Por conta da pandemia mundial de Corona Vírus, a CW exibiu precocemente a season finale da 4 temporada de Riverdale. Então, em nosso último Review Riverdale (4×19) dessa temporada, comentaremos sobre o episódio morno, sem resoluções e decepcionante que seguiu a fórmula dessa temporada. Por fim, destinaremos um espaço de reflexão sobre o que foi esse último ano da série.
ANTERIORMENTE: REVIEW RIVERDALE 4X18
1 – UMA NARRATIVA IMAGINária e DESNECESSÁRIA
É um tanto estranho assistirmos a um episódio que marca o final de uma temporada, e que tem como foco uma narrativa que não acontece de fato, a não ser na mente de um dos personagens.
No início do episódio, todos se dão conta de que Mr. Honey tem sido um péssimo diretor, que causou problemas a todos do grupo. Com a constatação de que apenas Jug e Archie poderiam participar do baile (sim, já criamos fics desse date), o grupo se reúne para pensar em um ataque ao diretor.
LEIA TAMBÉM | 2 ATORES NÃO RETORNARÃO PARA O 5 ANO DE RIVERDALE
Betty propõe que o grupo o assassine, mas logo se retrata propondo um susto. Com isso, Jug que acabou de ganhar uma chance da universidade, com a condição de escrever uma nova história de suspense, fantasia um assassinato cometido pelo grupo, e usa isso para escrever sua nova trama.
Por conta disso, praticamente metade do episódio foi dedicado à cenas fantasiadas por Jug. Cenas que nem mesmo aconteceram de fato. Tudo bem que isso é bem a cara de Riverdale, mas ficou um pouco encheção de linguiça demais para uma Season finale.
2 – O QUE REALMENTE ACONTECEU
Distante da mente genial e sombria de Jones, o restante das cenas mostraram o que realmente aconteceu. Inicialmente, Reggie, Kevin e Archie armam um trote para o diretor, o colando em sua cadeira.
Por conta disso, o nem tão querido Honey, cancela o baile de formatura, deixando todos em revolta. Após um pequeno desentendimento, o grupo decide convocar os pais, que com um pouco de pressão, conseguem que o baile volte ao calendário.
No entanto, mais uma vez uma fita é recebida. Dessa vez, uma longa filmagem da escola, que foi o suficiente para o baile voltar a ser cancelado. Após o ‘chove não molha’ sobre o baile, Betty descobre que o próprio diretor gravou a fita, imitando o verdadeiro voyeur, que adotou um novo estilo recentemente. Isso já retira as suspeitas de que o diretor seja o tal psicopata das fitas.
LEIA TAMBÉM | SUPERGIRL: FINAL DE 5 TEMPORADA SOFRE ALTERAÇÕES
Por conta disso, o diretor é afastado e teremos baile. Porém, o diretor se vai, mas deixa uma carta de recomendação para Jughead, o que o faz refazer sua história e alterar o final em que Honey morre.
No mote final da temporada, Betty e Jughead recebem mais uma fita, em que a casa de fazenda dos Lodges é filmada. O casal encara isso como um convite e segue até o local, onde encontram um perturbador vídeo em que o grupo usa máscaras e assassina o diretor. Uma representação, como as que já estavam sendo recebidas.
Com isso, o mistério ficará para ser solucionado na próxima temporada. Como pistas, temos o fato de que apenas Jug e Betty tiveram acesso à ficção escrita. Isso nos leva a conclusão de que seja alguém próximo ao grupo e que possui acesso aos escritos do garoto do gorro.
3 – REFLETINDO SOBRE A TEMPORADA….
Nas palavras do próprio diretor Honey, o que acontece em Riverdale ultrapassa qualquer padrão de normalidade. Com uma temporada inicial atraente, intrigante e coerente, o show mais popular da CW não consegui manter tanta qualidade em seus três anos seguintes.
Porém, é preciso admitir que o quarto ano da série não foi o pior. Apesar da season finale da 4 temporada de Riverdale, houveram momentos que precisam ser destacados, como o emocionante primeiro episódio em homenagem a Luke Perry, interprete do Sr, Andrews. Ou ainda, os efeito causados pelos flashs do futuro que apontavam a morte de Jughead.
Por outro lado, temos plots que merecem de fato serem esquecidos, pelo descaso e desenvolvimento pífio que tiveram, como toda a trama ‘sobrenatural’ envolvendo a família Blossom. Ou ainda, a nada atraente tentativa falha de forçar Betty e Archie mais uma vez.
LEIA TAMBÉM: REVIEW LEGACIES 2X16
Com um fim forçado, a quarta temporada deixa mais lacunas, que respostas, deixando uma sensação de incompletude. Para a futura leva de episódios, espero um pouco mais de aprofundamento realista nos seres humanos que são os protagonistas, como ocorreu no episódio em que todos consultaram com uma psicóloga. Diga-se de passagem, de longe o melhor episódio do ano. É preciso que haja mais desenvolvimento, camadas e menos superficialidade e bizarrices.
Nós do caixa de séries agradecemos cada leitura dos nossos reviews, que continuarão disponíveis aqui. Assim como vocês, tiraremos férias dessa loucura que é ser fã de uma série tão… versátil? Esperamos todos assim que tivermos esperanças sobre o quinto ano. Até mais!