0

Com uma temporada final muito boa, Stargirl encerra a sua jornada com um gostinho de quero mais. A popular série teen da DC, estrelada por Brec Bassinger infelizmente foi cancelada pela CW logo no início de sua terceira temporada.

Contudo, felizmente, o cancelamento não foi o suficiente para tirar o brilho deste último ano da série. Portanto, no texto a seguir trago os porquês o final da série deixou os fãs com a sensação de que ela poderia ter durado mais tempo.

A TRAMA
crítica stargirl 3
Crítica Stargirl 3: Brec Bassinger como a heroína teen da DC: Stargirl, em imagem da última temporada da série.

É importante frisar que a trama de Stargirl 3 começa onde a trama do segundo ano havia terminado. Onde, após os eventos da luta final contra a entidade Eclipso, a vida em Blue Valley finalmente parece estar voltando ao normal.

Contudo, ao mesmo tempo, nada será como antes. Isto pois, como se não bastasse o misterioso retorno de Sylvester Pemberton (Starman), Courtney tem uma resolução de vida que levanta questionamentos perante a Sociedade da Justiça. Tendo visto, que a união entre a J.S.A e a Sociedade da Injustiça foi elemento chave na luta contra Eclipso, Court decide por dar uma nova chance aos antigos vilões, acreditando que eles possam se redimir dos seus crimes do passado.

LEIA TAMBÉM: FLASH EM STARGIRL?: Velocista escarlate irá introduzir heroína teen ao Arrowverso

No entanto, essa decisão de Courtney acaba não sendo bem vista pelos membros da Sociedade da Justiça. Já que nem todos estão prontos para perdoar e seguir adiante. Todavia, nesse meio tempo, resta a questão, sem explicação plausível, sobre a miraculosa ressureição de Sylvester Pemberton (Starman) e cujo o mistério pode esconder uma verdade assustadora.

Além disso, a paz momentânea entre os vilões e os heróis de Blue Vale passa a ser a ameaçada quando Steve Sharpe (Jogador) retorna a cidade.

LEIA TAMBÉM: STARGIRL: Jakeem Thunder e Thunderbolt entrarão na segunda temporada do show

Suspeitas quanto ao seu retorno são levantadas tanto por parte dos seus antigos companheiros quanto por parte dos heróis. E tudo piora quando Sharpe é encontrado morto em seu trailer, tendo sido claramente assassinado.

INÍCIO FRACO MAS FINAL ÉPICO!
Crítica Stargirl 3: Eric Goins como Steve Sharpe (o Jogador) em imagem da terceira e última temporada de Stargirl.

Primeiramente, vale ressaltar que, embora a conclusão de Stargirl tenha deixado um gosto amargo de quero mais na boca dos fãs, nenhum tudo foram flores nesse último ano do show.

Isto pois, embora seja igualmente verdade, que o plot twist que ocorre no meio da temporada tenha sido épico, levando a temporada final por um caminho que ninguém esperava. Também é verdade, que a produção demorou tempo demais para engrenar.

LEIA TAMBÉM: STARGIRL 1X13: Final da temporada apresenta um show de lutas e deixa muitas perguntas para o próximo ano

Por conseguinte, é igualmente justo dizer que o início de Stargirl 3 chega as vezes até ser chato. Muito embora ao final de cada episódio deixe ganchos ótimos para os seus capítulos subsequentes.

Todavia, é importante ressaltar que, embora tenha tido ao longo dessa temporada alguns momentos chatinhos, eles se fizeram necessários, principalmente para dar substância ao incrível plot twist da trama, que sem sombra de dúvidas foi o grande diferencial desta temporada.

O RETORNO DO MAIOR VILÃO
crítica stargirl 3
Crítica Stargirl 3: Sociedade da Justiça da América reunida em imagem da terceira e última temporada de Stargirl.

Por conseguinte, além do mencionado plot (que explicarei a seguir), outra surpresa que a série trouxe neste último ano, foi a ressureição de outro personagem. Trata-se, de ninguém menos do que o grande vilão de Blue Valley, e arqui-inimigo da Stargirl nos quadrinhos da DC Comics: o Geada.

Interpretado por Neil Jackson, Geada foi derrotado e supostamente morto na primeira temporada da série. Contudo, ele teve o seu retorno triunfal neste último arco da produção.

LEIA TAMBÉM: STARGIRL 1X13: Final da temporada apresenta um show de lutas e deixa muitas perguntas para o próximo ano

Todavia, o seu retorno a Blue Valle lança uma sombra negra sobre a J.S.A e também sobre a Sociedade da Injustiça. Isto pois, muito embora, o Geada alegue não buscar retaliação pelo passado, seu planos podem ser muito mais sinistros do que ele quer deixar transparecer.

SURPRESA! SURPRESA! OLHA ELE AÍ!
Crítica Stargirl 3: Neil Jackson como Jordan Mahkent (Geada) em imagem de Stargirl 3.

