2

O fenômeno da Netflix, a série espanhola La Casa de Papel 4, estreou nesta sexta-feira, 03 de abril. A quarta temporada começa no ponto em que termina a terceira. Fechando um dos arcos mais tensos da temporada passada, a morte de Nairóbi! Ela acontece ou não? Como o professor vai ficar com a suposta morte de Lisboa.  (voltaremos neste assunto posteriormente).

LEIA TAMBÉM: LA CASA DE PAPEL 4 (ANÁLISE SEM SPOILERS)
la casa de papel 4

Elenco em cena da quarta parte de La Casa de Papel. | Crédito: Netflix.

Como nas demais temporadas a construção narrativa é feita com flashbacks em três linhas temporais. Sendo duas no passado e uma no presente e nesta temporada temos a inclusão de mais dois novos personagens.

O Professor (Álvaro Morte) continua brilhante, como nas outras temporadas, mas temos que ressaltar seu ótimo desempenho e reafirmar o grande ator que ele é. Elogios às cenas em que ele expressa o que realmente está sentindo, deixando de ser “O Professor”. Assim assumindo que é impossível não se criar uma conexão com aquelas pessoas e acreditar que são apenas negócios. O choro contido, mais cheio de dor e angustia, é passado e sentido por quem está assistindo.

Além do professor, todos que fazem parte do elenco principal estão muito bem, tendo destaque para Tókio (Úrsula Corberó), Berlin (Pedro Alonso), Nairóbi (Alba Flores) e Palermo (Rodrigo de La Serna). Já a atriz Itziar Ituño (Lisboa), não teve chance de se mostrar, apesar de estar em todos os episódios, por ter poucas falas e poucas ações nesta temporada.

LEIA TAMBÉM: NOTAS PARA OS PERSONAGENS DE ELITE 3

Arturo Román (Enrique Acer) para mim é um personagem que não agrada, só serve de estovo e como na terceira temporada, já deu o que tinha que dá, e já está fazendo hora extra na série.  É um ponto negativo em minha opinião, pois o personagem só serve para criar situações desnecessárias na trama sem qualquer serventia. É um personagem flutuante e sem função neste momento da história.

Um dos novos personagens ganha destaque quando o grupo entra em colapso e em certo momento você não acredita que ele terá o destaque que teve. Não o citei acima, mas o trago agora, porque merece um destaque maior. Gandía (José Manuel Poga) é um filho da put… nesta temporada (um dos). O novo vilão aparece pouco na terceira temporada e ganha destaque, e o ódio dos ladrões e do público nesta temporada.

LEIA TAMBÉM: BATALHAS DO INSTA: SÉRIES POLICIAIS

Como um cavalo de Troia, faz um estrago enorme na equipe do professor e é o responsável pela maior baixa da série. O ator se entrega e consegue ser um dos melhores personagens desta temporada. Apesar dos pesares, e com uma atuação visceral e na medida, trazendo um chefe da segurança do Governador, excelente.

A morte de Nairóbi (Alba Flores) é real? | Crédito: Netflix.

Nairóbi (Alba Flores) mostrou porque a amamos e porque ficamos um ano rezando para pela sua sobrevivência. A personagem teve sua história mais aprofundada em flashbacks, em que pudemos acompanhar mais sobre sua amizade com Tókio e com outros personagens. Foi humanizada e no fim nos deu um banho de água fria.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA – TOY BOY

Ganhamos esperanças, que no fim nos foram retiradas. A atriz apesar de ter poucas cenas, teve um protagonismo e uma atuação belíssima. O que acontece com Nairóbi, foi de muita coragem. Isso porque os produtores já tinham um termômetro do favoritismo da personagem. A aclamação das pessoas para que a rainha do matriarcado tivesse um desfecho positivo era enorme e no fim tivemos essa reviravolta fatal.

Morte de Nairóbi?

Fiquei extremamente chocado e muito surpreso com o desfecho da Nairóbi, nos primeiros momentos eu realmente pensei que ela permaneceria. Porém,  ao chegarmos no episódio em que ela de fato morre, percebemos que se trata de uma digna homenagem. Os flashbacks com os momentos de alegria e de felicidade dela, são indícios de que algo de ruim iria acontecer. Com o decorrer do episodio e os acontecimentos, isso vai ficando mais claro e perceptível.

No fim temos a confirmação de que teremos uma quinta temporada, e temos um término agridoce. Particularmente, achei corajoso ele fazerem isso, mas como telespectador, não me agradou. Espero que a quinta parte consiga trazer o mesmo fôlego e espero que seja o fim do show, não consigo enxergar uma sexta temporada, vendo os rumos que foram tomados.

Flávio Santana
Publicitário, geminiano apaixonado pelo mundo Geek. Filmes de terror e suspense sempre caem bem, mas o mundo fantástico me faz viajar. Dito isto, Harry Potter é meu Universo preferido.

CRÍTICA | LA CASA DE PAPEL 4: Drama, evolução dos personagens e muita tensão (SEM SPOILERS)

ARTIGO ANTERIOR

SEX EDUCATION: Série é a mais popular entre os brasileiros no primeiro trimestre de 2020

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM CURIOSIDADES