0

Snowpiercer” ou “Expresso Do Amanhã” é uma das mais novas séries originais de ficção científica da Netflix. A produção é baseada em um filme de mesmo nome lançado nos cinemas em 2013.

Estrelada pela atriz Jennifer Connelly (Diamante De Sangue), a série conta a história sobre os únicos sobreviventes de uma fracassada tentativa de conter o aquecimento global. Esses, são obrigados a viver em um trem, separados em vagões que determinam a sua condição social.

Sem mais delongas vamos ao review da primeira temporada de “Snowpiercer”.

1 EXPRESSO DO AMANHÃ : UM POUCO DO ENREDO CENTRAL
Expresso do Amanhã 1 temporada

Crítica Expresso do Amanhã – Cena da 1ª Temporada

Imagine a seguinte situação: o aquecimento global que levou a derretimento das regiões polares do planeta, além de ter causado o elevamento do nível da água do mar, também resultou no esfriamento do Núcleo da Terra. Dessa forma, o fenômeno ainda causou drásticas mudanças climáticas.

Os governos de todo o Mundo deixaram, pelo menos momentaneamente, as suas diferenças de lado e juntos elaboraram um plano para tentar salvar a humanidade. Tal plano, consiste em bombardear o núcleo do centro da Terra com bombas atômicas para assim reaquece-lo novamente.

No entanto, apesar dos esforços dos governos, para que isso ocorre-se, o plano não dá certo. Pelo contrário, o ataque ao núcleo da Terra serve a penas para acelerar o processo de congelamento do planeta.

O que parecia ser a salvação da humanidade, condena a raça humana a sua extinção. O frio extremo e congelante faz com que a vida na superfície do planeta seja praticamente impossível.

Crítica Expresso do Amanhã – Cena da 1ª Temporada

LEIA TAMBÉM | BLINDSPOT – 13 RAZÕES PARA ASSISTIR

Porém, um grupo de renomados cientistas e engenheiros liderados pelo senhor Wilford, das Industrias Wilford, constroem uma “Trem Eterno”. O transporte anda pelo planeta sem nunca parar, e é capaz de superar as temperaturas mais intensas, o que o transforma na salvação da humanidade.

Entretanto, Wilford tem um plano diferente para a máquina. Ele não tem a intenção de que todos os sobreviventes do congelamento do Planeta Terra entrem nesse trem tecnológico que possui mais de mil vagões. Ele vende passagens do trem apenas para as castas privilegiadas da sociedade norte-americana, tais como: políticos, banqueiros, artistas e várias pessoas do alto escalão do governo dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM | NETFLIX – CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE AGOSTO

Mas, antes de o trem finalmente iniciar a sua viagem eterna, um grupo de pessoas menos privilegiados, conseguem invadir o trem, em um dos seus últimos vagões. Então, a partir deste momento, os vagões passam a ser divididos por castas.

Nesse sistema, os primeiros vagões do trem são ocupados pelas castas ricas, cujos os seus respectivos vagões são cheios de tudo o que o dinheiro e a tecnologia pode comprar e criar. Enquanto que, os “invasores”, são deixados no último vagão do Trem (chamado de “Tale”, “Calda”, em uma tradução livre para o português). Por isso, o grupo sem privilégios passa por inúmeras privações, tendo que enfrentar a fome, o frio e diversas doenças.

2 O PONTO DE PARTIDA
Expresso do Amanhã 1 Temporada

Crítica Expresso do Amanhã – Cena da 1ª Temporada

É exatamente nesse contexto que a trama da primeira temporada da série da Netflix, se inicia. A narrativa começa sete anos depois da saída do trem, que partiu da cidade de Washington. Durante estes sete anos, há várias revoluções da população do Tale, assim chamado o fundo do trem. O grupo lutava por melhores condições de vida dentro da locomotiva.

