0

“Os Anéis do Poder”, prometia ser um grande épico da Prime Vídeo, que rivalizaria diretamente com “Game Of Thrones” da HBO. Contudo, desde a sua estreia a produção nunca chegou a ser uma unanimidade entre os fãs da obra de Tolkien. Mas, será que a série vale a pena e faz jus ao legado de “O Senhor dos Anéis”?

Vem comigo, pois neste texto eu trago uma análise completa sobre este novo épico medieval.

A TRAMA

Conforme dito pelos próprios produtores da série, “Anéis do Poder” trata-se de uma história não canônica de “O Senhor Dos Anéis”. Focada na história de origem da Elfa Galandriel e do “Lorde das Trevas” (Sauron), a produção tem como o seu material base alguns apêndices de “O Senhor Dos Anéis” escritos por Tolkien.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | SHE-HULK: SÉRIE VAI DO RÍDICULO AO TOSCO E DECEPCIONA FÃS

Contudo, desde o seu lançamento a série nunca chegou a realmente cair nas graças dos fãs, muito embora a sua qualidade visual faça jus aos filmes da obra na qual se baseia.

EFEITOS VISUAIS IMPECÁVEIS
Crítica Os Anéis do Poder

Por conseguinte, se tem uma coisa em que “The Rings Of Power” tem e que ninguém pode colocar defeito, são seus efeitos visuais.

Utilizando-se muito do visual criado pelo cineasta Peter Jackson para os filmes de “O Senhor Dos Anéis” e ao mesmo tempo conseguindo ter a sua própria identidade visual, a produção da Prime justifica nisso os bilhões de dólares investidos pelo o estúdio para a sua criação.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | COBRA KAI 5: RIVAIS SE TORNAM AMIGOS EM TEMPORADA COM TOM DE DESPEDIDA

Contudo, nem mesmo o seu impressionante CGI foi o suficiente para fazer com que a série não viesse a receber uma chuva de críticas negativas.

Isto pois, perante aqueles que são os mais críticos da série, sua história não convence. Já por sua vez, os fãs de Tolkien a criticam por ter se distanciado do cânone oficial da franquia.

GALANDRIEL
Morfydd Clark como a elfa Galandriel em imagem da série derivada de “O Senhor Dos Anéis” para o catálogo da Prime Vídeo: “Os Anéis do Poder”

Vale ressaltar que, uma das reclamações mais recorrentes dos fãs quanto a série da Prime está no protagonismo da elfa, Galandriel.

Interpretada pela atriz Morfydd Clark, a personagem nunca chegou realmente a fazer sucesso entre os fãs da franquia. Sendo totalmente ao contrário do que ocorreu com a sua versão nos cinemas, que foi interpretada pela atriz Cate Blanchett e que até hoje é uma unanimidade perante os fãs.

Todavia, embora criticada por muitos, Morfydd Clark até que entrega uma boa Galandriel. Contudo, a diferença entre a sua versão e a de Blanchett é visível.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | PANIC: Com mistura de gêneros, produção do Prime Video pode ser considerada uma das melhores do streaming

Isto se dá pelo fato de que a Galandriel de Clark ainda ser jovem e estar ainda se conhecendo, enquanto a de Blanchett já é mais vivida e já sabe qual é o seu destino.

Mas embora seja entendível, tal temática adotada pela série para a personagem, é igualmente visível o descontentamento dos fãs quanto a isso.

ATENÇÃO SPOILERS A SEGUIR!!
DECISÃO POLÊMICA QUANTO A SAURON
Charlie Vickers como Halbrand/Sauron em imagem da primeira temporada de “Anéis do Poder”

Por conseguinte, não só Galandriel sofreu duras críticas dos fãs. O grande vilão da franquia, o “Darth Vader” de “O Senhor dos Anéis” (Sauron), também não foi poupado pela maioria massiva dos fãs.

Vale ressaltar que, originalmente (tantos nos livros quanto nos filmes da franquia) Sauron não foi retratado como uma pessoa. O “Lord Das Trevas” de “O Senhor dos Anéis”, nos filmes por exemplo, sempre foi retratado com um espectro ou um grande “olho vermelho de fogo em cima de uma torre”.

LEIA TAMBÉM: HARRY POTTER: Ainda não foi dessa vez! J.K Rowling nega projeto de série em live-action do universo de HP

Contudo, sua personificação na série é outro motivo de grande descontentamento da fanbase de “O Senhor Dos Anéis”.

Interpretado pelo ator Charlie Vickers, Sauron é originalmente apresentado como Halbrand. Um misterioso homem que ganha a confiança de Galandriel após salvá-la e que é apontado pela Elfa como sendo o rei perdido e prometido das distantes terras do sul da Terra Média.

No entanto, num plot twist no final da temporada se é revelado que na verdade Halbrand e Sauron são a mesma pessoa. E este, diga-se de passagem, é mais uma decisão criativa da série questionada pelos fãs.

OS PÉS PELUDOS
Megan Richards e Markella Kavenagh como Popy e Nori dos Pés-Peludos, respectivamente. Raça muito parecida com os Hobbits.

Por conseguinte, uma dúvida que a série deixou para ser respondida em suas futuras temporadas, já que ela está renovada para o seu segundo ano (no mínimo), reside quanto aos carismáticos, Pés-Peludos. Afinal, seriam eles os Hobbits só que aqui na série chamados por um outro nome?

A resposta pode, para muitos, até ser surpreendente mas com certeza é não. Isto pois, embora tanto os Pés-Peludos quanto os Hobbits tenham características físicas semelhantes, são raças completamente distintas em sua filosofia de vida.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA | DESAPARECIDOS: SUSPENSE COM OLGA KURYLENKO É CERTEIRO EM SEU TEMA

Enquanto os Pés-Peludos são em sua essência nômades, sempre migrando de regiões a cada nova estação do ano, os Hobbits por sua vez, preferem uma vida mais pacata vivendo sempre em um único lugar, o seu maravilhoso Condado.

Todavia, é possível que os Pés-Peludos se trate ou de apenas uma referência aos seus “primos” mais conhecidos (Hobbits) ou tenha algum tipo de parentesco distante entre eles, podendo até mesmo serem algum tipo de ancestrais dos amados Hobbits, visto que “Anéis do Poder” se passa na Segunda Erra da Terra Média. Ou seja, séculos antes dos primeiros relatos do surgimento dos Hobbits.

VEREDICTO

Desta forma, tendo aqui ressaltado os pontos negativos da série levantados pelos fãs, acredito que olhando-se apenas para o lado de série, sem se levar em consideração o cânone da franquia, “Anéis Do Poder” é sim, uma boa série.

Contudo, é bem verdade que a produção não chegou a ser o épico ao estilo de “Game Of Thrones” prometido pela Prime (pelo menos não neste primeiro ano).

No entanto, o show também está longe de ser esse horror apontado por muitos. É bem verdade que seu início morno não empolgou muito, mas isto se fez necessário para o desenvolvimento da narrativa e de seus personagens.

Desta forma, olhando apenas para o quesito série de tv, “Anéis Do Poder”, muito embora não seja épico é uma boa série, que possui uma grande margem para se desenvolver e melhorar cada vez mais.

ASSISTIMOS! E AÍ? - OS ANÉIS DO PODER

8

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

CRÍTICA | SHE-HULK: Série da Marvel vai do ridículo ao tosco e decepciona os fãs

ARTIGO ANTERIOR

CRÍTICA | MANHÃS DE SETEMBRO: Necessária, segunda temporada vem para reforçar ainda mais o brilhantismo da série

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?