Monstro Do Pântano da DC, ganhou ao final do ano passado (2019) a sua mais nova adaptação para a TV, em forma de uma série, que foi produzida, inicialmente, para o catálogo do serviço de Streaming Norte-Americano da DC, o The DC Universe, mas que infelizmente parece não ter caído nas graças dos fãs e foi cancelada antes mesmo do final da sua primeira temporada.
Esta no entanto, não é a primeira vez, que os quadrinhos do personagem são adaptados para uma série de TV. O personagem já apareceu em diversas animações da DC, para a televisão e para os cinemas, como por exemplo; a animação “Liga Da Justiça Sombria“, onde, ao lado de John Constantine, o monstro é um dos lideres dessa diferente versão da “Liga Da Justiça“, tanto nas HQ’s quanto nas animações produzidas pela Warner.
Leia também: 13 PORQUÊS para assistir LÚCIFER
o enredo
A série é inspirada no clássico quadrinho da DC, escrito por Alan Moore, intitulada de; “The Anatomy Lesson”. Ela conta a história da médica Abby Arcane, enquanto ela investiga o que parece ser uma epidemia de um vírus mortal que surge misteriosamente em um pântano em uma pequena cidade no estado de Louisiana, nos Estados Unidos. Quanto mais ela investiga sobre este misterioso vírus e a sua origem, mais ela percebe que o pântano guarda segredos e mistérios aterrorizantes que mudarão para sempre a sua vida, sua compreensão de vida e morte e o seu mundo.
Mark Verheiden (Demolidor e Battlestar Galáctica) e Gary Dauberman (A Freira e IT: A Coisa), atua como os produtores da série. Que conta como o seu Showrunner, ninguém menos do que, o diretor James Wan (Invocação Do Mal, Annabelle e Aquaman), além de contar com Len Wiserman (Anjos Da Noite), na direção de alguns dos episódios.
A produção inova ao fugir do padrão de séries baseadas em quadrinhos da DC, como por exemplo: “The Flash” e “Arrow”, sendo bem mais um thriller de suspense do que, propriamente dito, uma série de Super-Herói tipica da DC. O que não chega a ser nenhuma surpresa, já que James Wan é famoso por dirigir grande obras de terror.
casting
Leia também: OUTSIDER: O estranho mundo de Stephen King na HBO
O show conta em seu elenco nomes como; Cristal Reed (“Gotham”) a coprotagonista da série, Abby Arcane, Andy Bean (“IT: A Coisa”) Alec Holland (a versão humana do Monstro do Pântano), Derek Mears (o próprio Monstro), Virginia Madsen (Maria Sunderland), Jennifer Beals (polical, Lucilia Cable), o astro Will Patton (“Armagedom”) o vilão da série, o ambicioso e corrupto prefeito da cidade (Avery Sunderland), Maria Sten (Liz Tremayne, a melhor amiga da Abby), Kevin Durand (“X-Man Origens: Wolverine”), o Doutor “Homem Folha” (um dos antagonistas da série) e Henderson Wade (o polícial Mathew Cable, filho bastardo do vilão, Avery Sunderland).
Embora a produção seja bem feita, com ótimos efeitos visuais, (destaque para o visual do Monstro do Pântano e Diabo Azul), ela passou por diversos problemas, antes e durante a sua exibição. Com dificuldades em encontrar um diretor, a série que era para ter sido originalmente exibida, pelo canal Norte-Americano, The CW, foi engavetada durante anos, até ser resgatada e produzida pela DC Universe.
Onde foi o erro?
Leia também: HUNTERS: Uma caçada que deu muito certo
Originalmente, a série foi planejada para ter 13 episódios. Os baixos índices de audiência da produção, fizeram com que o Streaming, primeiramente viesse á diminuir os números de episódios do show em sua primeira temporada, para 10. Mas, como tais índices não tiveram melhoras, o estúdio achou por bem cancelar a série ainda em sua primeira temporada.
Aqui no Brasil, a adaptação foi exibida pela canal HBO, que à exibiu em forma de uma minissérie.
Destaques
O destaque do show fica por conta de seus protagonistas, Cristal Reed (Abby Arcane), Andy Bean (Alec Holland), Derek Mears (Monstro do Pantâno), Will Patton (Avery Sunderland) e Kevin Durand (Homem Folha). Todos entregam boas atuações.
Reed nos mostra uma personagem forte e bem mais cativante do que a de seu ultimo trabalho, que, coincidentemente ou não, também foi para uma série da DC (Gotham). Cristal cria uma personagem determinada mas que ao mesmo tempo é sensível, o que em minha opinião, a torna extremamente cativante.
Bean, aparece pouco na série como a versão humana do Monstro do Pântano, contudo, as cenas em que aparece não compromete a trama, tendo uma boa química com Reed.
leia também: BATALHAS DO INSTA: Marvel Vs DC Universe
Durand, interpreta um cientista louco e ambicioso. O seu objetivo é usar as células do Mostro do Pântano na tentativa de criar uma cura para o Alzheimer, para assim, usar em a sua esposa, que sofre com a doença. Entretanto, sua busca o torna obcecado, fazendo com que o personagem passe por cima de todos na busca da cura.
Mears, dá vida ao Monstro do Pântano. Ele consegue encarnar um lado humano e ao mesmo tempo aterrorizador ao personagem. O seu único sonho é achar um jeito de voltar a ser humano, para assim poder viver o seu grande e recém-descoberto amor, por Abby, que por sua vez, não vai medir esforços para salva-lo.
Mas, em minha opinião, o grande destaque da série, fica por conta de Patton. O seu vilão (Avery Sunderland) retrata uma figura bem real e típica da nossa sociedade. Um político corrupto que faz o que for preciso para atingir seus objetivos, passando por cima de todos que ficam em seu caminho. O ator interpreta com brilhantismo o papel, fazendo com a gente passa a ter ranço do personagem.
meu humilde veredito
leia também: DRÁCULA: Grande minissérie com um final decepcionante!
A meu ver, a série é boa sim, e deveria ganhar, pelo menos, uma segunda temporada. Principalmente pelo fato de que, o personagem é mostrados no crossover da DC, “Crise Nas Infinitas Terras”, deixando claro que o Monstro do Pântano faz parte do Arrowverse.
Seria muito interessante, principalmente para os fãs, que a série do herói tivesse uma nova temporada. Para que assim, em um futuro próximo, fosse possível vê-lo interagindo com os demais heróis da DC, aos moldes do que foi feito no “Crisis”.