Por conseguinte, uma coisa que não se pode negar é que, Stargirl 3 trouxe várias e incríveis surpresas ao longo de seus derradeiros episódios.

Isto pois, além do plot twist incrível no final de temporada (não se preocupe, ainda vou chegar nisso) e o retorno do vilão Geada, o último ano da série também reservou aos fãs a aparição de um grande vilão das HQ’s da heroína e da DC.

Trata-se do vilão conhecido como Ultra Humanoide. O personagem, trata-se de um misterioso inimigo. Quando humano, ele era dotado de uma inteligência fora do comum. Médico ele passa a realizar transplantes cerebrais em si mesmo e em seus aliados, usando-o para enganar os seus inimigos.

LEIA TAMBÉM: STARGIRL 1X11 : Episódio é marcado por falta de ação, sobra de drama e amadurecimento da protagonista

Desta forma, em 1900 ele transferiu a sua mente para a atriz ganhadora do Oscar, Dolores Winters, para assim, evitar de ser perseguido pela a J.S.A em sua chamada Era de Ouro.

Desta forma, seu misterioso reaparecimento em Blue Valle, da mesma forma que a “ressureição” de Starman e Geada, traz enorme tensão perante os heróis que precisaram de toda a ajuda que puderem para saírem vivos dessa.

POR QUE A SÉRIE FOI CANCELADA?

Calma, a parte do plot desta temporada está chegando, mas ainda não é agora (tenha só mais um pouquinho de paciência comigo). Contudo, antes devemos ressaltar o porquê ela foi cancelada.

Isto pois, sem sombra de dúvida atualmente, junto com Superman & Lois, Stargirl era a série da DC para o finado Arrowverso, de maior destaque e que tirava as séries desse universo compartilhado do ostracismo ao qual se encontrava.

LEIA TAMBÉM: STARGIRL 1×10: Revelações bombásticas e morte de personagem são os destaques do episódio

Todavia, o seu cancelamento acabou sendo inevitável, mesmo perante o grande sucesso da produção. Isto pois, com a criação da DC Studios, todas as propriedades da editora passaram a ser desse estúdio, o que fez com que a CW a partir do terceiro ano de Stargirl deixasse de ter os direitos sobre a obra.

Desta forma, o jeito foi cancelar a produção.

ENFIM, VAMOS AO PLOT!
CRÍTICA STARGIRL 3
Crítica Stargirl 3: Courtney (Brec Bassinger) e Cameron (Hunter Sansone) em imagem do final da terceira temporada de Stargirl.

Enfim, a espera acabou. Chegamos ao momento que todos estavam esperando, o misterioso plot desta temporada, que tanto mencionei até aqui. Mas primeiro, é importante frisar que a partir deste momento o texto conterá um grande SPOILER da última temporada de Stargirl.

Dito isso, vamos ao Plot!

LEIA TAMBÉM: STARGIRL 01×06: A formação da Sociedade da Justiça e a introdução de dois novos vilões são os destaques do episódio

Como já mencionei, o retorno de Starman a vida era um grande mistério desde a sua aparição na luta final contra o Eclipso, no último episódio da segunda temporada.

E muito embora, os fãs da DC tivessem ficado felizes de enfim poderem ver mais desse icônico personagem nas telinhas, ao mesmo tempo, seu retorno parecia deslocado da trama, por assim dizer.

Todavia, acontece que o retorno de Sylvester, nada mais era do que uma parte bem orquestrada do plano de Geada, para se vingar da J.S.A (você realmente achou que eu ia contar tudo?)

CONCLUSÃO
Crítica Stargirl 3

Por fim, posso dizer que, muito embora Stargirl 3 não seja perfeita (pois patina em alguns momentos), entregou uma das melhores temporadas da série.

Com as suas supressas e reviravoltas, também introduziu elementos para a criação de um possível spin-off que infelizmente nunca veremos. Além disso, a sua cena final, deixa nos fãs um gostinho amargo na boca de que a série poderia ter ido bem mais longe.

ASSISTIMOS! E AÍ? - STARGIRL 3

9

Murilo Moreira
Advogado de formação e comunicador de vocação. Gosto de falar sobre cinema, séries, jogos, livros e tudo relacionado ao Universo Geek. Atualizo diariamente a página @thegeekword, no instagram, falando desse mundo. Sou cinéfilo de carteirinha desde pequeno, e o meu maior sonho é ganhar a vida exercendo alguma função nessa área. E agora também faço parte dessa Caixa e vou trazer críticas de series, bem ao estilo do que vinha fazendo na minha página.

CRÍTICA | M3GAN: Longa chega com um hype nas alturas, porém vão assistir sem muitas expectativas

ARTIGO ANTERIOR

CRÍTICA | SMILEY: Série da Netflix, chegou sem muitos alardes e se tornou umas das minhas favoritas da gigante

PRÓXIMO ARTIGO

ARTIGOS SUGERIDOS

MAIS POSTS EM ASSISTIMOS!! E AÍ?