Vis a Vis é uma série Espanhola lançada em 2015, criada por Iván Escobar, Esther Martínez Lobato, Álex Pina e Daniel Écija.
Crítica Vis a Vis
A série trata-se de um drama situado dentro de uma prisão feminina, na Espanha. A primeira temporada tem onze episódios. Produzida pela Globomedia, inicialmente para a Rede Espanhola Antena 3, que acabou cancelando a série na segunda temporada. Mas, igualmente ao que a Netflix fez com Lúcifer, a FOX Espanha resgatou o drama e produziu mais duas temporadas, que daria um desfecho para o enredo. A fotografia não é das melhores, mas a série é composta por muita ação e suspense do início ao fim.
ATENÇÃO!!! ALERTA DE SPOILERS DA 1ª TEMPORADA.
A trama gira em torno da vida da Macarena Ferreiro (Maggie Civantos), que depois de se apaixonar e se envolver com seu chefe casado, cai em uma armadilha e se envolve em vários crimes, que a leva a prisão.
Sem coragem de revelar à família a verdade, na prisão, ela começa a conhecer o verdadeiro inferno desde o seu primeiro dia ali. Passa a vivenciar coisas terríveis, das quais jamais imaginou viver.
Aos poucos ela percebe que vai precisar de sua família, nesse meio tempo ainda descobre que está grávida e no calor da descoberta decide tirar o bebê. Depois de um ocorrido ela desiste de fazer o aborto, e revela tudo para seus familiares.
Confiar ou não confiar? Eis a questão!
A história começa a ficar ainda mais eletrizante. A série nos faz ter uma ideia bem real do quanto as vezes não devemos confiar em ninguém e do quanto confiar é tudo que temos, a trama também retrata a carência humana e seus efeitos e reflexos, a medida que se passa cada episódio os personagens vão mostrando isso nos seus comportamentos, e alguns também com desvio de caráter, e abuso de poder.
Leia também: Vis a Vis: 10 curiosidade dos bastidores da nova sensação da Netflix
A união e empenho da família Ferreiro para provar a inocência da Macarena faz o telespectador se envolver ainda mais na trama deixando até por alguns momentos se confundir o certo e o errado, pois a família acaba se envolvendo em uma história com bandidos perigosos, e uma detenta que aterroriza Macarena desde o primeiro dia na prisão, isso piora, depois que a protagonista acha um chip de uma ex detenta que foi assassinada na prisão. No chip, uma pista de 8.000 milhões de euros, e assim começa uma eletrizante busca e descobertas surpreendentes, onde se misturam dúvidas, medos, coragem, arrependimentos. Dessa forma pontes são construídas sobre cada personagem nessa primeira temporada.
Confesso que cheguei um pouco atrasada para me encantar com a obra. Estou na segunda temporada logo mais trarei mais informações sobre os desfechos da trama. Atualmente a série se passa na Netflix e chega ao seu término na quarta temporada. Muitos fãs receberam com surpresa o final sem aviso prévio.
Desfecho
Iván Escobar, produtor executivo e showrunner da série, comentou sobre este encerramento inesperado:
A série tem que terminar quando a narrativa exige isso. A quarta temporada de Vis a Vis mantém um alto nível de ação, atingindo níveis de tal intensidade que nunca pensamos que poderíamos levar a série e seus personagens. Portanto, acreditamos que estamos no momento perfeito para dar o final que merece e para satisfazer o público. Aumentar o número de temporadas não traz nada de novo em produtos de ficção. Nós não podemos permitir que Vis a Vis caia na rotina ou repetição”, explicou.
Podemos ver, também, na série rostos familiares como o de Najwa Nimrig, que interpreta Zulema Zahir, que está no elenco da terceira temporada de La Casa de Papel, onde interpreta a excêntrica inspetora Alice Sierra e da mesma série, temos também Alba Flores que interpreta Nairóbi, uma das protagonistas.