4
OBS: Caso não queira levar spoilers, confira nossa crítica sobre a 3 temporada de Elite, SEM SPOILERS clicando: AQUI

Após maratonar sem pausas a 3 temporada de Elite, que foi a melhor da série, até aqui, precisava escrever uma crítica com bastante spoiler e com muita informalidade e opiniões pessoais. Portanto, aqui vamos separar por tópicos cada personagem, e comentar sua trajetória na temporada, além de avaliar suas atitudes e desfechos. Sim, teremos bastantes desabafos também, e uma novidade, daremos uma nota levando em conta a relevância e evolução de cada personagem.

1 – SAMU (NOTA: 7.5)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 temporada de Elite

O nosso ursinho fofo, e aparentemente inofensivo, evoluiu bastante desde o primeiro ano, em que tinha o ranço da maior parte do público. Na atual temporada, o mocinho não teve grande destaque, muito em parte por conta de sua fixação em fazer justiça pelo assassinato de Marina. No entanto, seu relacionamento com Rebeca e sua atitude de dedurar o esquema da mãe traficante da moça,o salvaram do marasmo. Por outro lado, acredito que a maior parte do público estava sedento por mais de seu relacionamento com Carla, o que infelizmente não tivemos. Isso, pois, o nosso casal macarrão brigou a temporada inteira e quando finalmente se acertou a loira foi embora, deixando no ar a possibilidade de possíveis encontros futuros. Que triste! Vale ainda elogiar a ótima relação construída com Gúzman.

2 – CARLA (nota: 9.0)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 Temporada de Elite

A nossa marquesita é outra personagem que muito evoluiu. Afinal, todos a odiavam na temporada 1, e até hoje me pergunto em que momento comecei a torcer por sua felicidade. Apesar de ter feito bastante besteira, como inocentar Polo, por conta de uma ameaça de seus pais manipuladores e insensíveis, acredito que o saldo da moça seja positivo. Ao longo da temporada, a moça nos mostrou sua face do bem, principalmente em sua relação com o novo personagem, Yeray, que apesar de não ter dado certo, ensinou muito a ambos. Sobre seu desfecho, acredito que foi coerente, ela precisava sair daquele lugar, respirar novos ares, mas bem que poderia ter levado o Samu, hein?

3 – NADIA (NOTA: 10)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 temporada de Elite

Dando sempre um show de coerência e bondade, a moça religiosa sempre esteve entre minhas favoritas. Porém, nesse novo ano minha admiração aumentou por diversos motivos, como seu empoderamento feminino ao enfrentar os pais, por saber dizer não a Gúzman, ou ainda por lidar tão bem com a cachorrada feita por Malik e Omar. No entanto, o que mais me agradou em Nádia nessa temporada foi sua relação com Lú. O roteiro acertou em cheio na construção dessa amizade, que sem dúvidas foi a melhor e mais inesperada de todas. Sobre seu desfecho, acredito que foi perfeito, ela mereceu conquistar seus sonhos por si mesma, e no mais, machos depois.

4 – GÚZMAN (NOTA: 7,5)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 temporada de Elite

Essa não foi nem de longe a temporada de maior destaque para Gúzman. Nosso galã esquentadinho teve pouco foco, pelo mesmo motivo de Samuel, estar focado na vingança contra Polo. Um ponto bem positivo na avaliação diz respeito a seu cuidado com Ander. Sua relação com Nádia também se apagou, apesar de ter sido renovada no fim, e seu envolvimento com Lú, só não foi adiante por conta da moça, que estava feminista e maravilhosa para um ca*****. No mais, como vimos irá ter mais uma temporada para se desenvolver. O triste é que provavelmente será longe de Nádia.

5 – LUCRÉCIA (NOTA: 10)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 Temporada de Elite

Preciso confessar, que a odiava no início, mas Lú, sem dúvidas, agora é minha favorita. É impressionante sua capacidade de demonstrar humanidade. Ela não é nem de longe a mocinha da história, mas a forma com que ela aprende e evolui com seus erros é fascinante. Além disso, precisamos exaltar suas maravilhosas pérolas em inglês e tudo que ela fez para proteger o casal OMANDER. Claro, é preciso falar também da maravilhosa amizade com Nádia, já aproveito dizer que amei o desfecho das duas vivendo juntar em N.Y. Por fim, é preciso abrir um parêntese para xingar o péssimo desfecho que a traz como assassina, não fez sentido algum, e só serviu para entendermos a relação de amizade\família entre todo o grupo.

6 – REBECA (NOTA: 8.0)

Essa foi, mais uma vez, a personagem foda, cheia de potencial, porém mal aproveitada. Escondida em uma relação sem graça com Samuel, a aprendiz de traficante brilhou bem mais em seus raros momentos individuais. Vale destaque para sua bem aproveitada relação com a mãe, que nos rendeu ótimas e dramáticas cenas. Espero ver bem mais dela, já que está entre os que veremos novamente no próximo ano.

