do país Atticus terá de enfrentar os preconceitos de uma sociedade racista, além de ter que lutar por sua própria vida.
“Lovecraft Country”, é uma mistura interessante de drama com ficção científica e uma pitada de terror, que o cineasta Jordam Peele consegue desenvolver muito bem.
personagens e temática
LEIA TAMBÉM | STRANGER THINGS 4: TEMPORADA SERÁ AINDA MAIS ASSUSTADORA
“Lovecraft Country 1×01” nos serve mais como uma apresentação do trio principal no qual a história irá girar. Somos apresentados ao jovem e traumatizado Atticus, ao tio George, um motorista particular que costuma levar negros por longas viagens aos perigos que as estradas do sul dos Estados Unidos da década de 50 poderiam reservar, principalmente para pessoas de “cor”. Conhecemos tmabém a Letittia, mulher forte, independente e determinada. Ela consegue quebrar, com sutileza, os paradigmas da sociedade machista e preconceituosa daquela época.
A produção que tem cerca de 60 minutos de duração e começa explorando muito o seu lado dramático. Com uma forte crítica social a aquela época, que infelizmente se enquadra até os dias de hoje. A série aborda temas como: racismo, homofobia, feminismo, violência contra a mulher, o lugar da mulher na sociedade, entre outros temas.
Estrelada em quase toda a sua totalidade por atores negros, “Lovecraft Country”, faz uma dura crítica social a cultura de opressão aos negros e as mulheres norte-americana dos anos 50. Em muitos momentos, em seu episódio de estreia, o seriado me lembrou muito o filme “Green Book”, longa de 2018 que rendeu o Oscar ao ator Mahershala Ali.
o terror nu e cru
LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – THE OUTSIDER
A grande surpresa de “Lovecraft Country 1×01” foi sua mudança drástica de gênero, inesperadamente, de uma hora para a outra. O que me agradou e muito. Pois, durante mais da metade do episódio inaugural, a produção está focada em sua crítica social que é bem construída e envolvente. Entretanto, repentinamente, ocorre uma quebra na narrativa, que até então era bem dramática, passando a ter um tom de terror que me lembrou muito “It- A Coisa” e “Um Lugar Silencioso”.
No entanto, tal mudança de gênero na construção narrativa, não a torna confusa, como se é possível esperar. Muito pelo o contrário, ela é feita de uma forma tão sutil e surpreendente. Quando você vê a mudança já foi feita, mas por estar tão imerso a história acaba nem percebendo.
LEIA TAMBÉM | CALENDÁRIO DE SÉRIES: AGOSTO NA HBO
Em suma, Jordam Peele, em “Lovecraft Country 1×01”, nos dá uma aula de como se fazer uma produção audiovisual extremamente relevante no contexto social. Ao mesmo tempo com uma narrativa tão inesperada que deixa o telespectador totalmente extasiado e ansioso por mais.
Resta agora saber se a produção conseguirá manter o nível da trama durante toda a temporada, que está apenas começando. Caso consiga, “Lovecraft Country”, tem tudo para se tornar uma das melhores séries deste ano, e quem sabe, até mesmo, uma da melhores da história.
LEIA TAMBÉM | OS 13 PORQUÊS: RAZÕES PARA ASSISTIR RAIO NEGRO
O seriado será exibido aqui no Brasil, semanalmente, sempre aos Domingos, Ás 22hrs ( horário de Brasília) na HBO. E um dia após a sua exibição no respectivo canal, o episódio estará disponível no serviço de Streaming da HBO aqui no país, o “HBO GO”. Não Percam!