LEIA TAMBÉM | STAR GIRL – SÉRIE É RENOVADA PARA 2 TEMPORADA

Porém, tudo isso muda quando Andre Layton (Daveed Diggs), atual líder da resistência e ex-detetive, é chamado por Melannie Cavill (Jennifer Connelly), para viver na frente do trem. Para isso, o personagem deve investigar misteriosos assassinatos ocorridos nos vagões da frente.

No entanto, o que Layton descobre não só vai resolver os misteriosos assassinatos, mas também dará ao seu povo sofrido uma chance de conseguir fazer a revolução que tanto desejam e tomar para si o controle do trem.

3 ANÁLISE

A série é muito bem construída, com efeitos visuais dignos das grandes produções cinematográficas de Hollywood e com uma trama envolvente, cheia de intrigas, traições, segredos e ação. Tais elementos prendem completamente a atenção do público. Além disso, o show possui a clara e intensa crítica social que é feita de forma bem branda, utilizando-se para isso de uma metáfora bem interessante.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – LOVE, VICTOR

Os seus personagens são muito bem construídos, de modo que, por meio de flashbacks, conseguimos ver o passado dos principais personagens da trama. A partir dessas lembranças nos são revelado os motivos que os levam a tomar determinadas decisões que eles tomam ao longo da série.

4 DESTAQUES NO ELENCO

Crítica Expresso do Amanhã – Cena da 1ª Temporada

O destaque dessa primeira temporada da produção original da Netflix, fica por conta dos personagens principais de sua trama. Andre Layton e Melanie Cavil, interpretados pelos atores, Daveed Diggs e Jennifer Connelly, respectivamente.

Daveed rouba a cena sempre que o seu personagem aparece. Seu personagem, Layton, vai ganhando gradativamente maior importância na trama do show. O ator vai entregando um personagem cada vez mais conciso, e a sua evolução é nítida ao final da primeira temporada da produção.

LEIA TAMBÉM | BATWOMAN – REVIEW 1X20 (SEASON FINALE)

Por sua vez, Melanie, que é interpretada magistralmente por Connelly, é uma protagonista feminina forte, com um passado obscuro e cheio de segredos. Os mistérios sobre a personagem podem colocar em risco, não só a sua vida, mas a de todas as pessoas que vivem no trem. Principalmente depois que Layton descobre um dos seus principais segredos.

A personagem não demonstra medo de fazer o que é necessário para a sobrevivência da locomotiva como um todo, mesmo que isto custe a vida de milhares de pessoas inocentes. Portanto, ao mesmo tempo em que é uma das heroínas da história, Melanie é com certeza também uma das maiores vilãs da trama.

5 RECEPÇÃO CRÍTICA E POPULAR
Expresso do Amanhã

Crítica Expresso do Amanhã – Cena da 1ª Temporada

A primeira temporada de “Expresso do Amanhã”, chegou ao catálogo da gigante de Streaming no dia 31 de Maio. E. rapidamente se tornou uma das produções originais mais aclamadas, tanto pelo publico quanto pela crítica especializada.  O show obteve pelo site avaliador norte-america, Rotten Tomatoes, cerca de 62% de aprovação pelos críticos, e 70% de aprovação pelo público.

A série, inclusive, já foi renovada pelo sistema de streaming para a sua segunda temporada, que ainda não tem uma data de estreia definida. Porém, há quem diga, que o segundo ano do seriado só deve chegar ao catálogo da plataforma em 2021.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – DOOM PATROL

“Swonpiercer”, tem um total de 10 episódios, de cerca de 45 minutos de duração cada, em sua primeira temporada, que já está completamente disponível no catálogo da Netflix.

E aí, já assistiram à série ?

Deixe nos comentários sua opinião sobre a primeira temporada de Expresso do Amanhã.

ASSISTIMOS! E AÍ?: EXPRESSO DO AMANHÃ

9

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

BATWOMAN 1X20: Série tem Season Finale problemática, com pontas soltas e perda de protagonista

ARTIGO ANTERIOR

COMIC-CON AT HOME 2020: De The Boys a TWD e Star Trek, confira todas as novidades do mundo das séries divulgadas no evento

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?