7 – VALÉRIO (NOTA: 9.0)

Cena da 3 temporada de Elite

Mais uma vez o personagem esbanjou carisma e sensualidade. Porém, sua relação repentina e mal construída com Polo e Cayetana o apagou. Não que eu esteja reclamando do envolvimento, até porque nos rendeu deliciosas cenas entre ele e Polo, mas poderia ter um desenvolvimento melhor. O personagem ainda se destacou com seu plot das drogas e principalmente com a cena alarmante, em que faz de um tudo para conseguir drogas com a mãe de Rebeca.

8 – CAYETANA (NOTA: 7.0)
CRÍTICA ELITE 3 TEMPORADA

Cena da 3 temporada de Elite

Não consigo gostar de maneira alguma da personagem, seus motivos para errar não parecem nada plausíveis. Sua obsessão por Polo me pareceu um tanto exagerada, assim como seu envolvimento com Valério. Porém, seu desfecho teve dignidade e o fato de ajudar no plano para salva Lú, também me fizeram simpatizar com a moça. Espero uma melhor trama para ela no 4 ano.

9 – POLO (NOTA: 9.5)

Cena da 3 temporada de Elite

Sempre odiei Polo e nessa temporada não foi nada diferente, o que não é ruim para nossa avaliação. Afinal, Polo tem sido peça fundamental no andamento da trama desde o fim do primeiro ano, ou seja, tem grande relevância e encerra sua trajetória com um final que não poderia ser outro. Por outro lado, foi interessante vê-lo tentar a redenção mesmo que em seu último dia. Sentiremos muita falta, pois além de um ótimo vilão surtado, o cara nos proporcionou as melhores e mais variadas cenas gays da série.

10 – OMAR (NOTA: 7.0)

Cena da 3 Temporada de Elite

Acredite, Omar sempre foi meu favorito, e sim, lembro de todas as vezes que Ander foi péssimo para ele, mas infelizmente não há defesa. Em todas as cenas em que ele traiu seu namorado doente à beira da morte, ou que dizia se sentir em uma prisão por cuida-lo, me senti fisicamente mal, enjoado e péssimo. Sem qualquer exagero, me fez mal assistir isso, me fez enxergar o quanto o ser humano preza por suas necessidades individuais e pelo seu egoísmo.

Enquanto assistia já  me imaginava escrevendo horrores sobre ele, afinal, ele traiu a própria irmã e o namorado doente, mas vi que até pessoas maravilhosas como ele erram e têm seus egoísmos. A sorte, é que apesar de tudo, OMANDER virou uma espécie de casal central, daquele tipo que todos torcem por um final feliz, que só acontece nos últimos minutos do último episódio. Não dá para ignorar aquela declaração final, foi muito lindo, e viva ao casal mais aclamado da série, que hoje dominou o twitter.

11 – ANDER (NOTA: 10)

Cena da 3 Temporada de Elite

Simplesmente a melhor surpresa da temporada. Ander foi diagnosticado logo no primeiro episódio da temporada com câncer e desde então emocionou, com a ótima atuação de Aron Piper. Destaque para a cena mais emocionante da temporada, em que Ander sai da entrevista sobre o futuro, o ator brilhou muito.

Mesmo bancando o mártir, Ander não se apagou por nenhum segundo na série. Até mesmo seu plano para livrar Omar de todo o sofrimento, acabou sendo visto com bons olhos. Precisamos exaltar a sua química com Omar, como já disse, o casal virou protagonista moral da história, tanto que foi o único que terminou junto, mesmo com tantos obstáculos enfrentados. A cena em que ele conta a Omar que está curado foi simplesmente perfeita, me fex chorar muito.

P.S: Sobre os novos personagens, apenas uma palavra: “desnecessário”. Essa foi para você sim, Malik, seu filho da p*** do c…

 

 

 

Wes Santos
Graduando em Letras Português pela UESPI, nordestino, piauiense, músico, escritor, apaixonado por seriados de TV, inclusive Youtuber de séries (SERIANDO COM WES). Sou extremamente tímido e reservado, beirando a chatice. Todo mundo deve ter um top 5, o meu: 1. Friends, 2. The Vampire Diares, 3. Greys Anatomy, 4. The O.C e 5. Elite.

CRÍTICA | ELITE 3: Mesmo com repetições, consegue se manter renovada e viciante (Sem spoilers)

ARTIGO ANTERIOR

REVIEW LEGACIES S02 EP14: Um mundo alternativo e a revelação de Dark Josie

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM CURIOSIDADES