0

Não é novidade para ninguém que a Netflix navega de braçadas no mar dos streamings. Sempre à frente dos concorrentes, é ela quem dita a nova forma de se fazer audiovisual. Com um pomposo planejamento em 2020, ela entreteve a população mundial, enquanto os concorrentes recuavam sem novidades.

Porém, o que ninguém imaginava era que a pandemia duraria tanto… No entanto, qual a melhor forma de continuar disponibilizando conteúdo inédito? Sendo que seu material pré-gravado está próximo do fim? Destrinchar a temporada de uma série em duas. Genial!

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – ELITE 4

Dessa forma, essa foi a estratégia utilizada pela Netflix para a montagem da série “Quem Matou Sara?”, dramalhão mexicano que tem feito sucesso no catálogo do streaming. Contudo, a cartada final foi lançar as duas primeiras temporadas em um curto período de tempo. Xeque-mate!

do que se trata?
Crítica Quem Matou Sara da Netflix

Crítica Quem Matou Sara?: – Temporada 2 Ximena Lamadrid é SARA. | Crédito: NETFLIX.

Inicialmente, “Quem Matou Sara?” acompanha a história de Alejandro “Alex” Guzmán (Manolo Cardona), um homem que foi injustamente acusado do assassinato de sua irmã Sara (Ximena Lamadrid). No entanto, após 18 anos na prisão, Alex  é solto e parte em busca de fazer justiça com as próprias mãos.

Assim sendo, a trama é construída entre presente e passado. Os flashbacks servem para situar o espectador sobre quem é quem. No total são 18 episódios, 10 da primeira temporada e mais 8 da segunda.

dramalhão mexicano e o motivo do sucesso

Crítica Quem Matou Sara?: – Temporada 2 Manolo Cardona é Alex. | Crédito: NETFLIX.

Além disso, o fato do público brasileiro amar produções mexicanas e o tom popularesco talvez possa ter contribuído com o sucesso da série por aqui.

Entretanto, é fato que, apesar dos pesares, a série consegue, até certo ponto, prender o espectador, mesmo que muitas vezes o irritando. Além disso, o título chamativo, por si só, desperta a curiosidade até de quem nem ao menos sabe quem é Sara.

trama ousada
Crítica Quem matou sara da netflix

Crítica Quem Matou Sara?: – Temporada 2 Manolo Cardona (esq.) é Alex e Eugenio Siller (dir.)é Jose Maria. | Crédito: NETFLIX.

Considerando o México ser um país conservador, é digno de palmas o caminho ousado que a narrativa emprega. Cheia de cenas de nudez e mostrando abertamente relacionamentos homoafetivos. Porém, o texto é ruim, repleto de diálogos sofríveis e situações inverossímeis.

Às vezes dá vergonha alheia! Poderíamos até classificar “Quem Matou Sara?” como uma novela mexicana das 23 horas (faixa horária em que são permitidos conteúdos mais ousados) – se é que existe essa faixa horária por lá.

os exageros narrativos

Crítica Quem Matou Sara?: – Temporada 2 Alejandro Nones é Rodolfo. | Crédito: NETFLIX.

“Quem Matou Sara?” deveria existir com um único propósito: revelar os mistérios por trás do assassinato da personagem título. Acontece que no intuito de esticar a trama, a narrativa acabou tornando-se um tanto quanto arrastada.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – PANIC

Contudo, o grande problema da série é tentar se tornar algo maior do que realmente é. Dessa forma, cria enredos mirabolantes e espetaculosos, que acabam soando bregas.

Por exemplo, o que dizer da cena em que Alex arma um verdadeiro circo em um parque para se vingar de César Lazcano (Ginés Garcia Millán)? E a cena em que Clara (Fátima Molina) se veste de homem para seduzir Chema (Eugenio Siller)? Em suma, são apenas alguns exemplos da galeria de cenas constrangedoras que a trama coleciona. Custava focar no misterioso assassinato?

terceira temporada?
Crítica Quem Matou Sara da Netflix

Crítica Quem Matou Sara?: – Temporada 2 Manolo Cardona é Alex. | Crédito: NETFLIX.

Assim sendo, conforme os créditos do fim da segunda temporada anunciaram que, “Quem Matou Sara?”  vai ganhar mais uma temporada. Algo que se faz necessário considerando as tantas pontas soltas deixadas no desfecho.

No entanto, embora seja evidente os sinais de desgaste, fica aquele fio de esperança de que a série volte mais objetiva, com foco total na sua razão de ser.

LEIA TAMBÉM | CRÍTICA – DOM

Em suma, “Quem Matou Sara?” acaba sendo um dos grandes acertos, do ponto de vista mercadológico, da Netflix neste ano. Além disso, uma série sem um alto custo de produção e com poucos recursos, conseguiu chamar atenção do público. Porém, até quando? Fica a pergunta.

Portanto, eu fico por aqui e até a próxima! Para mais novidades desta e muitas outras séries, não se esqueça de seguir no Instagram @caixadeseries.cs e @dicas_filmeseseries .

ASSISTIMOS! E AÍ? - QUEM MATOU SARA?

6

Paulo Henrique de Castro
Formado em Administração, mas minha verdadeira paixão reside no mundo do entretenimento: filmes, séries, documentários, reality shows, música, cultura pop. Nascido e criado em Brasília, desde 2016 alimento diariamente a página @dicas_filmeseseries no Instagram.

    NINE PERFECT STRANGERS: Nicole Kidman protagonizará a nova série da Hulu, que chega ao Brasil pelo Prime Video

    ARTIGO ANTERIOR

    LEGACIES 3X15 | Episódio fantasioso “Star Wars” é salvo por participações surpresa

    PRÓXIMO ARTIGO

    ARTIGOS SUGERIDOS

    MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?