Enfim chegamos ao nosso último review Batwoman 1×20 da primeira temporada. Eu, como fã que me tornei da série, gostaria de dizer que a Season Finale de Batwoman foi excelente e me deixou hypado para o segundo ano da série. No entanto, infelizmente não posso dizer isso.
Isto pois, a temporada chega ao seu final deixando mais perguntas que respostas em sua trama. Além disso, lança uma nuvem negra sobre o futuro da série.
Isso ocorre, principalmente, pelo fato de que, o novo ano da série não contará mais com a atriz Ruby Rose, que deixou a produção ao final do primeiro ano da série. Consequentemente, a sua personagem, Kate Kane, muito provavelmente, não dará as caras no segundo ano do seriado.
Sem mais delongas, vamos ao review da Season Finale de “Batwoman”.
LEIA TAMBÉM | ANTERIORMENTE EM BATWOMAN 1X18 E 1X19
1 BATWOMAN 1X20 | “O, MOUSE!” – uma visão geral
ATENÇÃO: ESSE REVIEW CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO.
O episódio final da primeira temporada da série solo da heroína da DC, “Batwoman”, intitulado de “O, Mouse”, foi dirigido por Amanda Tapping e roteirizado pela dupla Holly Henderson e Don Whitehead.
Nele, quando um dos ex-heróis de Gotham retorna ao seu antigo campo para um acerto de contas, tanto a Batwoman quanto o Comandante Kane ficam na defensiva.
Enquanto isso, Alice continua dando prosseguimento ao plano de matar a Batwoman e finalmente consegue descobrir um jeito de assassinar a sua irmã. No entanto, ela enfrenta sérios problemas com o seu “irmão”, Mouse e com o seu novo aliado, o vilão Hush.
LEIA TAMBÉM | BLINDSPOT – 13 RAZÕES PARA ASSISTIR
Toda essa problemática faz com que ela cometa um novo assassinato que a leva a uma espiral de loucura para o seu novo eu, muito mais perverso do que antes.
Em contrapartida, Luke imediatamente sai em busca de uma maneira de proteger a Batwoman (Kate) de sua irmã louca, enquanto Mary tem finalmente a chance de ser a irmã que Kate sempre precisou.
Além disso, novas informações sobre um misterioso perigo surgem, forçando que Julia abra o jogo com Sophie e conte para a nova namorada sobre a pessoa para quem agora ela esta sendo obrigada a trabalhar.
LEIA TAMBÉM | ARUANAS – GLOBOPLAY LIBERA TEASER DA 2 TEMPORADA
Nesse meio tempo, o Comandante Kane, que responsabiliza a heroína pela fuga de Alice de Arkham, que pegou fogo liberando nas ruas de Gotham os piores criminosos da cidade, declara guerra contra a Batwoman.
Quando um maniaco começa a fazer inúmeras vítimas pela cidade, um impasse final entre os dois acontece. Dessa forma, Kate se recusa a recuar em seu papel como a heroína da cidade, ficando completamente desolada com as escolhas do pai.
2 PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA FINALE
Basicamente, é isso que acontece no último episódio da primeira temporada de “Batwoman”. Apesar de o episódio final não ter sido completamente ruim, não foi nem de longe tão empolgante quantos os seus dois episódios anteriores. Muito longe disso.
Podemos citar como pontos positivos do episódio, o já mencionado embate entre pai e filha. Além disso, a recém-descoberta afinidade entre Kate e Mary. Também, a determinação de Luke em salvar a vida da amiga em retribuição por ela ter trocado com Alice a informação que pode mata-lá em troca de sua vida.
Por fim, ainda podemos citar a primeira aparição do Bruce Wayne (Batman) no Arrowverso. E, Alice abraçando com todas as suas forças, o seu lado mais obscuro, ao cometer a suprema traição, e matando o seu “irmão”, Mouse.
LEIA TAMBÉM | CURSED – CRÍTICA
Apesar desses pontos positivos, o final da temporada ficou muito a baixo do que se era esperado pelos fãs. Portanto, em minha opinião, não repetiu o bom desempenho dos seus dois episódios anteriores.
