0

Nesta última sexta-feira (15), chegou ao catálogo do Globoplay o filme “Medida Provisória”. O longa, que fez um enorme sucesso de crítica e público, é um filme que toca em feridas profundas de nossa sociedade. De forma dolorosa, precisa e necessária. 

Medida Provisória, tem direção de Lázaro Ramos e traz em seu elenco nomes de peso, como, Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, entre outros. 

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA: GENERATION

No filme, vemos um Brasil que tenta se “limpar” dos povos negros, e construir um país de raça branca. Com isso, os negros se veem obrigados a irem embora de sua terra, para a África, como forma de reparação histórica. Contudo, Medida Provisória nos leva a encarar, de frente, uma das maiores mazelas do Brasil, o racismo.

O ELENCO
Crítica Medida Provisória
Crítica Medida Provisória: Taís Araújo e Adriana Esteves em cena do filme. | Crédito: Reprodução.

Medida Provisória não mede esforços para nos apresentar um enredo de peso. E claro que para esse enredo dar certo, precisaríamos, também, de um elenco de peso. Todos os atores escalados para esse filme, parecem terem sidos escolhidos a dedo e o resultado não poderia ser outro, primoroso.

No entanto, sem sombras de dúvidas, quem se destaca é Taís Araújo. A atriz se despiu por completo, em uma atuação digna de Oscar. Contudo, nos entregou com corpo e alma o que nós, negros, sentimos a cada dia vivendo no Brasil. 

Contudo, outra sacada de Medida Provisória, a meu ver, espetacular, foi juntar Carminha e Nazaré Tedesco no mesmo lugar, só poderia dar ranço máster. Adriana Esteves e Renata Sorrah, brilharam como sempre. O ódio por suas personagens foi real e, inclusive, precisarei ver outras produções mais leves, das duas, para poder desassociá-las de suas personagens.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA: ARCANJO RENEGADO

Outro que deu um show de atuação foi o Seu Jorge. Ele trouxe um pouco de leveza ao filme, com momentos de comédia, mas sem perder o tom dramático do longa. Alfred Enoch, também se saiu muito bem, em seu primeiro filme falado totalmente em português. O ator transborda emoção, apesar de sentir um pouco do esforço dele para falar algumas frases. 

VEREDITO
Crítica Medida Provisória: Seu Jorge em cena do filme. | Crédito: Reprodução.

Em suma, Medida Provisória é um belíssimo filme, bem dirigido, necessário e que deveria ser obrigatório em todas as escolas do país. Precisamos empoderar as pessoas e fazer com que elas entendam que o Brasil é múltiplo. Portanto, todos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual e classe social, temos os mesmos deveres e direitos e que merecemos ser respeitados. 

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA: ASSASSINO SEM RASTRO

Contudo, consigo fazer um paralelo entre o filme com a série “The Handmaid ‘s Tale”. Na série norte-americana, o vislumbre de um mundo distópico, em que a prevalência de uma raça sobre a outra, acarreta desgraças irreparáveis sobre a sociedade.

Crítica Medida Provisória: Alfred Enoch em cena de Medida Provisória. | Crédito: Reprodução.

Medida Provisória, assim como “The Handmaid ‘s Tale”, poderia se tornar uma série. Abordando, de forma mais ampla, as consequências desse novo país, onde os negros não são mais bem-vindos. Deixo a sugestão para caso Lázaro Ramos ou executivos do Globoplay leiam essa crítica.  

Todavia, o que Medida provisória me ensinou foi: Em uma era política radicalista e opressora, saber nossos direitos é importante e urgente. Portanto, não podemos nos calar.

ASSISTIMOS! E AÍ? - MEDIDA PROVISÓRIA

9.7

Flávio Santana
Publicitário, geminiano apaixonado pelo mundo Geek. Filmes de terror e suspense sempre caem bem, mas o mundo fantástico me faz viajar. Dito isto, Harry Potter é meu Universo preferido.

CRÍTICA | THE BOYS 3: Temporada foi do épico ao fracasso? Entenda!

ARTIGO ANTERIOR

CRÍTICA | UMBRELLA ACADEMY 3: Temporada dá um show, mas será que entregou tudo que os fãs esperavam?

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?