Estamos nos aproximando do episódio final da terceira temporada da aclamada produção da HBO, Westworld. Já sabemos que a produção foi renovada para mais um ano pela emissora. E, ainda assim, não consigo enxergar um desfecho ideal para essa temporada. Espero estar errado, mas depois de ler o review Westworld 03×07, você poderá (ou não) concordar comigo.
resumo do review westworld 03×07
No review Westworld 3×07 “Passed Pawn“, irei comentar da introdução de uma IA (Inteligência Artificial) esquizofrênica na equação e da revelação da verdade sobre quem Caleb realmente é, e sobre as dúvidas que tenho de Maeve e Dolores. Então, vamos ao review.
Leia também: anteriormente em Westworld 03×06
Como eu amo o empoderamento feminino

Review Westworld 3×07. | Crédito: IMDb.
leia também | BATWOMAN NO ARROWVERSE: Novo episódio da série explica o que houve com o Batman e o Coringa
Westworld 3×07 é um episódio que começa de uma maneira bastante empolgante, trazendo de volta uma aparentemente (física e mentalmente) Clementine e Hanaryo (a cópia do Shogun World do Armistício) para fazer justiça a Musashi com a ajuda da agora rebelde Charlotte.
É serviço de fãs? Absolutamente – mas fiquei tão satisfeito ao ver o retorno dessas duas senhoras e tão feliz ao ver as mulheres se unindo, que nem me importava que fosse um pouco óbvio o serviço de fãs. Que deixou mais do que algumas coisas inexplicáveis (como eles consertaram Clementine, que era basicamente um zumbi na última temporada? Quando elas se associaram com Charlotte? Por que não vimos essa incrível história?).
Infelizmente para mim, o resto do episódio não alcançou o ponto máximo de ver duas mulheres duronas derrubando Musashi e a Yakuza com a ajuda de outra mulher durona que desistiu de sua posição.
Porque esse episódio de Westworld não é sobre esse começo explosivo, mas, em vez disso, se concentra em revelar a história de quem Caleb realmente é, expondo personagens que continuam vivendo em loops e martelando o quão semelhante o mundo real é à vida em um dos parques Delos.
Mesma história, personagem diferente

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.
leia também | HELLRAISER: Clássica franquia do terror vai virar série na HBO
Em Westworld 3×07 tornou-se cada vez mais óbvio que Caleb assumiu o papel de Dolores por volta da primeira temporada, com Dolores assumindo o papel de Ford, também, da primeira temporada.
Caleb era alguém que estava preso em um loop, vivendo uma vida que foi escrita por outra pessoa. Mas, como descobrimos neste episódio, a vida que ele pensava ter levado esse tempo todo era principalmente uma mentira. De fato, sua história havia sido escrita inúmeras vezes por um poder maior que não o via verdadeiramente como pessoa, apenas como um canal para sua narrativa.
Dolores – agora entrando no papel de Ford – libertou-o desse laço da mesma maneira que Ford fez por ela. Ford instalou devaneios nos hosts, permitindo que eles acessassem suas memórias passadas. Aqui, leva-o ao lugar onde ele passou por ‘reabilitação’, devolvendo suas memórias anteriores e permitindo que ele realmente se liberte de seu ciclo.
É uma ideia muito interessante – mas também já vimos antes, na primeira temporada. Talvez seja por isso – mesmo com as brilhantes atuações de Aaron Paul e Evan Rachel Wood – eu não esteja mais interessado em sua história, pois parece algo que já vimos.
O ciclo vicioso

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.
leia também | MR. ROBOT: Uma harmonia que deu certo
Grande parte de Westworld tem sido sobre personagens – sejam eles hospedeiros ou humanos – ansiando e tentando se libertar de seus laços, mas de muitas maneiras, ainda permanecendo presos neles.
Como Dolores, a história de Maeve nas duas primeiras temporadas tem sido encontrar liberdade e se libertar de seu ciclo. Não para um plano mestre maior ou para um bem maior, mas inicialmente por causa de seu próprio interesse, depois por amor à filha. Isso fez dela uma personagem interessante, cujo arco era definido por um propósito.
Infelizmente, esse não foi o caso neste terceiro ano do show. Enquanto seu episódio de estréia nesta temporada a viu reconhecendo o jogo ao seu redor e se libertando de tudo por conta própria, a maior parte da temporada retirou esse proposito e a colocou como peão no jogo de outra pessoa, executando o ciclo que outra pessoa tem estabelecido para ela.
Fico triste com esse desfecho para uma personagem tão emblemática e importante. Felizmente, há mais um episódio pela frente, e uma nova temporada confirmada depois disso, o que dá ao programa tempo suficiente para trazer Maeve de volta ao personagem que eu tanto amava. Só espero que não demore muito para chegar lá.
Qual é a de Dolores?

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.
leia também | 13 razões para maratonar Raio Negro
Estamos correndo para o final da terceira temporada, e ainda não tenho certeza do plano mestre de Dolores ou de suas verdadeiras motivações.
Isso faz dela uma personagem interessante e frustrante, o que é um tema recorrente nesta temporada de Westworld.
Sua motivação declarada parece libertar todo mundo de suas alças, concedendo liberdade à sua espécie e aos humanos que foram figurativamente aprisionados pelas narrativas que Roboão estabeleceu para eles.
No entanto – e novamente, isso poderia ser puramente uma conjectura pessoal – eu não confio em Dolores, e não acho que ela tenha sentimentos afetuosos pela humanidade como um todo. Sua personagem ao longo da segunda e última temporada viu a humanidade como uma praga, uma ameaça inconveniente.
Pode ser que pretendamos ver que o tempo dela com Caleb mudou sua opinião sobre a humanidade, mas a escrita não existe para apoiar esse ponto de vista. O que torna a escrita ruim (possível) ou significa que Dolores não se importa com a humanidade e está simplesmente manipulando Caleb para servir a seus próprios meios (mais possível). Como Bernard explica de maneira tão eloquente, Dolores foi construída com sensibilidades poéticas, o que significa que ela é mais do que capaz e feliz de usar um humano para provocar a destruição da humanidade.
Pensamentos finais

Review Westworld 3×07. | Crédito: IMDb.
leia também | AVENUE 5: HBO ANUNCIA A SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE
Em conclusão desse review Westworld 03×07, posso dizer que este episódio é também o que, para mim, trouxe muitas das minhas frustrações fervorosas com esta temporada, perto do ponto de ebulição. Como já mencionei, esta é a primeira vez que assisto Westworld episódio por episódio, e não de uma só vez. O que me dá mais tempo para mergulhar profundamente nos personagens e suas motivações, em vez de apenas deixá-los tomar conta de mim.
No início da temporada, as motivações confusas e vagas e os enredos sinuosos eram promissores e empolgantes. Pois eu esperava que eles chegassem a um fim satisfatório. No entanto, com apenas um episódio restante, não me sinto exatamente empolgado com a direção do programa. Em suma, não tenho grandes esperanças de que o final possa cumprir a emocionante promessa dada pelos quatro primeiros episódios.
Eu poderia estar absolutamente errado em ficar frustrado e o final poderia encerrar tudo de uma maneira profunda, emocionante e satisfatória.
Certamente, espero que sim.