Isto pois, a ultima cena do ultimo episódio, deixa toda a trama do primeiro ano ainda mais aberto sem se quer ter um indício de como ela pode ser concluída.
Assim sendo, fica claro o intuito de que toda a trama do primeiro ano da produção será concluída no segundo ano da série. O que seria até interessante, se a sua protagonista, cujo o arco não foi finalizado na primeira temporada, estivesse presente no novo ciclo de episódios da série.
3 A PROBLEMÁTICA FUTURA AUSÊNCIA DA PROTAGONISTA
E, é exatamente nisso que consiste a minha crítica (vamos dizer, “negativa”), da Season Finale de “Batwoman”.
Como nós já sabemos, a atriz Ruby Rose, intérprete de Kate Kane, devido vários problemas, deixou o elenco da série e teoricamente não retornará para a segunda temporada. E é exatamente aí que está o problema.
No fim do episódio, vemos Alice implantando o rosto do Bruce Wayne no vilão Rush. Isso, com o objetivo de que ele possa se passar pelo primo desaparecido de Kate, se aproximando dela, e assim lhe roubar o pedaço de kriptonita que ela guarda nos cofres da Torre Wayne. Para assim poder usar a pedra para construir uma arma que seja suficientemente forte para atravessar a armadura da heroína e assim, mata-lá.
LEIA TAMBÉM | NETFLIX – CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE AGOSTO
Eis aí o problema principal do episódio que deixa um vácuo na história da produção. Como já foi noticiado pela própria CW, com a saída de Rose, Kate não retornará para a segunda temporada de “Batwoman”.
Ela será declarada como morta, ou desaparecida, assim como o seu verdadeiro primo, Bruce Wayne, estava ao longo do primeiro ano do show.
Com isso, ficarão várias perguntas sem respostas, tais como: Rush conseguiu pegar a Kriptonita? Alice Matou a Kate ou foi o comandante Kane?, entre tantas outras.
4 PALAVRA FINAL
Embora isso abra um grande leque de possibilidades para o novo ano, a ausência de Kate na sequência da série é problemática. Isso porque, o show passará a ter uma nova protagonista, assim como um novo vilão central, conforme já anunciado oficialmente pela CW.
Dessa forma, o arco deixa um vazio muito grande na narrativa da história da primeira temporada, que só poderia ser explicado com a presença de Kate na trama no novo ano da produção. Nem que fosse por meio de Flashbacks, o que, pelo menos, até o presente momento, parece ser impossível de se acontecer. Pois, isto implicaria em uma volta de Ruby Rose a produção.
LEIA TAMBÉM | STARGIRL – REVIEW 1X07
E, por mais que o discurso oficial, seja o de que, a saída da atriz da série foi um acordo consensual entre as partes, fontes internas da CW, já afirmaram que Rose não saiu da produção “pela porta da frente”, o que dificulta ainda mais o seu retorno.
Portanto, tantas incertezas deixadas ao final da Season Finale de Batwoman, principalmente levando-se em consideração a saída de Rose, em minha opinião, fizeram com que o desfecho da temporada, que poderia ter sido glorioso, fosse um tanto quanto decepcionante.
LEIA TAMBÉM | THE WALKING DEAD – 11° TEMPORADA TERÁ MAIOR SALTO TEMPORAL
Vale lembrar que no cronograma oficial da série, “Batwoman”, contaria em sua primeira temporada com um total de 22 episódios. No entanto, a season finale de Batwoman parece ter sido antecipada, com apenas 20.
Sabemos que isso aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus, que foi responsável por paralisar todas as produções das séries da DC, feitas pela CW. Devido, ao “Covid-19”, os últimos episódios dessas produções ou não puderam ser filmados ou devidamente concluídos, como foi o caso de “The Flash” e “Supergirl”, por exemplo.
“Batwoman”, voltará apenas em 2021, com uma nova protagonista e um novo vilão central.