Entrevista: Thiago Freitas.
No dia 17 de fevereiro, a HBO deu início as gravações de sua nova série original, “Os Esquecidos”, que terá locações em São Paulo e Paranapiacaba, além de outras cidades do interior paulista. Mas, por conta da crise do Coronavírus, a produção teve de ser paralisada, sem previsão para o retorno. A série de suspense e mistério foi criada pelo diretor Fabinho Mendonça e o roteirista Antônio Tibau. No elenco, estão Caroline Abras, Daniel Rocha, Silvero Pereira, James Turpin, Osvaldo Mil e Thiago Freitas.
Ao longo de dez episódios, a trama contará a história de um grupo de jovens que se perdem em uma trilha na Serra do Mar. Em perigo e no meio da floresta, o grupo encontra abrigo em um vilarejo que não está nos mapas, escondido por uma constante neblina. “Os Esquecidos” é a primeira série de mistério e suspense produzida pela HBO no Brasil.
leia também: WESTWORLD: Primeiras impressões e o que você precisa saber antes da 3ª temporada
Conversamos com o ator sobre a nova produção nacional da HBO e sobre trabalhos futuros. Thiago é ator, dramaturgo, diretor, escritor, bailarino, músico e Palhaço. Formado pela Escola de Arte Dramática-EAD/ECA/USP.
Participou do filme “Meio Irmão” (Eliane Coster) e das séries “3%” (Netflix), “Contos do Edgar” (Netflix/FOX), “Lili, a ex”, GNT), “Sintonia“ (Netflix), “Onisciente” (Netflix), “A Garota da Moto” (SBT) e se prepara agora para a mais nova produção da HBO, “Os Esquecidos”.
CS – As produções brasileiras estão super em alta e a cada dia temos mais séries nacionais sendo anunciadas. Como você enxerga essa alta no mercado audiovisual, mesmo com essa eminente crise na cultura do país?
Thiago: Não tá bombando tanto assim como parece. Contudo, as plataformas (Netflix, Prime Video e etc) tem uma cota de produção se não me engano. É isso que faz com que tenhamos um processo de produção maior.
CS – Além de “Os Esquecidos” você está também na série “A Garota da Moto”, que tem uma pegada totalmente diferente da série da HBO. Você consegue enxergar semelhança em seus personagens?
Thiago: Sim! A Garota da Moto foi uma série da Mixer Films em parceria com o SBT e a FOX (na primeira temporada) e apenas o SBT (na segunda). Ou seja, a FOX saiu da parceira e abriu então a possibilidade da série estar em outras plataformas como a Amazon Prime, por exemplo. Você pode inclusive assistir a série por lá.
Quanto ao meu personagem: Túlio era bem esperto, malandro, queria tirar vantagem em tudo, mulherengo. Mas que as vezes se dava mal por ter esse jeito e isso acabava mostrando sua humanidade. O que, no meu ponto de vista, é muito bom, pois quando conseguimos ver a humanidade nos personagens, rola uma identificação, uma aproximação. Gosto disso.
leia também: Survive: Sophie Turner e Corey Hawkins irão estrelar série da Quibi
Já na série “Os Esquecidos”, faço um personagem completamente responsável. O nome dele é Thiago (mesmo nome que eu, por isso gostei bastante), filho de Leon o chefe dos clandestinos.
Thiago é completamente diferente de Túlio, pois, tem um irmão mais novo, é o mais velho da família, muito preocupado com o irmão e com a tribo (Clandestinos). Eles vivem no meio do mato. Fazem reuniões e tem seu próprio esquema de vida.
CS – Na sua opinião, uma série com o formato de “Os Esquecidos” dá mais liberdade artística do que uma série que é mais ligada ao cotidiano e ao mundo real?
Thiago: Sim! Pois se tratar de uma série de fantasia, por si só traz uma possibilidade muito maior de criação, invenção e imaginação. Diferente de uma série que retrata a realidade, que é limitada. Pois tem em jogo a fidelidade com esse código realista.
CS – Já tem mais algum projeto em vista?
Thiago: Estou terminado de gravar um Longa-metragem “A Garota da Moto – o filme”, estou na série “Os Esquecidos” que me parece que vai mudar o nome para “A NÉVOA”, mas ainda não é certeza. E provavelmente estarei na segunda temporada de Sintonia, pois participei da primeira temporada e provavelmente meu personagem continuará.
Os Esquecidos da HBO ainda não tem data definida de estreia.