1

Estamos nos aproximando do episódio final da terceira temporada da aclamada produção da HBO, Westworld. Já sabemos que a produção foi renovada para mais um ano pela emissora. E, ainda assim, não consigo enxergar um desfecho ideal para essa temporada. Espero estar errado, mas depois de ler o review Westworld 03×07, você poderá (ou não) concordar comigo.

resumo do review westworld 03×07

No review Westworld 3×07 “Passed Pawn“, irei comentar da introdução de uma IA (Inteligência Artificial) esquizofrênica na equação e da revelação da verdade sobre quem Caleb realmente é, e sobre as dúvidas que tenho de Maeve e Dolores. Então, vamos ao review.

Leia também: anteriormente em Westworld 03×06
Como eu amo o empoderamento feminino
Review Westworld 03x07

Review Westworld 3×07. | Crédito: IMDb.

leia também | BATWOMAN NO ARROWVERSE: Novo episódio da série explica o que houve com o Batman e o Coringa

Westworld 3×07 é um episódio que começa de uma maneira bastante empolgante, trazendo de volta uma aparentemente (física e mentalmente) Clementine e Hanaryo (a cópia do Shogun World do Armistício) para fazer justiça a Musashi com a ajuda da agora rebelde Charlotte.

Infelizmente para mim, o resto do episódio não alcançou o ponto máximo de ver duas mulheres duronas derrubando Musashi e a Yakuza com a ajuda de outra mulher durona que desistiu de sua posição.

Porque esse episódio de Westworld não é sobre esse começo explosivo, mas, em vez disso, se concentra em revelar a história de quem Caleb realmente é, expondo personagens que continuam vivendo em loops e martelando o quão semelhante o mundo real é à vida em um dos parques Delos.

Mesma história, personagem diferente
Review Westworld 03x07 - Caleb

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.

leia também | HELLRAISER: Clássica franquia do terror vai virar série na HBO

Em Westworld 3×07 tornou-se cada vez mais óbvio que Caleb assumiu o papel de Dolores por volta da primeira temporada, com Dolores assumindo o papel de Ford, também, da primeira temporada.

Caleb era alguém que estava preso em um loop, vivendo uma vida que foi escrita por outra pessoa. Mas, como descobrimos neste episódio, a vida que ele pensava ter levado esse tempo todo era principalmente uma mentira. De fato, sua história havia sido escrita inúmeras vezes por um poder maior que não o via verdadeiramente como pessoa, apenas como um canal para sua narrativa.

Dolores – agora entrando no papel de Ford – libertou-o desse laço da mesma maneira que Ford fez por ela. Ford instalou devaneios nos hosts, permitindo que eles acessassem suas memórias passadas. Aqui, leva-o ao lugar onde ele passou por ‘reabilitação’, devolvendo suas memórias anteriores e permitindo que ele realmente se liberte de seu ciclo.

É uma ideia muito interessante – mas também já vimos antes, na primeira temporada. Talvez seja por isso – mesmo com as brilhantes atuações de Aaron Paul e Evan Rachel Wood – eu não esteja mais interessado em sua história, pois parece algo que já vimos.

O ciclo vicioso
Review Westworld-3x07-Maeve

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.

leia também | MR. ROBOT: Uma harmonia que deu certo

Grande parte de Westworld tem sido sobre personagens – sejam eles hospedeiros ou humanos – ansiando e tentando se libertar de seus laços, mas de muitas maneiras, ainda permanecendo presos neles.

Como Dolores, a história de Maeve nas duas primeiras temporadas tem sido encontrar liberdade e se libertar de seu ciclo. Não para um plano mestre maior ou para um bem maior, mas inicialmente por causa de seu próprio interesse, depois por amor à filha. Isso fez dela uma personagem interessante, cujo arco era definido por um propósito.

Infelizmente, esse não foi o caso neste terceiro ano do show. Enquanto seu episódio de estréia nesta temporada a viu reconhecendo o jogo ao seu redor e se libertando de tudo por conta própria, a maior parte da temporada retirou esse proposito e a colocou como peão no jogo de outra pessoa, executando o ciclo que outra pessoa tem estabelecido para ela.

Fico triste com esse desfecho para uma personagem tão emblemática e importante. Felizmente, há mais um episódio pela frente, e uma nova temporada confirmada depois disso, o que dá ao programa tempo suficiente para trazer Maeve de volta ao personagem que eu tanto amava. Só espero que não demore muito para chegar lá.

Qual é a de Dolores?

Review Westworld 03×07. | Crédito: IMDb.

leia também | 13 razões para maratonar Raio Negro

Estamos correndo para o final da terceira temporada, e ainda não tenho certeza do plano mestre de Dolores ou de suas verdadeiras motivações.

Sua motivação declarada parece libertar todo mundo de suas alças, concedendo liberdade à sua espécie e aos humanos que foram figurativamente aprisionados pelas narrativas que Roboão estabeleceu para eles.

No entanto – e novamente, isso poderia ser puramente uma conjectura pessoal – eu não confio em Dolores, e não acho que ela tenha sentimentos afetuosos pela humanidade como um todo. Sua personagem ao longo da segunda e última temporada viu a humanidade como uma praga, uma ameaça inconveniente.

Pode ser que pretendamos ver que o tempo dela com Caleb mudou sua opinião sobre a humanidade, mas a escrita não existe para apoiar esse ponto de vista. O que torna a escrita ruim (possível) ou significa que Dolores não se importa com a humanidade e está simplesmente manipulando Caleb para servir a seus próprios meios (mais possível). Como Bernard explica de maneira tão eloquente, Dolores foi construída com sensibilidades poéticas, o que significa que ela é mais do que capaz e feliz de usar um humano para provocar a destruição da humanidade.

Pensamentos finais

Review Westworld 3×07. | Crédito: IMDb.

leia também | AVENUE 5: HBO ANUNCIA A SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE

No início da temporada, as motivações confusas e vagas e os enredos sinuosos eram promissores e empolgantes. Pois eu esperava que eles chegassem a um fim satisfatório. No entanto, com apenas um episódio restante, não me sinto exatamente empolgado com a direção do programa. Em suma, não tenho grandes esperanças de que o final possa cumprir a emocionante promessa dada pelos quatro primeiros episódios.

Eu poderia estar absolutamente errado em ficar frustrado e o final poderia encerrar tudo de uma maneira profunda, emocionante e satisfatória.

Certamente, espero que sim.

REVIEW WESTWORLD - 03X07

8

Victor Hugo Queiroz
Jornalista, ator e roteirista. Sou bem descontraído e adoro uma boa piada, procuro sempre estar próximo de pessoas alegres e divertidas. Sou apaixonado por filmes, séries (os gêneros de suspense e horror me atraem mais) e livros (amo as obras de Stephen King). A série para me fisgar tem que ser interessante e surpreendente. Dito isso só consigo lembrar de Dexter, que se encaixe nesse quesito. Mas também adoro HTWWM, PLL, TWD e Lost.

LEGENDS OF TOMORROW: Série introduz a personagem Magia ao Arrowverse

ARTIGO ANTERIOR

EU NUNCA…: Série se torna a mais nova queridinha da Netflix

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM Reviews